Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Ansiedade de falar em público: como contornar essa situação?

Só quem já sentiu o nervosismo, a garganta seca e a voz trêmula ao fazer uma apresentação no trabalho sabe o quanto a ansiedade de falar em público pode atrapalhar o seu desenvolvimento profissional. Afinal, a boa oratória é uma das competências mais desejadas pelo mercado atualmente.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Revista Época, cerca de 54% das empresas latino-americanas sentem falta de líderes capazes de se comunicarem de forma eficaz. Ou seja, se você se dedicar a lidar com essa ansiedade, as chances de se comunicar melhor e se destacar profissionalmente são grandes.

blog banner desconto em pós-graduação

Quer aprender a contornar melhor essa situação e perder o medo na hora de falar em público? Então, confira as dicas que daremos neste artigo.

Por que é importante falar bem em público?

Muitas vezes, quando se sentem ansiosas ao falar em público, as pessoas passam a evitar as situações em que precisam se expor. Se você já deixou de contribuir com uma boa ideia em uma reunião ou se recusou a liderar uma apresentação importante, sabe do que estamos falando.

O problema é que, por mais que se livrar dessas situações cause uma sensação de alívio momentânea, a verdade é que você está deixando grandes oportunidades profissionais passarem. Mas, quando você se propõe a superar a barreira da ansiedade, pode conseguir muitos avanços na sua carreira.

Ao conseguir falar bem em público, você se sente mais confortável com entrevistas e atividades de processos seletivos, por exemplo. Além disso, tem mais capacidade de convencimento, desenvoltura e segurança para pedir uma promoção.

Outra vantagem para quem consegue contornar a ansiedade de falar para um grupo é a maior facilidade de conhecer pessoas e aumentar a rede de contatos. Quando você consegue contar sua história, falar sobre sua experiência e expor suas ideias, possui mais chances de encontrar pessoas com os mesmos interesses que os seus.

Como lidar com a ansiedade de falar em público

Agora que você já conheceu algumas das principais vantagens que falar em público tem na sua vida profissional, é hora de saber contornar essa limitação. Veja a seguir as ações que você pode tomar para lidar com esses momentos.

1 – Pratique falar em público

Vai fazer uma apresentação, palestra ou liderar uma reunião? Que tal treinar um pouco antes? Chame alguém em quem você possa confiar, que te deixe confortável e, principalmente, possa te dar um feedback verdadeiro.

Uma boa forma de começar pode ser através de lives em redes sociais. Você também pode gravar um vídeo simulando a sua apresentação e depois assisti-lo para se autoavaliar.

2 – Descarregue a adrenalina antes de falar

Reduzir o nervosismo causado pela adrenalina é muito importante antes de começar a falar. Para isso, existem algumas técnicas que você pode utilizar para se acalmar, como fazer polichinelos e subir escadas.

Mas se você não puder fazer isso no momento, aposte nesta técnica de respiração: inspire, conte até sete e, depois, expire contando até onze. Repita esse ciclo três ou quatro vezes.

3 – Domine o seu conteúdo

Quanto mais você souber sobre o assunto que está falando, menores serão as chances de se perder ou de cometer um erro. Quando você também estuda o assunto, fica preparado para responder possíveis perguntas feitas pela plateia.

E lembre-se: nada de tentar decorar a informação que você precisa compartilhar. Quanto mais você tentar decorar, mais difícil será se recompor depois de um erro.

4 – Não se preocupe com o momento “dar branco”

Uma das maiores causas da ansiedade de falar em público é o medo de “dar branco”. Ele é um reflexo das nossas expectativas, por isso, procure não focar nessa possibilidade. No entanto, se você se perder e aquele momento de silêncio acontecer, saiba que, geralmente, ele dura muito menos do que parece.

Na dúvida, mantenha sempre um copo d’água por perto, além de servir para se hidratar, você pode usá-lo durante essa pausa enquanto tenta se lembrar do que estava falando.

5 – Pense em como vai se conectar com a plateia

Quando for se preparar para a sua apresentação, pense na forma como vai se conectar com as pessoas para as quais vai falar. Quando você cria uma conexão com quem te assiste, “quebra o gelo” logo no início e torna a receptividade muito maior.

Pode ser uma história pessoal, uma experiência relacionada ao tema, uma imagem impactante ou uma estatística que chame a atenção. O importante é entender para quem você está fazendo a apresentação e qual informação pode apresentar no começo para que as pessoas engajem com o conteúdo compartilhado.

6 – Encontre um rosto amigo

Por último, uma dica simples, mas muito eficiente: encontrar um rosto amigo na plateia. Quando começar a sua apresentação, localize alguém que esteja prestando atenção e demonstrando interesse no que você está dizendo. Isso vai aumentar a sua sensação de segurança.

Mas lembre-se que você não pode focar apenas nessa pessoa. É importante olhar para a plateia como um todo enquanto fala.

E então, gostou das nossas dicas para contornar a ansiedade de falar em público? Que tal colocá-las em prática e começar a transformar a sua carreira?

Sabe o que mais pode ajudar a alavancar a sua vida profissional? Uma pós-graduação na Fama.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades