Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Atitudes do sucesso: você sabe quais são?

mulher comemorando para ilustrar texto sobre atitudes do sucesso

Muitas vezes nos pegamos imaginando o que o futuro guarda para nós, sem pensar no que teremos que fazer para alcançar as coisas boas que podem estar nos esperando, sem elaborar nossos próximos passos para que tudo se torne realidade.

Você ter consciência de que os benefícios, a felicidade e o sucesso serão alcançados com o trabalho duro é demonstrar sua inteligência, mas você faz algo para que isso se concretize? Você toma as atitudes do sucesso?

blog banner desconto em pós-graduação

Continue lendo para descobrir o que são as atitudes do sucesso e como aplicá-las no seu dia a dia.

As atitudes do sucesso

Por que sua atitude apresenta mais importância do que sua inteligência para que alcance o seu sucesso?

Quando se trata de sucesso e riqueza, é fácil pensar que as pessoas com QI alto inevitavelmente abandonam o resto de nós. Mas uma nova pesquisa da Universidade de Stanford vai mudar sua mente (e suas atitudes).

A psicóloga Carol Dweck pesquisa atitudes e desempenho há vinte anos e, em seu livro MINDSET (A nova psicologia do sucesso), cuja leitura recomendo fortemente, onde o segredo de ser o funcionário e profissional em geral mais produtivo reside em sua cabeça.

Um defensor franco da teoria é Satya Nadella da Índia, o presidente mundial da Microsoft. Quando assumiu o cargo em fevereiro de 2014, ele sugeriu que os 124.000 funcionários leiam o livro.

Por essas e outras razões, recomendamos lê-lo se você deseja aprender mais sobre o comportamento e as atitudes humanas e entender quando falar sobre eles para falar de sucesso.

As categorias de mentalidade

Em anos de pesquisa, o psicólogo fez descobertas superinteressantes sobre o comportamento humano e a mentalidade de cada indivíduo no local de trabalho. Por exemplo, Dweck descobriu que as atitudes mais importantes das pessoas se enquadram em uma de duas categorias: uma mentalidade fixa ou uma mentalidade de crescimento.

Pessoas rígidas acreditam que você é quem você é e não podem mudar seu caráter, inteligência ou criatividade. Cause problemas quando desafiados, porque qualquer coisa que pareça excessiva faz com que essas pessoas se sintam resilientes, desesperadas e oprimidas.

As pessoas que pensam em crescimento acreditam que suas qualidades básicas são coisas que podem melhorar com seus esforços. Eles superam aqueles com uma mentalidade sólida, mesmo que tenham um QI inferior, porque aceitam desafios e os vêem como uma oportunidade de aprender algo novo.

O sucesso e as atitudes

O famigerado senso comum sugere que habilidades como inteligência geram confiança. Isso pode acontecer, mas apenas enquanto o curso for fácil. Lidar com contratempos e desafios é crucial na vida.

Pessoas com uma mentalidade construtiva (de crescimento) aceitam contratempos de braços abertos e encontram soluções. É assim que ela descreve a abordagem do fracasso voltada para o crescimento. Isso não funcionou e eu sou um solucionador de problemas, então vou tentar outra coisa.

Qualquer que seja o lado dessa análise em que você esteja, você pode fazer mudanças e desenvolver uma mentalidade de crescimento. Tenha isso em mente o tempo todo, pois pode ser fundamental para o desempenho do seu trabalho.

Aqui estão algumas estratégias que irão ajustar sua mentalidade e ajudá-lo a garantir que você tenha o máximo de crescimento possível.

Não fique desamparado. Há momentos em que nos sentimos impotentes. O teste é como reagimos a esse sentimento. Podemos aprender com ele e seguir em frente ou deixá-lo nos empurrar para baixo. Existem inúmeras pessoas de sucesso que nunca teriam tido sucesso se tivessem sucumbido ao sentimento de impotência:

  1. Walt Disney, famoso sonhador, foi despedido da estrela de Kansas City por falta de imaginação e de boas ideias;
  2. Oprah Winfrey acabou sendo demitida de seu emprego como apresentadora de televisão em Baltimore porque estava emocionalmente envolvida em suas histórias;
  3. Henry Ford já teve duas de suas empresas automobilísticas falidas antes de se tornar bem sucedido com a Ford;
  4. Steven Spielberg acabou sendo rejeitado várias vezes pela Escola de Artes Cinematográficas da USC.

Imagine o que aconteceria se uma dessas pessoas tivesse uma mentalidade fixa. Eles teriam sucumbido à rejeição e teriam perdido as esperanças.

Estar apaixonado é algo que leva as pessoas a perseguir incansavelmente as suas paixões. Sempre haverá alguém naturalmente mais talentoso do que você, mas o que falta em talento você pode compensar com paixão e determinação. A paixão de pessoas capazes conduz sua busca incessante pela excelência.

Tome uma atitude

Não é que as pessoas com código mental construtivo possam superar seus medos porque são mais fortes do que o resto de nós; Eles apenas sabem que o medo e a ansiedade paralisam as emoções e que a melhor maneira de superar essa paralisia é agir em um momento realmente perfeito para seguir em frente.

Pessoas com uma mentalidade construtiva têm poder, e as pessoas no poder sabem que não existe um momento verdadeiramente perfeito para seguir em frente.

Espere resultados

Pessoas com uma mentalidade construtiva sabem que de vez em quando falharão, mas nunca se aventuram a esperar resultados. Esperar resultados irá mantê-lo motivado e alimentar o ciclo de capacitação. Se você não acredita que terá sucesso, por que se preocupar?

Se isso não funcionar, não fique reclamando. Reclamar se mostra um sinal óbvio de uma pessoa com mentalidade fixa. Uma mentalidade construtiva sempre busca oportunidades em tudo, então não há espaço para realizar reclamações.

Se você não se sente um pouco melhor a cada dia, provavelmente está se sentindo um pouco pior. Lembre-se do que Alex Rodriguez (jogador de beisebol) disse, ou estamos indo para um lado ou para o outro. Você precisa liderar o caminho.

Hoje precisamos de um plano para ter sucesso, um plano que envolva aprendizagem e capacitação contínuas. Isso significa mais liderança pessoal, determinação, atitude, automotivação e iniciativa para assumir o seu próprio futuro e assumir o controle de sua start-up. 

E então, o que devo fazer para manter e expandir meu crescimento?

Fonte: Livro MINDSET (A Nova psicologia do sucesso) e artigo Fórum Econômico Mundial

Raimundo Ribeiro

Educador Executivo

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades