Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

7 exemplos de autocuidado para colocar em prática ainda hoje

exemplos de autocuidado

Um termo que se popularizou nas redes sociais, em especial em debates sobre saúde mental, é o autocuidado. Cada vez mais, nos deparamos com o assunto tanto no mundo virtual quanto no presencial. Por isso, elaboramos um pequeno guia para falar sobre o tema, incluindo exemplos de autocuidado que você pode colocar em prática a partir de agora.

Continue lendo o texto e descubra mais sobre esse conceito e a sua importância na atualidade.

O que é autocuidado?

O autocuidado nada mais é do que o cuidado de si. Por mais que, muitas vezes, ele esteja associado a rotinas de beleza e cuidados com a pele, na realidade, ele é mais complexo do que isso.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Existem milhares de maneiras de aplicar o autocuidado e olhar para si mesmo, mas no geral, ele pode ser definido como um conjunto de práticas que, combinadas, auxiliam na busca por uma melhor qualidade de vida. Dessa maneira, ele está estritamente ligado à saúde e o bem-estar

Quais os benefícios do autocuidado?

Esse conjunto de práticas possui uma importância central na vida de qualquer pessoa, afinal, elas garantem que você está suficientemente focado em si para ter uma rotina equilibrada e saudável.

Sendo assim, podemos citar inúmeros benefícios do autocuidado, incluindo seu papel como facilitador do autoconhecimento, o auxílio na busca por uma vida balanceada, melhora na autoestima e autoconfiança e também um efeito coadjuvante no controle de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Além disso, também podemos citar a contribuição para aumentar a produtividade e a criatividade e desenvolver um melhor senso de autopreservação e amor próprio. Quando você passa a olhar mais para si, desenvolve uma relação mais gentil e carinhosa com você mesmo, contribuindo para atitudes e decisões ponderadas e que não te prejudicam em detrimento de outras pessoas.

Como praticar o autocuidado diariamente?

Entendeu por que ele é tão importante, certo? Então, para que esperar para colocar tudo isso em prática? Com o objetivo de te inspirar ainda mais, veja 7 exemplos que você pode praticar a partir de agora.

1 – Melhore a sua alimentação

Já entendemos que o autocuidado está diretamente relacionado a manter a sua saúde equilibrada. Por isso, não deixe de priorizar uma parte fundamental da saúde: a sua alimentação.

Procure manter uma dieta balanceada, procure suporte de nutricionistas, se necessário, e veja como pequenas mudanças vão fazer toda a diferença. Você vai perceber que sua disposição e energia serão renovados.

2 – Pratique atividades físicas

Da mesma maneira, se exercitar é essencial para a sua saúde e bem-estar no geral. Além de ajudarem com a saúde física, eles também contribuem positivamente para a saúde mental e a sua autoestima.

Fazer atividades físicas melhora a sua relação consigo mesmo, na busca por um presente e futuro saudáveis e também em pontos como a sua memória e raciocínio.

3 – Tenha uma rotina

Você não precisa ser extremamente metódico e organizado, contudo, pensar em uma rotina te ajuda a criar um senso de pertencimento com a própria vida. Dessa maneira, você consegue executar tarefas com mais facilidade, evita momentos de pura procrastinação e, ao mesmo tempo, consegue separar períodos específicos de lazer, relaxamento e descanso.

Muitas vezes, não ter uma rotina pode te prender em um ciclo vicioso, em que o trabalho e as obrigações são intermináveis e te afastam de uma vida mais saudável, com tempo para si mesmo.

4 – Organize o seu tempo

Falando em tempo, use a estratégia da rotina para pensar de forma estratégica e inteligente sobre a gestão dos seus dias. Organizar o tempo de forma que você se dedique o suficiente em todos os “pratinhos da vida” é fundamental para conseguir olhar para o cotidiano com outros olhos.

Assim você é capaz de perceber o que vale a pena, o que pode ser cortado e o que precisa de mais dedicação, ajudando nesse processo de autoconhecimento e autocuidado.

5 – Tenha momentos apenas para você

Cuidar de si mesmo também significa ter momentos que são apenas seus. Ao pensar na criação de uma rotina e na organização do seu tempo, sempre considere algumas horas para fazer apenas aquilo que você gosta.

Pode ser um momento de lazer, descanso ou aprendizagem, mas o importante é ver esses períodos como prioridade, e não apenas atividades para realizar caso sobre tempo.

Para te dar algumas ideias, veja as possibilidades abaixo.

  • Assista séries e filmes
  • Leia livros
  • Tome banhos relaxantes
  • Aprenda uma habilidade nova, como cozinhar, bordar ou tocar um instrumento musical
  • Aprenda um novo idioma

6 – Estude temas do seu interesse

Outra ótima ideia é estudar assuntos que você gosta. Talvez eles estejam relacionados à sua prática profissional, talvez sejam temas completamente novos. Na realidade, isso pouco importa, porque o essencial é conseguir se dedicar a algo que te interesse, genuinamente.

7 – Cuide do seu sono

Por fim, não se esqueça de outro alicerce da saúde: o sono. Manter uma rotina inclui o esforço de dormir bem e entrar em um processo de “higiene do sono”. Para isso, evite cafeína antes de deitar, fique longe do celular e outras fontes de distração e use outros recursos para fazer desse momento algo agradável e relaxante.

Assim como os outros exemplos de autocuidado, valorizar o seu sono terá efeitos muito positivos na sua vida, seja no presente ou no futuro. O que você está esperando para começar?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades