Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como ser promovido rapidamente? Veja 4 dicas (a 3ª é incrível)

como ser promovido rapidamente

Saber como ser promovido rapidamente é o desejo de muitos profissionais. Em um ambiente de trabalho tão competitivo como hoje, é essencial ter estratégia e saber como ser promovido para, então, conseguir ocupar cargos melhores. A curiosidade também faz parte do sonho de subir na carreira e conquistar o sucesso no mercado de trabalho.

A verdade é que não existe um passo a passo exato de como ser promovido, já que muitos fatores podem influenciar uma promoção: desde área de atuação e desempenho do profissional até as políticas da empresa. Porém, é possível traçar um plano e adotar algumas ações para se consolidar no mercado e chamar a atenção de líderes e gestores. 

Como ser promovido rapidamente? 

Elaborar um plano de ação, investir em capacitação, entregar bons resultados… Esses são apenas alguns pontos que podem te ajudar a conseguir uma promoção mais rápida. Quer saber mais? Confira abaixo quatro dicas de como ser promovido:

1 – Pesquise sobre as práticas da empresa

O primeiro passo para ser promovido é compreender quais são as práticas de promoção da empresa que você trabalha. Isso é fundamental para você elaborar um plano e adotar ações mais estratégicas. Dessa forma, você poupa tempo e não se desgasta fazendo coisas que não te levarão ao resultado desejado. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Para isso, você pode se informar com a área de Recursos Humanos da empresa se há algum plano de carreira para os colaboradores, por exemplo, ou quais são os critérios adotados para uma promoção. 

Outra dica é conversar com o seu gestor direto sobre os seus planos de crescimento, buscando entender se há espaço para isso e quais os caminhos para conquistar essa promoção. Pode ser interessante também atentar-se sobre o que levou à promoção de outros colegas da mesma área.

2 – Elabore um plano de ação

Agora que você já sabe como funcionam as práticas de promoção da empresa, é importante traçar um plano para atingir esse objetivo. Reserve um tempo e se dedique a elaborar uma boa estratégia para alavancar a sua carreira. Liste o que está ao seu favor, quais são os desafios e obstáculos a serem superados. 

Pense sobre quais habilidades você ainda precisa trabalhar mais – sejam elas técnicas ou comportamentais, como resiliência e liderança. A partir disso, comece a desenvolvê-las e se prepare para as exigências de cargos mais altos. 

Além disso, é interessante traçar pequenas metas até atingir esse objetivo maior. Assim, você visualiza com mais clareza tudo o que precisa ser feito e consegue identificar se está mais perto da promoção.

3 – Faça uma pós-graduação

Investir em capacitação é sempre uma ótima escolha para conseguir destaque profissional. A pós-graduação, incluindo da LFG, é um dos caminhos para isso. Seja especialização ou MBA, um curso de pós-graduação é uma excelente forma de qualificação. Isso porque ele proporciona a estrutura que você precisa para desenvolver as suas habilidades técnicas e comportamentais. 

Em uma pós-graduação, você tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos em um assunto. Isso preenche possíveis lacunas técnicas e possibilita ser um profissional mais preparado para atuar na sua área. Além disso, investir nos estudos demonstra compromisso com a carreira e com o seu desenvolvimento profissional – algo muito bem visto pelos gestores. 

Ainda vale ressaltar que uma pesquisa do Instituto Semesp indica que profissionais pós-graduados ganham até, em média, 150% mais do que aqueles que possuem apenas a graduação. 

4 – Aproveite os momentos de feedback

O feedback com o seu gestor direto é um momento valioso nessa trajetória em direção à promoção. Em algumas empresas, reservar um momento na agenda para o feedback faz parte da rotina de trabalho. Se esse não é o seu caso, vale solicitar e chamá-lo para conversar. 

Comente sobre o seu desejo de crescer dentro da empresa e ser promovido. Questione quais os caminhos para isso e solicite que ele indique de que forma você pode melhorar o seu trabalho para conseguir uma promoção.  

É importante aproveitar a conversa para demonstrar que um dos seus objetivos é crescer na carreira. Não são raros os casos de funcionários que não são considerados para novos cargos pois não demonstraram interesse. 

Ao compartilhar esse plano, seu líder passa a observá-lo de outra forma e você possivelmente será considerado quando surgir uma oportunidade. 

Além disso, seja firme e apresente motivos consistentes para ser promovido. Apenas manifestar a intenção pode ser algo muito vago para o seu gestor. Apresente dados concretos referentes ao seu trabalho e qualificação. Mostre resultados, metas atingidas, habilidades que possui e o fato de seguir investindo nos estudos. 

Quanto mais embasado for o seu discurso, maiores são as chances de ser promovido. Afinal, ser promovido exige dedicação. Não apenas ao trabalho exercido na empresa, mas também à sua qualificação profissional. É preciso desenvolver habilidades e se mostrar preparado para um novo cargo. 

Com essas dicas de como ser promovido rapidamente, será mais fácil elaborar um plano de ação, se desenvolver profissionalmente e conseguir o destaque necessário para uma promoção.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades