Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é procrastinação e como evitá-la em 3 passos

o que é procrastinação

Sabe quando você senta para estudar ou fazer um trabalho e qualquer outra coisa parece mais interessante? Você vai adiando até não poder mais, se distrai com facilidade e, quando se dá conta, precisa correr contra o tempo para concluir a tarefa. Já passou por isso? Basicamente, essa é a definição de o que é procrastinação.

A procrastinação é o adiamento de tarefas, algo que pode acontecer em diferentes situações – seja no campo pessoal ou profissional. Especialmente no trabalho, pode atrapalhar muito o desempenho de um colaborador. Afinal, ao procrastinar, é comum que as tarefas sejam feitas com atraso e má qualidade. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Superar a procrastinação é um desafio para muita gente. Para te ajudar a lidar com o problema, preparamos um artigo completo sobre o tema. Confira!

O que é procrastinação?

Procrastinar é o ato de adiar tarefas sem um motivo real para isso. Quem procrastina acredita que é melhor deixar para depois e resolver isso outra hora. A pessoa vai adiando tanto a tarefa que, quando se dá conta, precisa correr contra o tempo para concluí-la. 

A procrastinação pode se manifestar de várias formas. Geralmente, o procrastinador faz uma série de outras atividades mais prazerosas antes de trabalhar de fato. 

Por exemplo, quando é uma tarefa mais complicada, se convence de que é preciso arrumar todo o ambiente antes de sentar para colocar a mão na massa. No home office, isso é ainda mais fácil de acontecer. 

As situações são diversas e podem acontecer de diferentes formas. Mas, uma coisa é certa: muitas vezes, quem procrastina descumpre prazos ou entrega um trabalho abaixo da qualidade por conta do pouco tempo que restou para se dedicar. 

O que é procrastinação e como evitá-la em 3 passos

Como consequência, esse adiamento para fazer as obrigações tem impacto direto na vida pessoal e profissional das pessoas.

Por que não procrastinar?

Já deu para notar como a procrastinação atrapalha a vida de uma pessoa, né? A qualidade e o rendimento no trabalho ou nos estudos diminuem, podendo ter consequências sérias para a vida do profissional. 

Ao procrastinar, você pode perder prazos de entregas que nem sempre são negociáveis. Isso pode te impedir de concluir um curso, melhorar de posição no trabalho e alavancar a carreira. Além disso, um colaborador conhecido por procrastinar acaba sendo mal visto no mercado. 

Essas não são as únicas consequências. A procrastinação também pode interferir na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. 

Para algumas pessoas, a procrastinação está ligada à sensação de alívio, afinal, já que a tarefa ficou para depois, é possível relaxar. No entanto, esse alívio não dura muito tempo, uma vez que a obrigação não deixou de existir, ela apenas foi transferida para outro momento. 

Nessa lógica de deixar para depois, o tempo vai passando e a pessoa fica com pouco tempo para se dedicar ao trabalho. Em um cenário como esse, é como sentir angústia, ansiedade, estresse, insegurança e até frustração. 

Esses aspectos emocionais também afetam a saúde dos indivíduos, podendo provocar até sintomas físicos – como dores de cabeça e tensão muscular. 

Como parar de procrastinar?

Não há dúvidas sobre a importância de lutar contra a procrastinação, mas como fazer isso? Para te ajudar, listamos três passos que vão contribuir para você parar de procrastinar. Veja!

1 – Evite distrações

Evitar distrações é o primeiro passo para parar de procrastinar. Você pode deixar o celular no modo silencioso, não acessar as redes sociais e evitar conversar com outras pessoas enquanto cumpre aquela tarefa. A princípio pode parecer difícil, mas são atitudes que fazem toda a diferença.

Outro ponto importante e que contribui para o foco é reservar um ambiente limpo, tranquilo e organizado para trabalhar. Cuidado, não deixe para organizar o espaço na hora de trabalhar. Essa é mais uma armadilha da procrastinação!

2 – Estabeleça um cronograma (e cumpra)

Que tal criar um cronograma com todos os prazos que você tem? Organize as entregas conforme o dia, semana e mês. Assim, você consegue ter uma visão do todo e se organizar melhor para realizar as tarefas de acordo com a data de entrega. 

Para ajudar, você pode usar ferramentas online como o Google Agenda, Trello e Asana. São recursos práticos e funcionais que auxiliam a não se perder com as tarefas.

3 – Crie metas fracionadas

Para não procrastinar, é preciso ser realista. Não adianta colocar um prazo curto para um grande projeto. Se você tem o hábito de procrastinar, dificilmente dará conta da demanda. A dica é dividir suas metas em prazos mais curtos. Dessa forma, você consegue trabalhar um pouco a cada dia de maneira mais realista e sem ficar sobrecarregado. 

Agora que você já sabe o que é procrastinar e como driblar o problema, é hora de tirar os planos do papel. Que tal fazer aquela pós-graduação que você está adiando há tanto tempo? Aproveite para colocar as dicas em prática e alavancar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades