Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Veja 7 indícios que você está se autossabotando no trabalho

autossabotando

Queda de rendimento, insatisfação com o trabalho, improdutividade e aumento do desgaste físico e mental são problemas profissionais que qualquer um pode enfrentar. Mas você sabia que eles podem ser causados, entre outros fatores, por você estar se autossabotando

Essa prática pode ser muito comum, principalmente em ambientes de trabalho desorganizados e quando o profissional está sobrecarregado na sua atual função.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Nessas situações, a alta carga de obrigações e a dificuldade em estruturar uma rotina de produção desmotiva o colaborador a produzir com qualidade, causando a impressão de que ele não é capaz de atuar em alto nível. 

Entenda melhor sobre como ocorre a autossabotagem e como combatê-la eficientemente!

O que é autossabotagem no trabalho?

O profissional está se autossabotando no trabalho quando, desmotivado ou insatisfeito, toma atitudes que contrariam seus objetivos profissionais, causam estagnação e prejudicam os rumos da sua carreira. 

Entre as atitudes mais comuns estão a procrastinação, o medo de enfrentar desafios, a negação de promoções de cargo por receio de sair da zona de conforto e a recusa em assumir projetos maiores por acreditar que não dará conta das responsabilidades.

Em resumo, a autossabotagem faz com que você seja o seu maior obstáculo, trabalhando contra o seu progresso na carreira. Muitas vezes, ela se retroalimenta, causando pensamentos pessimistas sobre sua capacidade, que são reforçados por um mau trabalho que só acontece porque você não consegue focar em dar o seu melhor. 

O erro de muitos líderes é não perceber que um colaborador está preso neste ciclo e por isso não consegue evoluir seu trabalho. Portanto, cabe ao próprio profissional refletir sobre sua situação e identificar se ele está se autossabotando ou não. 

7 indícios de que você está se autossabotando no trabalho

1 – Muita procrastinação

Quando você começa a trocar suas responsabilidades diárias por distrações como redes sociais, games, entretenimento via streaming ou qualquer outra atividade que tire seu foco do trabalho é o momento de ligar seu sinal de alerta. 

A procrastinação é um dos primeiros indícios de que você está praticando autossabotagem, pois evidencia que, mesmo reconhecendo que possui prazos a cumprir, você ignora suas tarefas para priorizar atividades que te dão prazer imediato. 

Ao perceber que está procrastinando constantemente, reflita sobre o que está te levando a tomar essas atitudes e procure formas de corrigir este comportamento. 

2 – Desatenção com prazos e prioridade de entregas

Se enrolar com suas entregas e parar de prestar atenção em quais são os prazos que você precisa cumprir é outro claro sinal de autossabotagem. 

Com o cansaço e desinteresse surgidos da autossabotagem, você começa a fazer tudo no modo automático, perde a noção de organização, esquece que para dar conta de tudo você precisa ter uma rotina e segui-la fielmente. 

Com isso, você só consegue lembrar dos prazos próximo da data de entrega ou quando seu líder cobra a entrega atrasada e, em ambas as situações, você se prejudica profissionalmente, pois será impossível cumprir com o acordado no início do projeto. 

3 – Estafa mental e física

Sabe a sensação de cansaço excessivo, desproporcional ao tempo e esforço que você empregou nas suas atividades naquele dia? Isto é uma estafa e um sinal que, além da sua produtividade, sua saúde está sendo afetada pela autossabotagem. 

Ela fica mais clara quando você acorda cansado, com a impressão que, mesmo depois de uma longa noite de sono, ainda não relaxou o suficiente. Além da falta de foco, a estafa pode te causar dores musculares, de cabeça, sensação de tristeza profunda, ansiedade e crises de pânico. 

Nesses casos, além de procurar uma maneira de combater sua autossabotagem, o melhor a se fazer é procurar um psicólogo e realizar um tratamento específico para o seu caso.

4 –  Insegurança em aceitar promoções e novos desafios

Quando um profissional se sente muito inseguro diante de novos desafios, como uma promoção para um cargo com mais responsabilidades, acaba declinando do convite por medo de não conseguir dar conta desta nova etapa. 

Este é um sinal claro de autossabotagem. Todo profissional almeja o crescimento da própria carreira, logo uma atitude que seja a recusa dessa evolução deve causar preocupação e ligar o seu sinal de alerta.

Você sempre deve ponderar sobre o que causa essa insegurança e combatê-la. O desejo de ficar na zona de conforto nunca pode impedir sua evolução profissional. 

5 – Ficar muito tenso em momentos decisivos

A tensão é boa quando ela te motiva a se superar ou te dá forças para resolver problemas complexos. No entanto, muitas vezes, ela pode te atrapalhar em momentos decisivos e impedir que você pense de maneira estratégica. 

A tensão excessiva pode ser um sintoma de autossabotagem porque demonstra insegurança. Um profissional confiante no próprio potencial consegue se proteger nos momentos certos, pois sabe da sua capacidade em superar desafios. 

6 – Evitar contato com seus colegas

Um profissional que está em processo de autossabotagem costuma se isolar dos colegas de equipe, pois o sentimento de desmotivação leva o colaborador a priorizar momentos de solidão ou, então, ficar excessivamente quieto mesmo durante uma socialização. 

Se você perceber que este processo está acontecendo com um colega, procure conversar com ele e entender como você pode ajudá-lo. Se você estiver passando por isso, busque o aconselhamento do seu líder de equipe. 

7 – Não buscar o aprimoramento

Todo profissional que almeja chegar ao sucesso busca aprimorar seu conhecimento em algum momento da carreira. Não nutrir esse sentimento pode ser um sinal de autossabotagem, visto que ele pode ser causado pela desmotivação em apostar no seu próprio potencial. 

Entenda a importância de ter uma pós para a sua trajetória profissional e faça esse investimento. O contato com novos profissionais pode, inclusive, te ajudar a enxergar o quanto você é capaz de produzir com qualidade.

Se você acredita que está se autossabotando, a especialização Unopar EAD fornece todas as ferramentas para você superar essa fase. Conheça os cursos e invista no seu crescimento profissional!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades