Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Ensino híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica: conheça

Ensino híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica

Invista na sua carreira na área de educação com a pós-graduação em Ensino híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica. Ao longo deste curso, você terá o acesso a ferramentas teórico-metodológicas que lhe fornecerá uma sólida base para o desenvolvimento de técnicas efetivas de ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem.

A especialização tem como público-alvo professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais da educação interessados em adquirir ferramentas teórico-metodológicas que facilitem a elaboração, planejamento e execução de ações educacionais utilizando o ensino híbrido e as metodologias ativas de aprendizagem. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Gostou desta pós-graduação? Confira abaixo todos os detalhes do curso:

Qual a importância da pós-graduação em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica?

As sociedades contemporâneas estão cada vez mais envolvidas na chamada Era Digital. Uma nova tecnologia surge a cada momento, substituindo outras a uma velocidade considerável. Já o ensino tradicional permaneceu basicamente o mesmo, pelo menos desde o século XIX. 

A tarefa docente passou a “competir” pelo interesse do estudante com aparelhos, como smartphones e tablets, em que oferecem uma quantidade praticamente inesgotável de informação na palma da mão dos alunos, bem como de distração. 

Neste cenário, qual é o papel do professor? Resignar-se à suposta concorrência desleal das tecnologias digitais ou convertê-las em instrumentos de ensino-aprendizagem? Aqueles que se interessam por esta pós-graduação EAD claramente têm como resposta a segunda opção.

É desafiador instrumentalizar Novas Tecnologias, Técnicas de Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de aprendizagem após o mundo ser acometido em 2020 pela pandemia, o que fez com que escolas fossem fechadas, estudantes fossem mandados para casa e a educação tivesse que, de uma hora para outra, se adaptar a um mundo que há muito estava diante dela, mas que por alguma razão não fora percebido. 

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Objetivos da pós-graduação EAD

O objetivo da especialização online é aperfeiçoar profissionais da educação por meio de técnicas e ferramentas teórico-metodológicas para o desenvolvimento de estratégias de ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem.

Além disso, há outros objetivos, como: 

  • Compreender o conceito de Educomunicação, sua importância e possibilidades de aplicação no processo educacional;
  • Discutir metodologias ativas de aprendizagem que utilizem ferramentas como a internet, mídias e redes sociais na direção da promoção de um ensino de qualidade; 
  • Proporcionar a professores, educadores e outros profissionais da educação ferramentas que possibilitem práticas pedagógicas que compreendam o estudante contemporâneo como nativo digital e explorem as potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas. 

Quais as competências desenvolvidas?

O profissional da pós-graduação em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica terá a capacidade de atuar em diversos setores da educação, como educador, professor, coordenador pedagógico ou gestor educacional, recrutando ferramentas teórico-metodológicas que possibilitem ao profissional o planejamento, execução e avaliação de estratégias educacionais que conciliam técnicas de ensino híbrido e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, de modo conciliar os objetivos de ensino e a realidade dos estudantes contemporâneos.  

Em relação às habilidades, os profissionais podem:

✔ Instrumentalizar de maneira reflexiva e coerente os recursos tecnológicos disponíveis para a ampliação das possibilidades de ensino-aprendizagem;

✔ Criar situações educacionais que coloquem em prática metodologias ativas de aprendizagem, fomentando no estudante a capacidade de resolução de situações-problema;

✔ Planejar, executar e avaliar situações de ensino-aprendizagem que envolvam técnicas de ensino híbrido – Blended Learning;

✔ Conhecer e aplicar ferramentas digitais e dinâmicas, estratégias de gamificação e aprendizagem criativa ao processo educacional presencial, à distância ou híbrido.

Disciplinas e carga horária do curso

  1. Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas;
  2. A tecnologia e outros paradigmas da gestão escolar;
  3. Educomunicação, mídias e redes sociais;
  4. Aprendizagem criativa e cultura maker;
  5. Teoria dos jogos e gamificação;
  6. Metodologias ativas e Taxonomia de Bloom;
  7. Ferramentas digitais e dinâmicas virtuais na EaD;
  8. E-learning, animações e webaulas;
  9. BNCC e as Competências Socioemocionais.

A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo ministrado em 9 disciplinas. A pós-graduação EAD em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas para Educação Básica pode ser realizada em 6 meses ou 10 meses. Aproveite também para saber como trazer novas abordagens e inovações na sala de aula.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades