Conhecer mercado e concorrência é ideal para atuar com Marketing: como fazer isso?

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Você já pensou em atuar com marketing, mas ainda não sabe o que é necessário para se destacar nesse mercado? Então, saiba que ficar por dentro de tudo o que acontece no setor e conhecer os concorrentes são fatores fundamentais para conseguir boas oportunidades.

Atualmente, o setor de Vendas e Marketing está entre as prioridades para alocação de recursos financeiros, especialmente nas grandes companhias. Isso significa que a contratação de profissionais da área também está aumentando.

Mas, se por um lado muitas empresas estão investindo bastante em marketing nesse período de reaquecimento da economia, por outro significa que a competitividade também estará bastante alta.

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Diante deste cenário, as melhores vagas de emprego ficarão com as pessoas que demonstrarem profundo conhecimento sobre o mercado e a concorrência. Se você quer saber como fazer isso, continue acompanhando este artigo.

Como deve ser o profissional que deseja atuar com marketing

Se há alguns anos uma das principais habilidades do profissional de marketing deveria ser a criatividade, podemos afirmar que hoje o perfil é outro.

Segundo a pesquisa Robert Half e Insper com 300 executivos c-level, o candidato ideal para a área de marketing e vendas precisa saber tomar decisões baseadas em dados, ter perfil inovador e, principalmente, conhecer seu mercado e os principais competidores.

A seguir, te contamos um pouco mais sobre as principais habilidades exigidas dos profissionais de marketing atualmente. 

Data driven 

Hoje, no mercado do marketing é fundamental que as decisões sejam data driven, ou seja, baseadas em dados. É com base nas informações dos consumidores que analistas e gestores de marketing conseguem prever suas necessidades, seus desejos e quais serão seus comportamentos futuros.

Dessa forma, é possível ter insights para desenvolver estratégias personalizadas e aumentar o ROI (Retorno Sobre Investimento). Também é através dos dados que o profissional de marketing poderá medir e melhorar suas estratégias em tempo real, otimizando os custos da empresa. 

Por isso, é fundamental que quem trabalhe com marketing hoje saiba coletar, organizar e analisar informações.

Focado em inovação

Empresas de todos os setores estão investindo mais em suas estratégias de marketing, mas vale destacar que o e-commerce tem sido protagonista nessa retomada.Com muitos lojistas migrando para as vendas online, a concorrência aumenta – e é nesse momento que o mercado precisa mais de inovação. 

Nesse contexto em que as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente saem na frente, é cada vez mais necessária a presença de profissionais inovadores. Portanto, saber buscar novas oportunidades e soluções é imprescindível para se destacar na carreira em Marketing.

Conhecedor do mercado e da concorrência

Se dominar as informações dos clientes é importante, conhecer o mercado em que a empresa atua e seus concorrentes diretos e indiretos também contribui para um planejamento mais inteligente. 

Ao conhecer melhor o mercado em que você atua, é possível criar um vínculo com o seu público, melhorar a comunicação com os clientes e identificar cenários e tendências futuras.

Já o estudo da concorrência e de como ela se porta nesse mercado, como atrai seus clientes e se destaca de outras empresas, é essencial para conseguir ganhar vantagem competitiva. Afinal, só é possível se diferenciar das outras marcas se você souber o que elas estão fazendo. 

Como conhecer o mercado e a concorrência 

Agora que você já sabe qual é o perfil esperado de quem quer atuar com marketing, vamos entender melhor como é possível se manter informado sobre o mercado e seus concorrentes. Veja a seguir algumas maneiras de fazer isso. 

1 – Faça um benchmarking competitivo

O benchmarking competitivo serve para medir onde a sua marca se encontra em comparação com a concorrência.

Alguns passos para fazer um bom benchmarking podem ser os seguintes:

  • Definir os objetivos da empresa e o que deseja melhorar;
  • Identificar quais marcas têm os melhores desempenhos;
  • Escolher as estratégias possíveis de aplicar na empresa em que você trabalha;
  • Adaptar essas estratégias para a realidade da sua marca.

Esse método pode ajudar a medir a performance das outras marcas, identificar tendências da indústria e insights sobre a audiência dos concorrentes e, principalmente, ajudar a definir estratégias com cursos e riscos reduzidos.

Leia também: Entrevista com profissional do Marketing: como criar conexão com clientes e entregar valor

2 – Esteja atento às redes sociais e internet

Acompanhar o site e as redes sociais das empresas que estão no mesmo mercado que o seu é fundamental para o profissional de marketing.

Ao seguir outras marcas, é preciso analisar como é o relacionamento e a interação com os clientes, quais são as estratégias e as ferramentas que eles usam para gerar engajamento nas redes.

Uma boa forma de fazer isso é aprendendo a usar uma ferramenta chamada SemRush. Através dela, é possível monitorar não só a presença online da empresa em que você trabalha como também a dos seus concorrentes.

Você também pode começar a usar o Google Alerts. Basta colocar o nome da empresa que você quer monitorar e das palavras-chave relacionadas ao seu ramo para receber uma notificação sempre que elas forem mencionadas na internet. 

3 – Participe de webinars e eventos

Participar de webinars – palestras de especialistas gravadas ou ao vivo com intuito educacional – é uma excelente maneira de se atualizar e aprender mais sobre o seu setor. Para ficar por dentro da agenda de webinars, assine a newsletter de marcas, consultorias e profissionais do ramo que são do seu interesse.

Outra forma de saber sobre as novidades do mercado e lançamentos das marcas mais importantes são as feiras.

Como vimos, o profissional que deseja ter sucesso ao atuar com marketing precisa ser orientado a dados, inovador e conhecedor do seu mercado. Ao construir esse perfil, você será capaz de definir melhores estratégias, diminuir riscos e garantir melhores resultados para empresa, e com isso, ganhar protagonismo profissional.

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