Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Entenda o que são âncoras de carreira e qual a importância

âncoras de carreira

Você já ouviu falar em âncoras de carreira? O termo é bastante conhecido no mercado de trabalho e diz respeito àquilo que nos motiva a tomar decisões e direcionar a vida profissional – sejam essas motivações conscientes ou inconscientes. 

Existem diferentes tipos de âncoras de carreira e conhecê-las é uma forma de saber mais sobre o seu perfil profissional. Assim, você consegue direcionar a carreira para um caminho que faz mais sentido com os seus objetivos e motivações.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quer saber mais sobre o assunto? Abaixo, você encontra as principais informações sobre o tema. Confira! 

O que são âncoras de carreira?

Esse conceito foi criado por Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão da Sloan School Of Management do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). 

Segundo ele, essas âncoras são baseadas em oito elementos – que vamos explorar logo abaixo – e indicam quais são, de fato, as motivações de um profissional. 

Além disso, Schein define que a relação de trabalho é uma via de mão dupla, ou seja, para que bons resultados sejam alcançados, tanto as expectativas dos colaboradores quanto as da empresa devem ser atendidas. Nesse sentido, ambos devem saber quais são as expectativas do outro.

É aí que entram as âncoras de carreira. É importante que gestores e líderes identifiquem quais são as motivações profissionais de seus colaboradores, assim, é possível alinhar as expectativas e compreender como cada um entende sua relação de trabalho com a empresa.  

Como resultado, é possível observar mais produtividade, bons resultados e profissionais que conseguem se desenvolver mais. Do lado da empresa, fica mais fácil expandir os negócios e se destacar no mercado.

As diferentes âncoras de carreira

Quando Schein desenvolveu o conceito, ele classificou as âncoras de carreira em oito tipos. Saiba quais são eles:

1 – Autonomia e independência

A liberdade para trabalhar é o que guia os profissionais que têm a autonomia e a independência como âncora. São pessoas que evitam seguir padrões ao realizar as tarefas, pois preferem trabalhar seguindo o seu próprio método. No geral, o excesso de interferência e direcionamento acabam atrapalhando o desenvolvimento desse colaborador.

2 – Competência técnica e funcional

Sabe aquele profissional considerado um expert em determinado assunto? É muito provável que sua âncora seja competência técnica e funcional. Explicando melhor, são pessoas que gostam de ser excelentes em tarefas específicas e estão sempre estudando e se aprimorando para desenvolver as habilidades necessárias para isso.

3 – Competência administrativa geral

Alguns profissionais se dão muito bem quando têm grandes responsabilidades no trabalho. São pessoas que sabem tanto lidar com problemas complexos quanto manter uma boa relação com outros colaboradores. Para isso, destacam-se pela inteligência emocional. Geralmente, os profissionais que têm como âncora competência administrativa geral assumem cargos de liderança.

4 – Desafio puro

Se você é o tipo de profissional que logo busca uma nova oportunidade quando se vê estagnado no trabalho e sem chances para se desenvolver, provavelmente a sua âncora de carreira é desafio puro. Esses são aqueles profissionais que buscam empregos onde são constantemente motivados por novos desafios e projetos que testam suas habilidades. 

5 – Segurança e estabilidade

Há também quem busque segurança e estabilidade no trabalho. São profissionais que preferem trabalhar em funções estáveis e previsíveis. Para essas pessoas, é importante conseguir se planejar e evitar riscos. Geralmente, são colaboradores que passam longos anos com o mesmo cargo na mesma empresa.

6 – Dedicação a uma causa

Algumas pessoas têm o perfil de sempre procurar formas de ajudar os outros, seja no campo profissional ou pessoal. São profissionais que buscam cargos onde podem se dedicar a isso, seja em um cargo em uma Organização Não Governamental (ONG), por exemplo, ou em uma empresa formal atuando como recursos humanos ou atendimento ao cliente – funções que têm como característica auxiliar o outro

8 – Criatividade empresarial

Você já notou como alguns profissionais estão sempre criando e inovando naquilo que fazem? Essa motivação por criar algo novo no trabalho é a âncora chamada de criatividade empresarial. Algumas pessoas até empreendem e abrem o seu próprio negócio, mas, diferente de quem busca autonomia, são profissionais que fazem isso por gostarem de criar. A criatividade está sempre em primeiro lugar

7 – Estilo de vida

Por fim, existem aqueles profissionais que têm o estilo de vida como âncora. São pessoas que tomam decisões e fazem escolhas para a carreira priorizando a forma como desejam viver. Para elas, o ideal é um emprego que a permita ser feliz em primeiro lugar. Descanso e atividades prazerosas além do trabalho falam mais alto para esses colaboradores. Porém, isso não é algo ruim! São apenas pessoas que buscam mais equilíbrio e priorizam o estilo de vida.

A importância das âncoras de carreira

Você se identificou com algum tipo de âncora? Ao fazer esse exercício de reflexão e autoconhecimento, você consegue identificar o seu perfil como profissional e, assim, fazer escolhas mais assertivas para a carreira. Elas ainda facilitam na hora de encontrar melhores oportunidades de trabalho, já que você consegue valorizar suas habilidades para alcançar os objetivos que deseja.

Agora que você já sabe o que são âncoras de carreira e a importância delas para o seu desenvolvimento profissional, é hora de buscar novas formas de conhecimento para aprimorar suas habilidades. Que tal fazer uma pós-graduação e se tornar um especialista na área?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades