Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quais áreas da minha vida posso melhorar?

mulher sorrindo

Existe uma infinidade de áreas a serem desenvolvidas ao longo da vida de qualquer pessoa, identificar quais delas necessitam de mais atenção é fundamental para que seja encontrada a harmonia e equilíbrio. Nesse processo de identificação é importante investigar aquilo que lhe impede de evoluir e assumir a sua posição como único responsável pela sua evolução para então aplicar o desenvolvimento pessoal.

Abaixo, uma visão geral destas áreas, através de 5 pilares: Emocional; Fisiológica, Profissional, Social e Qualidade de vida.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Emocional

Um dos pilares mais complexos, trata do que sentimos, como reagimos a cada estímulo, como nós nos reconhecemos como indivíduo, o que acreditamos ser importante para a nossa vida. Essa reflexão pode ser profunda e engloba a nossa Inteligência emocional. A partir do momento que o indivíduo identifica as suas emoções e como reage a elas, conseguirá geri-las e repetir as ações que lhe trazem bem-estar, bem como, evitar situações que causem desconforto.

Áreas: autocontrole, autocuidado, habilidades sociais, empatia, motivação, perdão, entre outros.

Fisiológica

Engloba os elementos que contribuem para o funcionamento saudável do corpo e mente humana. No desenvolvimento deste pilar o indivíduo tem como fim, preservar o funcionamento dos seus órgãos e funções corporais. Manter uma alimentação saudável, ingestão de água, exercício físicos e mentais, aliados a visitas regulares ao médico, psicólogo e dentista, possibilitam a manutenção do seu ‘veículo’ e liberam o seu corpo de problemas.

Áreas: higiene pessoal, estética, físico, sexual e mental.

Profissional

Neste contexto, pode-se considerar tudo aquilo que envolve o trabalho, a rotina que necessitamos cumprir para obter capital e manter nossas exigências e necessidades materiais e intangíveis, aquelas que precisamos comprar. Apesar de ser algo que realizamos diariamente, muitas vezes esta atividade se torna mecânica, em alguns momentos pode nos causar níveis consideráveis de estresse e desgosto e/ou por outro lado satisfação. Por isso, é indispensável optar por trabalhar com algo que lhe traga realização, desafio e paixão.

Áreas: carreira, empreendedorismo, liderança, marketing pessoal, produtividade, vida acadêmica, vocação, entre outros.

Leia também: Etapas do Desenvolvimento Pessoal

Social

A interação social é muito importante para a construção da percepção humana e laços que perpetuarão a espécie. Dentro desse pilar temos as áreas ligadas aos relacionamentos em todos os aspectos, o desenvolvimento de tolerância e respeito entre as diferentes opiniões, gerações, opções sexuais, faixas etárias, crenças e costumes fazem parte desta evolução de sentimentos e percepções que são construídas a partir de memorias e ambientes que vivemos.

Áreas: familiar, conjugal, amizade, comunidade, religião, relações de trabalho e acolhimento a diversidade humana.

Qualidade de Vida

O que podemos fazer para melhorar o nosso dia a dia e torna-los mais leves? Ler um livro, visitar um amigo, escrever uma carta, passear com o cachorro, cuidar do jardim, pintar uma tela, ouvir uma música, fazer uma oração, etc. Neste pilar temos as áreas que fazem toda a diferença no nosso humor e forma de lidar com as adversidades.

São atividades ligadas ao lazer e recreação, um tempo dedicado somente ao nosso bem-estar e conforto que favorecem o desempenho nas demais áreas.

Áreas: hobbies e religião.

E o custo?

Para desenvolver qualquer área você precisará ter disponível um desses recursos senão os dois: tempo e dinheiro.

Antes de começar, avalie como está a gestão da sua conta bancária e da sua rotina, elimine gastos desnecessários, de início foque em coisas simples.

Sobre o tempo, investigue o quanto tem gastado em redes sociais, reserve um tempo para meditar e colocar seus pensamentos em ordem, identifique qual área da sua vida precisa de foco e atenção nesse momento.

Para lhe inspirar a se livrar de hábitos que não lhe deixam evoluir:

Vídeos:

O perdão melhora a saúde do seu coração – Alvaro Avezum | TEDxSaoPauloSalon

Do medo à confiança: A tímida que ama falar em público – Lena Souza | TEDxBomRetiro

Livro: O grande livro do Ho´oponopono – Sabedoria havaiana de cura – Jean Graciet, Dr. Luc Bodin e Nathalie Bodin

Texto escrito por Ana Paula Cunico

Pós-Graduada em MBA em Gestão Estratégica de Negócios; Graduada em Administração de Empresas; Atualmente Analista de Desenvolvimento de Negócios na Platos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades