Quem nunca ficou nervoso para saber como atingir metas no trabalho, não é mesmo? Em inúmeras profissões e posições, o dia a dia corporativo envolve uma série de objetivos e metas que precisam ser batidos. Seja por semana, mês, semestre ou ano, elas estão presentes na vida de muitos profissionais.
Sendo assim, compreender a lógica para bater os seus objetivos é o primeiro passo para chegar no sucesso. Afinal de contas, atingir metas significa mostrar toda a sua excelência profissional, manter a autoconfiança em dia e contribuir para que a empresa mantenha seus planos e objetivos.
Por isso, se você quer aprender a bater metas, confira a lista abaixo. Nela, falamos de 6 passos fundamentais para que você atinja todos os objetivos. E você pode usar a mesma lógica para cruzar a “linha de chegada” de diversos sonhos profissionais, sabia? Além de ajudar com as metas do dia a dia, a lista vai contribuir com seus objetivos de longo prazo para a carreira.
Como atingir metas no trabalho? 6 passos estratégicos
1 – Tenha clareza sobre as metas que você precisa atingir
A primeira parte é entender exatamente quais são as suas metas, e ter clareza sobre cada uma delas. Isso é importante para que você consiga “desmembrar”, nos próximos passos, todas as ações que envolvem os objetivos.
Além disso, olhar para as metas “de frente”, listando todas elas e tendo uma visão completa do cenário, te ajuda a ter uma noção mais realista do que você precisa alcançar.
2 – Seja realista na hora de estabelecer os seus objetivos
Contudo, muitas vezes as metas não chegam prontas. Diversos profissionais conseguem participar da tomada de decisões sobre as suas metas, e caso essa seja a sua situação, tome bastante cuidado.
É comum que colaboradores abracem objetivos muito ousados e difíceis como um verdadeiro desafio pessoal. Todavia, a ideia de bater aquela meta absurda e ser reconhecido pode ganhar um gosto amargo se você não for realista.
Portanto, vale mais a pena deixar os pés no chão e abraçar metas possíveis, do que se frustrar e comprometer a sua equipe por “dar um passo maior do que a perna.”
3 – Organize os prazos e alinhe as expectativas com seu gestor
Tem as metas definidas e já sabe o que precisa fazer? Então chegou o momento de pensar nos prazos. Assim como todas as tarefas de um trabalho, metas também precisam de um sistema de priorização, que muitas vezes é orientado pelos prazos.
Então, organize todas as datas envolvidas nas metas e anote no seu calendário. Dessa maneira, você fará com que a sua mente comece a entender, a partir de agora, o que precisa de uma atenção especial e o que pode caminhar de forma mais lenta em um primeiro momento.
4 – Defina todos os passos que precisam acontecer para concluir a meta
Uma meta é feita de diversas etapas, não é mesmo? Assim como você precisa de um plano de carreira para a vida profissional, você também necessita de um plano de metas para que elas saiam do papel no trabalho.
Para isso, vale a pena desmembrar os objetivos para entender o que, de fato, fazer. Por exemplo, se você precisa captar mais 10 clientes ao longo de um ano, faça um plano faseado para cada momento dessa busca. Afinal de contas, conquistar clientes envolve muito mais do que apenas enviar propostas e conseguir que elas sejam assinadas.
Essa lógica vale para todos os tipos de metas. Quanto mais você detalhá-las e compreender do que elas são feitas, mais natural será bater todas elas.
5 – Planeje seus dias de forma estratégica
Ao ter clareza sobre os planos e a “anatomia” das metas, fica mais fácil planejar o seu dia a dia. Afinal de contas, você provavelmente terá outras atividades no seu cotidiano, certo? Então, ao pensar nele de forma estratégica, fazendo as priorizações necessárias, você reduz as chances de deixar as metas de lado e acabar focando em itens que não são tão urgentes.
Para isso, é interessante buscar ferramentas e técnicas específicas. Algumas delas são a Técnica Pomodoro, plataformas como o Trello e o Notion, e também os bons e velhos calendários, que também podem ser virtuais, e cadernos de anotações. Tudo isso vai fazer com que você teste e encontre as melhores maneiras de trabalhar, de forma geral.
6 – Fortaleça as suas habilidades técnicas e também as soft skills
Por fim, bater uma meta está diretamente relacionado com as suas habilidades técnicas e comportamentais, sabia? Quanto mais você tem inteligência emocional para lidar com o trabalho, bem como um arsenal de ferramentas técnicas para desempenhar as suas funções, mais perto você fica de atingir os objetivos.
Sendo assim, nunca se esqueça da importância da educação continuada na vida de todos os profissionais. Manter-se atualizado e alinhado com as demandas do trabalho só trará benefícios para a sua carreira, e você pode fazer isso por meio de cursos livres e de pós-graduação, por exemplo.
Então, agora que você já sabe como atingir metas no trabalho, expanda suas oportunidades com a pós-graduação Anhanguera. Com um portfólio robusto e cursos atualizados, a nossa instituição tem tudo o que você precisa para ir além e brilhar na sua carreira. Sendo assim, não perca tempo! Escolha o curso que mais se encaixar nos seus planos profissionais e comece agora mesmo a sua transformação.