Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que falar para se apresentar no primeiro dia de trabalho

se apresentar no primeiro dia de trabalho

Conseguir um novo emprego é empolgante e, ao mesmo tempo, desafiador. Por mais que você já tenha experiência na área, é comum ficar com aquela sensação de que está perdido nos primeiros dias. Também é normal ter dúvidas de como se apresentar no primeiro dia de trabalho para seus colegas de equipe. 

Antes de tudo, é importante você analisar a cultura da empresa para ver se ela possui um clima descontraído ou formal. Isso pode te dar um norte de como se apresentar no primeiro dia. Lembre-se que causar uma boa impressão é importante, pois fica mais fácil de criar elos dentro da empresa e fazer o famoso networking, que pode te ajudar futuramente.   

Como se apresentar no primeiro dia de trabalho?

Se você está prestes a começar em um novo trabalho e não sabe o que dizer para os seus colegas de trabalho no primeiro dia, veja dicas de como se apresentar: 

1. Comece com uma saudação simples

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas não custa nada reforçar. Ao chegar no seu novo local de trabalho, quebre o gelo com um cumprimento simples e amigável. Espere a reação das pessoas para ver se é necessário um aperto de mão.

Exemplo: “Olá, meu nome é [diga seu nome]. Estou começando hoje. É um prazer conhecer todos vocês”. 

2. Fale sobre sua função na empresa

Também é interessante que você fale qual será sua posição na empresa. De forma breve, explique em qual departamento vai atuar e qual será sua função no time. 

Exemplo: “Fui contratado como [fale o seu cargo], vou trabalhar no departamento [cite qual área vai integrar] e estou ansioso para contribuir para a equipe”. 

3. Compartilhe um pouco sobre sua experiência profissional

Outra dica é você falar rapidamente sobre sua experiência profissional, mostrando como ela pode contribuir para o novo cargo que vai ocupar. A ideia é que você resuma suas experiências e cite de qual empresa está vindo. 

Exemplo: “Antes de vir para cá, trabalhei em [falar a empresa anterior] como [comente qual era seu cargo], onde eu [descreva brevemente algumas de suas responsabilidades ou realizações]. Sinto que posso agregar ao time com minha experiência e também aprender com vocês coisas novas”. 

4. Demonstre entusiasmo

É legal que você mostre que está entusiasmado por estar começando na empresa e pela oportunidade de trabalhar com a equipe. Isso não será difícil, pois é comum chegar animado em um novo emprego, por mais que esteja com um frio na barriga. 

Deixar claro a sua motivação para encarar esse novo desafio pode, inclusive, dar um gás em quem já está há muito tempo na empresa e, talvez, esteja trabalhando no automático, sem aquele brilho nos olhos. 

Exemplo: “Estou realmente animado para estar aqui e fazer parte desta equipe. Estou ansioso para aprender com todos vocês e contribuir para o nosso sucesso. Sinto que podemos crescer juntos”. 

5. Encerre com uma nota positiva

Para finalizar sua apresentação, faça um comentário positivo e deixe claro que está aberto para responder perguntas sobre sua trajetória e experiências e que está disponível para futuras interações.

Exemplo: “Se vocês tiverem alguma pergunta ou se houver algo que eu possa fazer para ajudar, por favor, me avisem. Estou à disposição para conversar. Acredito que isso vai, inclusive, me ajudar a entender o ritmo de trabalho de vocês. Bom, é isso. Obrigado por me receberem na equipe”. 

Dica extra

É importante que você também tenha conversas individuais com cada membro da equipe quando chegar na empresa. Para isso, socialize. Não recuse quando alguém te chamar para um cafezinho ou para almoçar junto. 

Essa é uma forma simples de conseguir interagir com seus colegas de trabalho e se enturmar. Assim, você vai conhecendo de perto um a um, ficando mais fácil criar um bom relacionamento com a equipe. 

Outra dica é você ser autêntico e profissional durante sua apresentação geral. Cuidado com as piadinhas, mas também não precisa ser rígido nas palavras ou decorar uma apresentação para falar sobre você. A ideia é apenas mostrar que veio para somar e que também está disposto a aprender. 

Mesmo que esteja ocupando um cargo de gestão, saiba ouvir quem já está na empresa. Não chegue dizendo que foi contratado para mudar tudo. Deixe claro que quer aprender como as operações funcionam para que, juntos, possam pensar em melhorias para a área. Respeite quem já tem uma história na empresa.  

Fale dos seus estudos

Durante sua apresentação, também é válido dizer que, além de experiência profissional, você possui formação na área em que atua. É interessante que, nessa etapa, você cite quais são as especializações que possui e como seu conhecimento pode contribuir com a equipe. 

Caso ainda não tenha uma especialização, conheça os cursos de pós-graduação e MBA da Faculdade Anhanguera. São várias opções em diversas áreas do conhecimento. Você estuda online, paga um preço acessível e consegue seu certificado em 4, 6 ou 10 meses. Seguindo essa dica e as anteriores, ficará mais fácil se apresentar no primeiro dia de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades