Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quer saber como desenvolver autoconfiança? Confira estas 5 dicas

Desenvolver autoconfiança pode ser um desafio grande para algumas pessoas, mas esta é uma das habilidades mais fundamentais para o nosso desenvolvimento. Se você quer entender sobre a importância dessa capacidade e o que fazer para ser mais autoconfiante, acompanhe este artigo até o final.

blog banner desconto em pós-graduação

Por que a autoconfiança é importante?

Ter autoconfiança é importante porque nos faz sentir preparados para os desafios da vida. Com ela, conseguimos avançar em relacionamentos e na nossa vida profissional, por exemplo. Normalmente, quando a nossa autoconfiança não é suficientemente desenvolvida, desistimos logo após a nossa primeira falha em realizar algo.

Ou seja, a falta da habilidade de acreditar em si próprio impede a pessoa de atingir seu potencial por completo.

5 dicas para desenvolver autoconfiança

A falta de autoconfiança nos impede de ir mais longe em todos os aspectos de nossas vidas. Por isso, é importante que saibamos como desenvolver essa habilidade. Confira algumas boas dicas que separamos para você:

1 – Olhe mais para as suas conquistas

Às vezes, você pensa que não alcançou nada na vida e isso abala a sua confiança? Então, saiba que o problema pode estar na forma como você olha para a sua trajetória. Criar uma lista com todas as coisas das quais você se orgulha, sejam elas grandes ou pequenas, recentes ou de vários anos atrás, pode ajudar.

Pense em coisas como um curso que você concluiu, algo que você conseguiu aprender, uma vez que você ajudou alguém ou uma conquista no trabalho. Mantenha essa lista sempre por perto e, quando sentir que aquela voz sabotadora está querendo tomar conta, leia todas as coisas boas que você já conquistou.

 2 – Reconheça as coisas nas quais você é bom

Embora às vezes pareça difícil de enxergar, todo mundo tem seus pontos fortes e seus talentos. Você sabe dizer quais são os seus? Se você souber reconhecer suas habilidades e passar a investir nelas, a sua autoconfiança aumentará. Afinal, as chances de ser bem-sucedido nesta atividade serão muito maiores.

3 – Livre-se da síndrome do impostor

A síndrome do impostor (percepção de que você não é capaz ou suficiente) pode te convencer de que as suas conquistas não são legítimas e de que você é uma fraude. Quando a pessoa convive com esse pensamento, fica muito mais difícil lembrar do seu valor.

Pelo contrário! O seu foco volta para todas as vezes que você errou ou não conseguiu alcançar um objetivo. Sempre que sentir que a síndrome do impostor bater na porta, procure voltar seus pensamentos para as suas qualidades. Lembrar-se de elogios que recebeu e das vezes que você se sentiu orgulhoso de si próprio pode ajudar bastante.

4 – Estabeleça metas para si mesmo

Pequenas conquistas podem ajudar muito a desenvolver a autoconfiança. Portanto, estabeleça metas (podem ser pequenas) e determine quais passos você precisará dar para alcançá-las. Quando concluímos uma tarefa, o cérebro libera quantidades pequenas de dopamina – e isso nos dá energia para buscar mais tarefas e concluí-las.

Leia também: Como traçar metas profissionais e alcançar seus objetivos

Sem dúvida, essa sensação de meta alcançada vai te ajudar a ganhar mais confiança e continuar realizando mais objetivos.

5 – Pare de se comparar com os outros

Algo comum na rotina das pessoas com pouca autoconfiança é comparar-se com outras pessoas, sejam elas amigos, familiares ou até mesmo desconhecidos. E as redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn podem ser um grande gatilho para quem tem esse hábito.

A dica é entender que as coisas postadas nas redes sociais não são um retrato real da vida das pessoas e sim destaques de momentos bons. Outra coisa que você pode começar a fazer é se comparar a si mesmo. O que te incomodava na semana passada que você já conseguiu melhorar hoje? Faça esse exercício. 

Fazer esse tipo de paralelo te ajuda muito mais do que se comparar com outras pessoas. Além disso, que tal pensar que o sucesso das outras pessoas podem ser uma inspiração para você? Pensar por este lado pode te ajudar bastante.

O que fazer se você não se sentir melhor

Sabemos que o processo de desenvolvimento da autoconfiança não acontece da noite para o dia e pode ser mais difícil para algumas pessoas. Portanto, se mesmo com essas dicas acima você sentir que não está sendo fácil progredir, busque a ajuda de um profissional da psicologia. A terapia pode te ajudar a entender os problemas por trás da sua falta de autoconfiança e te ajudar a lidar com eles. 

E então, gostou de saber mais sobre como desenvolver autoconfiança e como essa habilidade é importante para o nosso sucesso pessoal e profissional? Que tal começar a colocar as nossas dicas em prática agora?

E se você quer acelerar a sua carreira agora, saiba que pode fazer uma pós-graduação EAD para se destacar no mercado de trabalho mais rápido do que espera. Conheça os cursos da pós-graduação Pitágoras.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades