Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como controlar a ansiedade em uma entrevista de emprego?

como controlar a ansiedade em uma entrevista de emprego

Você costuma ficar ansioso diante de algum evento importante? O nervosismo pode atrapalhar o seu desempenho, e em situações corporativas, a situação fica ainda mais delicada. Por isso, vale a pena saber como controlar a ansiedade em uma entrevista de emprego e o que fazer para impedir que o recrutador perceba qualquer sinal de inquietude.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a ansiedade é um transtorno sério, e precisa ser trabalhada com um profissional da área da psicologia. Com a ascensão da pandemia, muitos foram atingidos por essa condição, mas a boa notícia é que existem tratamentos adequados.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Segundo a American Psychological Association, a ansiedade pode ser caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e até mudanças físicas, como aumento da pressão arterial. Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente têm pensamentos ou preocupações intrusivas recorrentes e evitam certas situações por preocupação.

A ansiedade ainda pode levar a sintomas físicos, como:

  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Tontura;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Em outras palavras, deve ser encarada como um problema de saúde, e como tal, acompanhada seriamente pelo profissional.

No entanto, algumas práticas podem suavizar, a curto prazo, esses picos de ansiedade proporcionados por eventos como a entrevista de emprego. Seguem algumas dicas para que você consiga lidar melhor com esse momento:

5 dicas de como controlar a ansiedade em uma entrevista de emprego

1 – Treine em casa 

É mais fácil se sentir ansioso e inseguro se você estiver totalmente despreparado para o que virá pela frente. 

Assim, revisar suas qualificações e suas outras experiências na área, treinar (sozinho ou com alguém) possíveis respostas para a entrevista e até mesmo praticar a entrevista em outro idioma, por exemplo, pode ser essencial para aumentar sua confiança.

Além de te deixar mais tranquilo, treinar em casa ajuda a não ser pego desprevenido naquelas questões de sempre, abrindo espaço para que você pense em respostas mais elaboradas e criativas.

A ansiedade te faz dizer coisas na impulsividade, e impede de pensar com clareza e calma, por isso já ter algumas respostas como carta na manga pode ajudar.

2 – Planeje tudo com antecedência 

Você sabe onde é a empresa? Se for presencial, sabe como chegar? Com quem deve falar quando chegar e qual recrutador está responsável por sua entrevista? Que roupa vai vestir? Quanto mais informações você tiver com antecedência, melhor vai ser quando o dia da entrevista chegar.

Isso porque parte da ansiedade desse momento está relacionada ao medo de algo dar errado. No que diz respeito a você, seu discurso e suas qualificações, é possível treinar, como já pontuamos antes. No entanto, há diversos fatores externos.

É por isso que você deve fazer uma boa pesquisa antes, deixar tudo anotado e elaborar, inclusive, o cronograma de como vai ser no dia, para que não haja nenhum atraso. Pense: é muito melhor chegar com antecedência no local do que atrasado. E isso vale tanto para entrevistas presenciais quanto remotas. 

3 – Pesquise sobre a empresa

O recrutador vai te perguntar por que você se encaixa no cargo ou por que você tem interesse em entrar naquela empresa. Pesquisar sobre a história e os ideais da companhia pode te ajudar a responder essas questões com propriedade e adquirir mais confiança. Quanto mais à vontade estiver com aquele assunto, menos ansioso vai se sentir. 

4 – Tenha uma boa noite de sono 

Na noite anterior à entrevista, é bem provável que seja difícil conseguir dormir, se você estiver muito ansioso. Por isso, uma ideia é se deitar um pouco mais cedo do que o costume, para garantir que se tenha uma boa noite de sono. 

Mexer no celular antes de dormir só vai te atrapalhar, então a dica é deixar as redes sociais de lado pelo menos uma hora antes.

Um banho e uma bebida quente antes de dormir também podem ser aliados na tarefa de conseguir uma noite tranquila antes da entrevista. 

Assim, você acorda bem disposto e pode lidar com a situação com mais calma. Uma noite mal dormida é apenas um passo a mais na direção da ansiedade.

5 – Aposte em hábitos saudáveis 

Alguns hábitos podem te ajudar a manter a ansiedade sob controle, como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Aderir a esses hábitos durante as semanas que antecedem a entrevista de emprego facilita a tarefa de manter a mente em equilíbrio.

Algumas atividades relaxantes, como meditação, yoga, ou até exercícios de respiração, também têm potencial para livrá-lo da ansiedade, pelo menos a curto prazo.

 Em suma, o melhor meio de como controlar a ansiedade em uma entrevista de emprego é estar à frente das possíveis adversidades. Um currículo com uma pós-graduação também faz com que você tenha destaque em processos seletivos. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades