Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é amabilidade e por que ela é importante para sua carreira?

amabilidade

Quem deseja crescer profissionalmente deve saber que não são só as habilidades técnicas que importam. Existem características comportamentais que são essenciais para a sua carreira, como a amabilidade.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Embora essa atitude não costume ser muito relacionada ao trabalho, a verdade é que ela pode ter um impacto positivo muito grande em diversos aspectos da nossa vida – e a carreira é um deles.

Neste artigo, você entenderá o conceito de amabilidade e como ela pode colaborar para o seu sucesso profissional. Confira.

O que é amabilidade, afinal?

A amabilidade é um fator que, junto com a abertura a novas experiências, a consciência, a extroversão e a estabilidade emocional, compõe o Modelo dos Cinco Fatores, grupo de características do campo da psicologia da personalidade.

Dentro dessa metodologia, a amabilidade é definida pelos psicólogos como “uma tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta.” O indivíduo amável ou cooperativo se caracteriza como “tolerante, altruísta, modesto, simpático, não teimoso e objetivo (direto quando se dirige a alguém)”.

Ou seja, quem possui essa característica costuma ser amigável e não coloca o interesse próprio acima de sua relação com as outras pessoas. Geralmente, se preocupa com o bem-estar do próximo e possui uma visão otimista da natureza humana.

No entanto, o fato de serem pessoas capazes de terem empatia e estarem dispostas a ajudar os outros não significa que eles digam “sim” para tudo. Possuir essa característica também é sinônimo de ter opinião própria e grande poder pessoal.

Qual a importância da amabilidade para a sua carreira?

Faz as pessoas quererem trabalhar com você

Não importa qual seja o seu cargo dentro de uma empresa, a forma como você trata as pessoas pode ter um grande impacto no desempenho delas. Mas quando você demonstra que se importa com seus colegas, esse ato pode motivá-los a colaborar mais com você.

Aliás, um estudo realizado pela Academia de Ciências Naturais da Filadélfia mostra que comportamentos generosos são contagiosos. Dessa forma, quando você é gentil, acaba criando um efeito cascata que inspira os outros a fazerem o mesmo.

Portanto, não espere que o incentivo desse comportamento venha do seu líder ou da cultura da empresa. Você mesmo pode começar a ser uma influência positiva para os outros.

Então, que tal dar mais feedbacks positivos, reconhecer o trabalho dos seus pares, agradecer e se dispor a ajudar mais?

Atrai a atenção dos gestores

Pode ter certeza de que não são apenas os números que fazem com que o seu desempenho seja notado no trabalho.

Claro que os resultados são muito importantes para que a sua carreira evolua, mas existem fatores não mensuráveis, que supervisores, coordenadores e gerentes observam e valorizam.

Profissionais que têm um histórico de amabilidade no trabalho costumam demonstrar perfil de liderança, comunicação, motivação e construção de boas relações com seus colegas.

Aliás, pesquisas mostram que pessoas que têm atitudes positivas como essa costumam ganhar mais e serem promovidas mais rapidamente.

Quando existe uma oportunidade de promoção ou surge uma nova vaga em outro departamento, os gestores costumam levar essas pessoas em consideração.

Se um outro colega tem o mesmo desempenho que você em termos de resultado, mas você se destaca por demonstrar amabilidade, quem você acredita que terá mais chances de conseguir o cargo? Pense bem sobre isso.

Ajuda a trabalhar melhor sob pressão

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ações que encorajam o altruísmo (como é o caso da amabilidade), ajudam a neutralizar ambientes de tensão e ansiedade.

Isso tem um impacto muito positivo na sua carreira. Afinal, frequentemente você precisa passar por situações que podem causar estresse, como reuniões, apresentações, prazos curtos para entregas de trabalho e imprevistos.

Portanto, lembre-se de que ser amigável pode não apenas eliminar a tensão do ambiente de trabalho, como aumentar a positividade e a produtividade de toda uma equipe.

Acredite, demonstrar amabilidade é um ato ainda subestimado por muitas pessoas. Isso pode ser o seu diferencial e te colocar em uma posição de vantagem em relação à concorrência.

Quando você inclui essa atitude de compaixão não só na sua rotina profissional, mas na sua vida pessoal também, ela gerará uma mudança bastante positiva. Não se esqueça de procurar formas de demonstrar e promover a amabilidade no seu trabalho e veja como a sua carreira irá evoluir. Invista também em uma Pós Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades