Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quando devemos atualizar o currículo? Com qual frequência?

atualizar o currículo

O CV é um documento primordial para qualquer pessoa que já está ou deseja ingressar no mercado de trabalho, não é mesmo? Afinal de contas, ele resume sua trajetória profissional e costuma ser o primeiro contato de recrutadores com o seu perfil, sendo um verdadeiro “cartão de visitas”. Sendo assim, quando devemos atualizar o currículo? Existe uma periodicidade certa para fazer isso? E o que precisamos considerar a cada atualização?

Para tirar todas as suas dúvidas e garantir que você não vai ficar para trás no mundo corporativo, confira o artigo abaixo. Nos parágrafos a seguir, você vai encontrar todas as respostas que precisa, além de entender por que é tão importante manter o seu CV atualizado de forma contínua.

Posso atualizar o meu CV “de última hora”?

É muito comum que profissionais só atualizem o documento quando querem mudar de emprego ou descobrem uma oportunidade valiosa, certo? Porém, será que essa é mesmo a melhor estratégia para a sua carreira?

De acordo com o que Jaqueline Garutti, consultora e mentora de carreira e liderança, explicou em sua página oficial no LinkedIn, esse pode ser um grande erro para todos os profissionais.

Vamos supor que você se depare com uma vaga única, ou que um de seus contatos peça seu currículo para indicar a uma posição de destaque. Imediatamente você irá correr para checar se o CV está com tudo em ordem, e se algo que aconteceu nos últimos tempos precisa ser atualizado.

Contudo, fazer isso “de última hora” pode acabar te atrapalhando. Afinal de contas, conforme nos conta Jaqueline, em um momento de correria e desespero, você pode deixar muitas coisas passarem, como:

  • Utilizar uma versão do documento que não é a última
  • Esquecer de realizar uma revisão da gramática
  • Não adicionar informações e experiências relevantes
  • Deixar de incluir entregas e projetos nas suas experiências
  • Não atualizar uma informação que aparece mais de uma vez no documento, deixando os dados inconsistentes
  • Esquecer de refletir todas as mudanças no seu perfil do LinkedIn

Percebeu como essa estratégia pode comprometer seus próximos passos profissionais?

Quando devemos atualizar o currículo?

Por isso, ainda segundo Jaqueline, o ideal é que você faça a atualização do documento a cada 3 meses.

Para que isso aconteça e não “passe batido”, faça anotações na sua agenda e calendário, coloque alertas no celular e use qualquer outra estratégia para não se esquecer de, a cada 90 dias, reservar 5 minutos para manter o currículo em dia. Essa periodicidade vai te ajudar a criar o hábito de editar o documento, além de evitar erros, inconsistências, ausências e problemas.

Além disso, aproveite o momento para abrir o seu LinkedIn e garantir que todas as mudanças no currículo também estão na rede social profissional. Até porque ela é usada frequentemente por recrutadores, e pode resultar em oportunidades orgânicas e espontâneas para a sua carreira.

Qual a importância de manter o currículo atualizado?

Manter essa periodicidade vai garantir que seu currículo esteja sempre preparado para qualquer oportunidade. Então, se você encontrar vagas atrativas no LinkedIn, for surpreendido com uma possibilidade de troca de emprego ou for procurado por recrutadores, não terá que entrar em desespero para inserir experiências novas de última hora.

Isso evita erros e faz com que você tenha ainda mais responsabilidade com a sua carreira, assumindo uma postura estratégica em relação a ela. Conforme ressalta Jaqueline Garutti, que também é especialista em marca profissional e portfólio de carreira, “a empregabilidade não é apenas uma questão de necessidade; ela é um investimento contínuo no desenvolvimento e na gestão da própria carreira.”

Independente do seu atual status de emprego e planos futuros, você precisa se manter atento aos movimentos do mercado e às potenciais oportunidades. Assim, você não deixará chances passarem e garante que estará preparado para qualquer situação, positivas ou negativas.

Como deixar o currículo mais atrativo?

E se você quer deixar seu CV ainda mais atrativo, o que acha de investir em um curso de pós-graduação? Com ele, você vai se tornar oficialmente um profissional especialista, sabendo tudo sobre um tema específico da sua área de atuação.

Assim, os recrutadores vão olhar para o seu currículo com outros olhos, identificando que você é um candidato diferenciado, com habilidades técnicas e comportamentais refinadas, e um grande comprometimento com a sua própria carreira. Afinal de contas, as empresas precisam de especialistas, que tenham um olhar crítico para o dia a dia e competências que ultrapassam o que é ensinado nos cursos de graduação.

Ter uma especialização pode ser o diferencial que falta para você crescer profissionalmente e atingir os objetivos do seu plano de carreira. Então, para atualizar o currículo e subir mais um degrau na escada corporativa, confira as opções de pós da Faculdade Anhanguera, que tem um portfólio com mais de 500 cursos, e comece já a sua especialização!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades