Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como medir os resultados do seu trabalho? Confira as dicas!

Saber como estão os resultados do seu trabalho é algo essencial para quem busca se aperfeiçoar cada vez mais. Afinal, entender como suas atividades estão sendo vistas e qual o impacto do seu trabalho nos resultados da empresa faz parte do processo de crescimento profissional. Mas, como analisar e entender esses resultados? 

Para alguns, isso ainda é algo muito difícil e parece até impossível, mas é importante entender que não é. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a entender os resultados do seu trabalho e como isso pode beneficiar a empresa e a você também.

blog banner desconto em pós-graduação

Qual a importância de se autoavaliar no trabalho?

Independentemente da profissão que você exerce, fazer uma autoavaliação profissional é extremamente importante. Com essa reflexão, é possível entender o ponto que sua carreira está e ver o que é necessário para conseguir concluir as suas metas profissionais.

Algumas empresas, inclusive, incentivam os funcionários a se auto avaliarem, pois essa é uma maneira de promover um diálogo com gestores. Também é uma forma de ajudar a organização a entender as motivações e dificuldades e o que contribui para aumentar a produtividade da equipe.

6 dicas para medir os resultados do seu trabalho

Quando você busca entender o desempenho do seu trabalho e o impacto dele para o que foi proposto é importante que tenha informações relevantes e sólidas para os gestores terem insights que vão ajudar a longo prazo a organização e seus colaboradores. Abaixo estão alguns pontos importantes para te ajudar nessa missão:

1 – Mapeie as suas principais competências 

Aqui o ponto principal é entender como potencializar as suas principais competências para situações diferentes. Essa é uma maneira de criar uma base de avaliações de desempenho, pois assim as avaliações se tornam mais assertivas. 

Afinal, sabendo suas principais competências fica mais fácil de direcionar suas tarefas e dos seus gestores entenderem como você vai desenvolver as tarefas. Essa também é uma maneira de mensurar a contribuição de cada pessoal por meio do desempenho profissional e do que é essencial para a sua função.

2 – Crie seus próprios objetivos

Por mais que seja uma autoavaliação, é importante ter um objetivo e isso só vai te ajudar a ter clareza de como você vai chegar aos resultados que espera. Você busca uma promoção? Sucesso? Aumento na remuneração? Ao responder essas perguntas, você conseguirá avaliar se as suas tarefas estão indo rumo a conquista do seu objetivo principal ou não.

3 – Mantenha o foco nas tarefas e resultados

A produtividade tem relação com os resultados que são gerados, qualidade das entregas e o tempo que leva cada atividade. Entenda: não estamos falando de quantidade de horas trabalhadas, mas de tarefas executadas – e isso significa que é o momento de entender o tempo e a produtividade no seu trabalho.

Lembre-se: não é sobre o tempo que você passa na empresa e nem sobre a quantidade de tarefas que você executa, pois isso não é sinônimo de produtividade e resultado. Aqui, é sobre entregar suas tarefas com resultado e mantendo sua produtividade em alta.

Analise seus resultados e a qualidade do trabalho que você tem executado, e leve em conta o tempo que você investiu em cada atividade além das entregas que realizou em um determinado período. No fim, cruze todas essas informações entre si.

4 – Esteja aberto para receber feedbacks

Receber feedback faz parte de um processo de amadurecimento e aperfeiçoamento do trabalho. Por isso, é importante estar aberto para receber essa avaliação do seu gestor e usar isso para entender os resultados do seu trabalho, de como todo seu desempenho tem um impacto positivo e o que é possível melhorar para manter essa qualidade. 

Leia também: Receber feedback: por que é importante para o seu desenvolvimento?

5 – Faça perguntas para si mesmo

Agora que você já entendeu como analisar seu desempenho profissional, é o momento de fazer outras perguntas para si mesmo e respondê-las. Com as suas respostas, você vai saber os aspectos que deve melhorar e como utilizar seus pontos fortes a seu favor. 

Faça perguntas como “O que eu faço de melhor?”, “Qual é a minha principal característica?”, “Quais as minhas dificuldades?” e “Como contribuir mais para o sucesso da empresa que trabalho?”. Com isso, será possível entender como melhorar seu desempenho e resultados.

6 – Otimize o seu tempo

Uma das ações mais importantes é otimizar seu tempo e focar no que é importante para a carreira. Por isso, é necessário concentrar-se em você, nas tarefas e objetivos profissionais que você estabeleceu. Evitar conflitos também ajuda no seu desempenho e no clima do ambiente de trabalho.

Entender os resultados do seu trabalho é um processo longo e que deve ser feito com frequência para entender, sempre que possível, se o caminho que você decidiu seguir está surtindo efeito na sua vida profissional. Conheça os cursos de Engenharia EAD e mantenha-se atualizado na sua vida profissional, fazendo sua carreira deslanchar cada vez mais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades