Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

A importância do equilíbrio emocional e os tipos de inteligência fundamentais no mundo dos negócios

equilíbrio emocional

Recentemente, tive a oportunidade de acompanhar uma aula com a professora, investidora e empreendedora, Camila Farani, presidente da G2 Capital, sobre “Liderança, gestão e negócios em tempos de crise”. Mas antes de falar sobre o tema, é sempre bom relembrar o que credencia Camila como referência no assunto.  Nos últimos anos, ela se tornou bastante conhecida do grande público pela sua participação no programa Shark Tank Brasil, exibido no Canal Sony, mas o trabalho dela vai muito além. Camila já participou de eventos importantes para o mercado de negócios e inovação no Brasil, como Oi Talks, Associação Brasileira de Franchising, no Painel Internacional de Empreendedorismo da Universal Studios, Oracle, Randstad, Oi Talks, Locaweb, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), entre outros, como ela destaca em seu site.

Entre os vários pontos abordados durante a aula, Farani destaca a importância do equilíbrio emocional, e como este é fundamental no mundo dos negócios, pois – não raro – nos deparamos com situações em que é necessário ter coragem para responder da melhor forma possível aos acontecimentos que surgem, assim como nos arrependermos depois sobre determinadas reações, principalmente, as impulsivas, cujas consequências negativas poderiam ter sido evitadas.

blog banner desconto em pós-graduação

Ela explica que gerir o equilíbrio emocional, desenvolver competências de carreira e liderança são fundamentais para se crescer em qualquer área, em qualquer negócio. Para justificar este raciocínio, Farani fala sobre o levantamento que conduziu com mais de oito mil pessoas em que o resultado apontou que sete em cada 10 pessoas estão infelizes com a sua vida profissional. Da mesma forma, em meio a este mesmo público, 89% se consideram mais ansiosos agora na pandemia.

Indo além, ela explica que mudanças profundas em valores e mentalidades estão definindo novos comportamentos. O que nos trouxe até aqui, segundo Camila, não necessariamente irá nos levar adiante. Por isso, são três desafios que devem ser encarados:

  1. Rever suas habilidades e comportamentos;
  2. Revisitar seu estilo de liderança;
  3. Entender o consumidor pós pandemia.

Como comparativo, ela afirma que “o que a força física teve de importante para as sociedades industriais, as habilidades mentais têm de importância para o mundo 4.0”. Em um contexto como este, dominar os seus sabotadores é primeiro passo para atingirmos o potencial pleno.

A inteligência emocional é de extrema importância, principalmente no mundo dos negócios, sendo esta a competência que lhe traz a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. São os cinco pilares da inteligência emocional:

  1. Conhecer as próprias emoções;
  2. Controlas as emoções;
  3. Automotivação;
  4. Empatia;
  5. Sociabilidade.

Entre os tipos de inteligência, ainda se destacam a inteligência espiritual, um caminho para se obter as informações que não estão ao alcance do nosso consciente. É a aptidão do ser humano em dar sentido e valor aos pensamentos e comportamentos, fazendo com que eles guiem ações e solucionem problemas. A inteligência racional que durante muito tempo foi a base do funcionamento da sociedade e da educação contemporânea tal como a conhecemos. Está relacionada com o raciocínio lógico e estruturado, o poder de análise, a resolução de problemas e toda a parte cognitiva do nosso eu. Ela é sim importante, mas isoladamente não tem valor no mundo 4.0, só é importante quando utilizada em conjunto com as demais inteligências.

Banner do e-book A importância de trabalhar a inteligência emocional no dia a dia

Leia também: Já ouviu falar em serviços ecossistêmicos?

A inteligência física que está diretamente relacionada ao nosso corpo, aos sinais que ele emite não só para nos prevenir, como também para cuidar dele a nível da alimentação, do descanso, da nutrição e da respiração. Todos nós sabemos reconhecer quando estamos cansados, com sono e com fome ou sede. Mas será que todos sabemos identificar todos os sinais de stress que o nosso corpo nos envia? Ou reconhecer quando o nosso corpo nos pede mais movimento, alongamentos ou mais oxigênio?

E a Inteligência positiva que é a capacidade de usar o cérebro como melhor amigo do indivíduo, de uma maneira que ele favoreça a e ajude na conquista de objetivos e gerenciamento das emoções. Como benefícios dela se destacam: o gerenciamento do estresse, fortalecimento de crenças e pensamentos positivos, eliminação de crenças limitantes, capacidade de enfrentar desafios e o controle sobre o estado emocional.

Por fim, uma inteligência positiva alta significa que sua mente age mais como sua amiga do que inimiga. Por que isso é importante? Uma análise de mais de duzentos estudos científicos diferentes, que testaram mais de 275 mil pessoas, se baseado em neurociência, na ciência organizacional e psicologia positiva, apontou que quando você tem um Quociente de Inteligência Positiva (QP) maior você pode chegar a: 37% mais vendas; 31% mais desempenho em projetos; 19% mais rapidez nos diagnósticos médicos.

Autor: Cristiano Miranda Cupertino

Doutorando e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Têm especializações em Gestão Universitária, Metodologias e Gestão para Educação a Distância e MBA em Marketing Digital. Possui 15 anos de experiência em gestão, tendo atuado diretamente na autorização de mais de 20 cursos de graduação, além do reconhecimento/renovação de cursos, recredenciamento e credenciamento de Instituições de Ensino Superior, em cinco estados brasileiros. Também tem experiência na área da educação a distância. Atualmente é Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Maceió, em Alagoas.

Conheça nossas faculdades