Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é autodisciplina e como desenvolvê-la em 5 passos

autodisciplina

O desenvolvimento de soft skills se tornou um dos grandes protagonistas do mercado de trabalho nos últimos anos, não é mesmo? Aos poucos, os profissionais e as empresas começaram a compreender a importância de ter habilidades emocionais para ter êxito no ambiente de trabalho. Uma delas, inclusive, é a autodisciplina. Você já ouviu falar nela?

Dentre todas as soft skills, ter disciplina se encaixa na categoria de habilidades que muitos consideram ser impossível de desenvolver, ou seja, um traço de personalidade que nasceria com as pessoas. Contudo, isso não é verdade. Todos podem estabelecer um plano para se tornarem disciplinados, e hoje você vai aprender como fazer isso.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Agora, vamos começar falando mais sobre o conceito de ser autodisciplinado. Continue lendo para descobrir todos os detalhes dessa competência comportamental.

O que é autodisciplina?

Ela é a capacidade de disciplinar você mesmo, ou seja, ter o autocontrole necessário para cumprir suas tarefas, manter uma rotina regrada, ter consistência nas suas entregas no trabalho e atingir objetivos, sejam eles pessoais, sejam eles profissionais.

Por exemplo, é preciso ter muita disciplina para sair de uma vida sedentária para um dia a dia que contempla atividades físicas. Da mesma maneira, é essencial ter esse autocontrole para estabelecer uma meta de crescimento na carreira e seguir todos os passos necessários para chegar até ela.

Manter essa constância, no entanto, não é uma tarefa simples, e por isso tantas pessoas acreditam que apenas aqueles que nasceram disciplinados conseguem ser assim na vida pessoal e na carreira. Aqui, é necessário compreender que desenvolver essa soft skill é um processo diário.

Você vai tentar passar pela autossabotagem, fugir da rotina e voltar aos velhos hábitos, mas é justamente a compreensão da importância dessa habilidade que vai te fazer “continuar na linha”, ou errar e conseguir recalcular a rota para retornar ao caminho inicial.

Como se tornar uma pessoa autodisciplinada?

Já que começamos a falar sobre o desenvolvimento dessa característica, que todos podem ter ou aperfeiçoar ao longo da vida, que tal uma lista de dicas para você tirar de vez essa meta do papel? Veja agora 5 pontos que vão nortear a sua caminhada rumo a uma vida mais disciplinada, consciente e consistente.

1 – Saiba que esse processo não é fácil ou simples

Como foi dito há pouco no texto, pode ser que o conceito seja simples na teoria, mas na prática, ele é um pouco mais complexo. Conseguir mudar a rotina e adicionar novos hábitos a ela não é fácil, e para exemplificar, vamos supor que você costuma acordar tarde, mas gostaria de despertar algumas horas antes para aproveitar mais o dia, distribuindo suas tarefas de forma mais inteligente ao longo das horas.

Por mais que você tenha um ótimo motivo para mudar esse hábito, também existe um motivo para você acordar sempre tarde, e pode ser difícil se desapegar dele para abraçar uma nova forma de viver, por mais que esta também tenha excelentes benefícios.

Sendo assim, fica mais fácil entender por que desenvolver constância é um processo, certo? Mudar hábitos não é algo simples, mas é possível e vai fazer uma grande diferença na sua vida, inclusive na sua carreira.

2 – Entenda que você terá que reforçar essa habilidade continuamente

Um grande erro é achar que, uma vez que você conseguiu ser mais disciplinado, cumprir com combinados e metas, e ter novos hábitos cotidianos, isso nunca mais vai mudar. Na realidade, para ter sucesso nessa empreitada, você terá que reforçar a disciplina o tempo todo.

Cair na tentação de não ir alguns dias na academia, ficar mais uns minutinhos no almoço, deixar para resolver aquele relatório do trabalho em um outro dia é muito fácil, e essas vontades vão continuar aparecendo no seu dia a dia. Dessa forma, se você acreditar que o autocontrole está garantido, pode cometer um grande erro.

3 – Comece aos poucos, estabelecendo algumas metas

Você já percebeu que o caminho é complexo, não é mesmo? Por isso, a melhor forma de começar essa jornada é aos poucos, para você testar os seus limites e entender mais sobre a capacidade de se autocontrolar.

Inicie com algumas metas, como manter a caixa de e-mails sempre limpa ou chegar todos os dias no horário certo, e avalie o seu progresso. Aqui, vale tomar cuidado com a empolgação do começo de uma nova atividade. Nos primeiros dias, você vai estar animado, então cumprir as metas vai ser mais fácil. No entanto, tudo pode mudar nos dias e semanas seguintes.

Passada a animação inicial, talvez você se lembre de como era mais fácil deixar os e-mails acumularem ou poder dormir mais alguns minutinhos de manhã. Aqui entra a necessidade de se vigiar e fazer de tudo para não ceder aos impulsos, o que é mais fácil quando se começa aos poucos.

4 – Crie uma rotina estruturada

Uma ótima maneira de seguir uma trajetória de sucesso é entender que nem sempre você vai estar motivado. Se você colocar toda a responsabilidade em ser disciplinado na motivação, provavelmente o plano vai dar errado, porque é impossível estar motivado o tempo todo.

O êxito da sua jornada está em compreender que, em alguns dias, não vai ser a coisa mais legal do mundo acordar mais cedo, limpar a mesa do trabalho ou fazer atividades físicas. Mas tudo isso é necessário, e essa é a chave da disciplina.

Sendo assim, a melhor forma de conseguir manter essa nova constância é ter uma rotina estruturada, que você segue todos os dias. Isso vai te ajudar a cumprir todas as tarefas, se acostumar com elas e dar mesmo espaço para aquela vontade de voltar aos hábitos anteriores.

5 – Aceite que você ainda vai errar bastante

O processo narrado aqui é o caminho ideal, contudo, nem sempre ele vai ser seguido sem alguns obstáculos e desvios na trajetória. É normal ter que começar o desenvolvimento mais de uma vez, e por mais que a frustração possa te fazer pensar em desistir, lembre-se que não há nada de errado em errar.

O importante é reconhecer os motivos para os erros, avaliar o que pode ser feito de outra forma e tentar mais uma vez. Contudo, se esse processo de recomeço se repetir muitas vezes, pode ser o caso de olhar para o seu plano e entender que algo não está adequado, afinal, o objetivo é conseguir ser constante e manter a disciplina.

Além do desenvolvimento de soft skills, como a autodisciplina, outra maneira de conseguir destaque no mercado de trabalho é com uma especialização. Fazer uma pós-graduação EAD, por exemplo, vai chamar a atenção de recrutadores e empresas, que estão cada vez mais em busca de profissionais altamente qualificados e comprometidos com suas carreiras. Não deixe essa oportunidade passar e inscreva-se agora!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades