Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância do aperfeiçoamento profissional? Confira!

aperfeiçoamento profissional

As transformações digitais, o avanço tecnológico e o aumento da concorrência fazem com que a busca pelo aperfeiçoamento profissional seja o melhor caminho para construir uma carreira de sucesso e ter destaque no mercado de trabalho.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Hoje, estar atualizado dentro da sua área não é mais opcional. Quem faz apenas um curso de graduação e não cursa uma especialização ou MBA, por exemplo, tem grandes chances de ficar estagnado.

Neste artigo, você encontrará bons motivos pelos quais o aperfeiçoamento profissional precisa ser constante ao longo de toda a sua jornada.

Por que o aperfeiçoamento profissional é importante?

1 – Mantém você atualizado com as práticas do mercado

A busca ativa pelo aperfeiçoamento profissional é uma forma de garantir que as suas habilidades se mantenham relevantes para o trabalho que você faz. Além disso, ela permite que você fique por dentro dos rumos e das tendências que estão moldando o mercado em que você atua.

Digamos que você trabalhe com marketing digital e surja uma nova rede social que está atraindo muitas pessoas. Para conseguir criar uma campanha de mídia paga nesta nova plataforma, você precisará aprender qual é a estratégia mais adequada, conhecer dados demográficos da audiência e os melhores dias e horários para os posts.

Fazer um curso de atualização ou de especialização em marketing digital pode te ajudar a adaptar a sua estratégia para diferentes plataformas, além de te deixar em vantagem quando você se candidatar a um novo cargo.

2 – Aumenta suas oportunidades de networking

O aperfeiçoamento profissional também ajuda a aumentar a sua rede de contatos, que é um fator importantíssimo para o sucesso da sua carreira.

Ao participar de eventos como workshops, seminários e webinars, você pode aumentar a sua habilidade de fazer networking.

Eventos como esses geralmente reúnem muitos profissionais do seu setor, o que os torna uma oportunidade valiosa para encontrar experts e pessoas relevantes do setor. Além disso, você terá a chance de conhecer colegas da área, mentores e recrutadores que poderão te apresentar futuras oportunidades de trabalho.

3 – Dá acesso a melhores oportunidades de trabalho

Quando você busca formas de se aperfeiçoar no que faz, as suas chances de conquistar um novo cargo ou receber uma promoção são maiores.

Acredite, quando você busca o aperfeiçoamento por conta própria, seu gestor percebe que as suas habilidades e o seu conhecimento estão melhorando e que você tem interesse em aprender.

Isso acontece porque os empregadores enxergam que você está se esforçando para se desenvolver e ser um profissional melhor, o que te coloca no radar deles para uma oportunidade futura.

4 – Aumenta a autoconfiança

Outra coisa que o aperfeiçoamento profissional pode fazer por você é aumentar a confiança em si próprio.

Ao aprender novas habilidades, a sua autoestima também aumenta e você se sente mais confortável em seu cargo e em aceitar novos desafios.

Além disso, você se torna capaz de tomar decisões com mais segurança, passa a tomar a frente de projetos, se expor mais no trabalho e demonstrar características de liderança.

5 – Aumenta a remuneração

Você sabia que uma pessoa que tem um certificado de pós-graduação pode receber cerca de 150% a mais do que aquela que possui somente a graduação? É o que diz uma pesquisa do Instituto Semesp. 

Então, se você deseja alcançar seus objetivos financeiros, encontrar meios de melhorar o seu aperfeiçoamento profissional é uma atitude que você precisa tomar agora.

Como se aperfeiçoar profissionalmente?

Agora que você já viu como o aperfeiçoamento profissional é importante para transformar a sua carreira e a sua vida pessoal, é hora de conhecer os meios pelos quais você pode fazer isso.

Existem dois formatos de aprendizagem que você pode explorar ao mesmo tempo para continuar se desenvolvendo. Confira:

1 – Aperfeiçoamento profissional reflexivo

Nesse método considerado passivo, o profissional não interage com o conteúdo. Alguns exemplos dessa abordagem são a leitura de artigos sobre a indústria, estudos de caso e podcasts. 

Por ser uma forma de aprendizagem informal, é ideal que você já tenha um plano de desenvolvimento profissional. Dessa forma, você escolherá os conteúdos de forma mais objetiva.

2 – Aperfeiçoamento profissional estruturado

Essa é uma abordagem na qual você participa do processo de aprendizagem de forma ativa. Esse método integra atividades como cursos online e presenciais, treinamentos, workshops e seminários.

Tenha em mente que, para ser efetivo, esse tipo de aprendizado precisa ser direcionado para os seus objetivos de carreira.

Viu só como o aperfeiçoamento profissional tem uma grande importância para a sua carreira? Quando você investe no seu aprimoramento, é capaz de desenvolver novas habilidades, melhorar a sua rede de contatos, tornar-se mais confiante, e claro, ter acesso às melhores oportunidades de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades