Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

6 benefícios de fazer terapia: veja o impacto na carreira

benefícios de fazer terapia

Nos últimos anos, as empresas começaram a olhar com um pouco mais de carinho para a questão da saúde mental dos colaboradores. Mudanças na forma de trabalhar e mais estudos sobre o tema acenderam um alerta para os gestores: o cuidado psicológico também precisa ser uma prioridade, já que os benefícios de fazer terapia impactam de forma positiva tanto a vida pessoal dos trabalhadores quanto a vida profissional.

Um recente estudo da empresa Zenklub, inclusive, revelou que colaboradores que fazem terapia tendem a ficar 30% a mais de tempo nas companhias onde trabalham.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A pesquisa avaliou uma base de 3,1 mil funcionários de organizações que são clientes da Zenklub, revelando que os trabalhadores que fizeram mais de 4 sessões de psicoterapia ficaram ao menos 363 dias no emprego. Enquanto isso, os colaboradores que não tiveram a mesma frequência na terapia ficaram 278 dias no trabalho.

Esse dado deixa claro que a saúde mental não é uma questão “pequena” ou “menor”, quando comparada à saúde física. Ela precisa ser uma prioridade para as companhias, que devem zelar pelo bem estar de seus colaboradores, e também precisa ser tratada com seriedade pelos profissionais.

Para ilustrar ainda mais a questão e te mostrar os benefícios da psicoterapia, separamos 6 motivos que vão tirar suas dúvidas sobre o tema. Assim, você vai descobrir como sua vida pode ficar melhor com a prática e, quem sabe, procurar um profissional para iniciar as suas sessões.

Benefícios de fazer terapia: 6 motivos para te inspirar

1 – Priorizar você e a sua saúde

Antes de mais nada, você deve buscar a terapia pensando em melhorar a sua saúde, ou seja, como uma forma de autocuidado e forma de priorizar você mesmo. Afinal, a psicoterapia é um tratamento que busca o aprimoramento da sua vida e forma de lidar com tudo que te rodeia.

Sendo assim, tenha em mente que todo o processo decorrente do tratamento vai impactar todos os lados da sua vida, incluindo o profissional.

2 – Desenvolver autoconhecimento e entender seu propósito

O principal foco da terapia é conseguir olhar para si mesmo e entender mais sobre você. E esse é justamente um processo de autoconhecimento, que vai buscar o seu propósito, os motivos que explicam seus comportamentos, opiniões e decisões, a forma de enxergar e viver a vida e, consequentemente, o papel da carreira da sua vida.

Dessa maneira, por mais que a terapia não seja um processo rápido e de resultados imediatos, no longo prazo você vai desenvolver e melhorar uma série de pontos, ter mais clareza sobre si mesmo, o que passa pelo trabalho. Assim, você vai ser capaz de se tornar um profissional ainda mais focado, objetivo, confiante e ciente de seu propósito para a vida.

3 – Inteligência emocional: aprender a lidar com os desafios da vida

Bom, já deu para perceber que a terapia pode tocar em questões mais dolorosas, certo? Isso faz parte do processo e vai te ajudar a desenvolver inteligência emocional, ou seja, saber lidar com desafios e as coisas nem tão agradáveis que acontecem na vida. E tem como falar de desafios sem mencionar o lado profissional?

Eles estão presentes o tempo todo na sua carreira, e ter inteligência emocional é fundamental para conseguir superá-los da melhor forma possível. Assim, você consegue compreender, calibrar e lidar com as suas emoções de forma inteligente, sem deixar que os sentimentos tirem o seu foco e atrapalhem seus objetivos.

4 – Resolver traumas e questões do seu passado

A parte de tocar questões mais sensíveis passa, geralmente, por uma visita ao seu passado. Muitas vezes, pontos que podem parecer bobos e sem importância, especialmente na infância, criam traumas e deixam marcas para o resto da vida. E é justamente na busca desses marcos que a terapia encontra questões chave, que podem até influenciar na forma como você vive hoje em dia.

Olhar para esses problemas de forma consciente, e sempre com o suporte de um psicólogo, aos poucos te ajuda a se livrar de medos irracionais, travas mentais, resistências e receios que estão ligados ao seu lado emocional.

5 – Aprender a ter mais empatia

Aprender a se enxergar e ter um olhar mais gentil sobre si mesmo tem um efeito interessante nas relações. A partir desse exercício, as pessoas aprendem a ser mais empáticas com os outros, afinal, ela compreende a si e entende que todas as pessoas têm questões próprias, que merecem mais tolerância.

Como resultado, todos os seus relacionamentos vão se beneficiar dessa nova postura, incluindo a interação com colegas de trabalho. Ter a clareza de que as pessoas são diferentes, passam por momentos complicados e têm seus motivos é fundamental para conseguir trabalhar em equipe, e é justamente isso que a terapia promove.

6 – Aprimorar muitas outras soft skills

Por fim, tenha em mente que os benefícios de fazer terapia incluem o desenvolvimento de uma série de soft skills. É o resultado do autoconhecimento e da resolução de questões antigas, que incentivam a resiliência, a flexibilidade, a comunicação e muitas outras habilidades comportamentais, que estão cada dia mais em alta nos processos seletivos das empresas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades