Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Etapas do Desenvolvimento Pessoal

Vamos falar um pouquinho sobre as etapas do processo do desenvolvimento pessoal? Para facilitar o entendimento vou trazer a questão para na área profissional. É importante que o processo seja documentado, de forma que, possa consultar futuramente e revê-lo sempre que necessário. Você pode utilizar um caderno específico ou criar um arquivo digital para este fim.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1 – Investigando a situação atual: “Como realizo o meu trabalho?”

Pense em tudo aquilo que “não está legal” no seu trabalho, sem pressa. Avalie as suas atividades, colegas, status, como seu trabalho impacta na sua vida pessoal, satisfação salarial, reconhecimento, suas motivações, etc. Crie um tópico para cada um desses itens. Em seguida, tente verificar, se há alguma ação que dependa exclusivamente de você para ser melhorada, foque nelas.

Esta etapa será um momento de muitas dúvidas e negação, pois o seu inconsciente já determinou que o problema são os outros ou que talvez você não seja capaz de resolve-lo sozinho, porque já tentou outras vezes e não deu certo. Por isso, tente olhar de fora e buscar uma forma de assumir a sua parte da responsabilidade e foque em superar suas limitações. Se a tarefa for muito complicada, busque ajuda de um Psicólogo ou Coach.

Leia também: Desenvolvimento Pessoal: o que é?

 2 – Reprogramando

Agora que já identificou quais são os pontos de atenção, descreva como você gostaria que estas situações ocorressem, visualize você como o único responsável pelo o resultado, tenha em mente algo positivo para você. Supomos que a sua insatisfação esteja direcionada a questão salarial, e foi possível concluir também que você não buscou formas de demonstrar a importância das suas entregas. Então, pergunte-se: o que é necessário para que eu possa evoluir?

Depois, reflita sobre todas as suas entregas mais recentes, você pode verificar o quanto contribuiu para a sua área e colegas? Se sim, leve isso ao seu gestor, de forma segura, com dados que comprovem que está certo e merece um aumento salarial. Caso contrário, pense no que pode melhorar e aprimore, trace um plano a longo prazo. Cada ser humano é capaz de realizar aquilo que almeja, basta manter o foco e persistência nas coisas certas, concentre-se nas suas habilidades.

Dica de vídeo: “Como lidar com pensamentos ruins e sentimentos decorrentes do medo” com a psicóloga Mariana Neves em TED x Youth@EAB:

3 – Colocando em prática

Definido o que deve ser feito, e aceitando o desafio, então é necessário estabelecer também como o processo será feito. Por exemplo, o problema pode estar no jeito como você se comunica, neste sentido identifique qual é a melhor forma para transmitir o que está entregando: apresentação visual, relatórios, melhorando a oratória ou realizando uma abordagem mais simples e direta.

Se o ponto for mesmo comunicação, empregue a sua empatia e entenda a melhor forma de se expressar, reserve um horário para preparar as suas ferramentas, e quando sentir-se preparado chame seu gestor para uma conversa franca. As vezes o seu trabalho pode ser muito bom, mas não está sendo notado. Prepare-se também para ouvir aquilo que não deseja.

4 – Encarando as adversidades

Tenha em mente que grande parte dos problemas que temos, são causados por nós mesmos. Muitas vezes preferimos transferir a responsabilidade para os outros, mas somente uma atitude nossa é que pode mudar as nossas vidas. Após a prática, temos um resultado, em alguns casos positivo, em outro, negativo. É importante estar preparado para o fracasso nas primeiras tentativas, se perdoar e aprender com erros fará com que tenha segurança na construção.

5 – Consolidando

Esta é a hora de avaliar o seu desempenho no processo do desenvolvimento pessoal. Veja quanto tempo levou até atingir seus objetivos? O que mais contribuiu para o sucesso nesse resultado? Onde teve dificuldades? Quem lhe ajudou? Que material foi importante? O que não deveria ter feito? Quanto dinheiro investiu? Assim poderá mapear o que fazer num próximo desafio. No fim de cada realização, você sentirá um prazer enorme e muita vontade de compartilhar o que aprendeu, então comece, vale a pena!

Texto escrito por Ana Paula Cunico

Pós-Graduada em MBA em Gestão Estratégica de Negócios; Graduada em Administração de Empresas; Atualmente Analista de Desenvolvimento de Negócios na Platos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades