Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

As perguntas mais feitas em entrevistas de emprego: quais são?

as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego

Apesar de nenhum processo seletivo ser igual ao outro, as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego tendem a seguir um padrão.

Preparar-se com antecedência para responder as perguntas com confiança e não ser pego de surpresa pelos recrutadores pode acabar tendo um impacto positivo no resultado da entrevista.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, hoje, nós vamos analisar as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego e auxiliar os profissionais a elaborarem respostas objetivas e certeiras.

Confira!

Quais são as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego?

Durante os processos seletivos, é comum que os recrutadores façam algumas perguntas comuns à maioria das entrevistas.

Essas perguntas auxiliam os empregadores a determinarem se o candidato tem ou não as habilidades, formação acadêmica, experiência e a personalidade certas para a vaga disponível.

Ao responder as perguntas com confiança e preparo, o candidato demonstra estar pronto e qualificado para o processo seletivo, aumentando as chances de um feedback positivo dos recrutadores.

Confira agora as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego e quais as respostas mais adequadas a elas.

1 – Onde você se vê nos próximos cinco anos?

Entre as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego, “onde você se vê nos próximos cinco anos?” é, definitivamente, uma das preferidas dos recrutadores.

Uma maneira de preparar-se para essa pergunta é ter um plano de carreira já traçado e pronto para ser apresentado.

Para responder a pergunta com confiança e objetividade, fale sobre o tipo de ocupação profissional que gostaria de ter nos próximos cinco anos e quais os passos que pretende dar para chegar aonde deseja.

2 – Quais suas maiores qualidades/fraquezas?

Outra pergunta que aparece com frequência durante os processos seletivos é “quais suas maiores qualidades/fraquezas?”.

Essa pergunta é muitas vezes vista como desafiadora por muitos candidatos, mesmo aqueles com vasta experiência em processos seletivos.

No entanto, se abordada corretamente, é facilmente possível evitar parecer arrogante ao discutir suas qualidades ou, então, parecer excessivamente negativo ao falar sobre suas fraquezas.

Para responder sobre suas qualidades, uma estratégia é, baseando-se na descrição da vaga, escolher três traços positivos que o empregador esteja buscando e citá-los como exemplos em suas experiências profissionais anteriores.

Em relação às suas fraquezas, escolha traços cujo progresso esteja em andamento.

3 – Por que nós devemos contratá-lo?

Entre as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego, “por que nós devemos contratá-lo?” também é uma das mais comuns.

Para responder a essa pergunta, o ideal é focar nos diferenciais que você pode oferecer para a empresa, assim como em suas maiores qualidades profissionais e interpessoais.

4 – Conte-nos sobre você/sobre sua experiência profissional

“Conte-nos sobre você/sobre sua experiência profissional” é, geralmente, uma das primeiras e mais importantes perguntas a serem feitas pelos entrevistadores.

Por isso, é fundamental que a resposta seja breve, objetiva e confiante.

Uma dica é criar um resumo mental do próprio currículo e apresentá-lo verbalmente em cerca de dois minutos aos recrutadores.

Comece a resposta com uma visão geral de suas qualificações acadêmicas mais altas e, em seguida, percorra os empregos e cargos que ocupou até o presente momento.

5 – Por que você quer essa vaga?

Também entre as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego, “por que você quer essa vaga?” pode ser fundamental para o desfecho do processo seletivo.

A maneira ideal de responder a essa pergunta é pesquisar bastante sobre a empresa e a vaga antes de participar da entrevista.

Ao questionarem a razão do candidato querer a vaga, os recrutadores estão buscando algum indício de que o profissional realmente tenha se preparado para o processo seletivo e esteja buscando algo sólido e a longo prazo.

6 – Quais são suas expectativas salariais?

Apesar de ser um tópico delicado, tanto para os candidatos quanto para os recrutadores, é fundamental ter uma expectativa de remuneração já estabelecida com base no piso salarial da área.

Entretanto, é fundamental ser flexível e estar disposto a negociar com a empresa.

7 – Por que você é a escolha certa para esse cargo?

“Por que você é a escolha certa para esse cargo?” também está entre as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego.

Ao responder tal questionamento, é fundamental enaltecer suas qualidades, deixando claro que elas são compatíveis com a vaga, assim como sua personalidade é compatível com a cultura organizacional da empresa.

Destaque-se nas entrevistas com uma pós-graduação

Agora que você já conhece as perguntas mais feitas em entrevistas de emprego, está na hora de destacar-se nos processos seletivos através de uma especialização.

Com os cursos de pós-graduação da Anhanguera, você pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo, participando das aulas de maneira EAD, onde e quando você quiser!

Além disso, os cursos podem ser concluídos em apenas 6 ou 10 meses.

Conquiste agora novas possibilidades profissionais com uma pós-graduação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades