Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

As suas emoções importam: por que é importante entendê-las?

imagem com o texto as suas emoções importam

Pense sobre o seu dia a dia: você sabe como lidar com as suas emoções? E mais: sabe como identificá-las e interpretá-las? Responder essas perguntas pode não ser tão simples assim, mas é importante refletir sobre o assunto. Afinal, as emoções fazem parte da nossa rotina e, principalmente, do nosso relacionamento com as pessoas – sejam relações pessoais, sejam profissionais. 

Em alguns momentos, dependendo de como nos sentimos, podemos até achar que não estamos no controle dos pensamentos e ações, pois os sentimentos parecem ser mais fortes. Por esse motivo, é comum sentir-se confuso em relação às emoções e ter dificuldade de entender e de expressar o que se sente.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Embora seja algo desafiador, não há como fugir dos sentimentos. Por isso, é essencial trabalhar o autoconhecimento para saber como lidar com eles. Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você encontra dicas de como aceitar, interpretar e expressar as emoções. Confira!

Como aceitar as emoções?

Para começar, é importante compreender que as emoções costumam estar relacionadas aos momentos que estamos vivendo. Por exemplo: sentir felicidade ao alcançar um objetivo muito desejado ou mágoa ao receber uma resposta negativa no trabalho. 

A partir disso, é interessante compreender e aceitar o que se sente ao invés de ignorar ou expressar de maneira impulsiva. Quando estiver sentindo algo, responda as seguintes perguntas:

  • O que é esse sentimento?
  • O que esse sentimento diz sobre essa situação?
  • Por que estou sentindo isso agora?

Essas reflexões serão fundamentais para você conseguir compreender o que sente e reagir de forma mais consciente. 

Como identificar as emoções?

Além de fazer as perguntas citadas no tópico anterior, existem mais alguns caminhos para identificar o que está sentindo. Uma dica é aprender a relacionar os sentimentos com alguns sinais que o seu corpo dá ou reações comuns que você tem. 

Para isso, procure perceber se você tem alguma reação física sempre que sente uma emoção específica. Por exemplo, o medo pode fazer você sentir a garganta apertada. Tente identificar se há um padrão nessas reações, como sempre se sentir ansioso antes de uma reunião com o seu chefe, por exemplo.

É interessante fazer esse exercício de conectar os sentimentos com o seu comportamento. Em alguns casos, você pode se sentir confuso com o que sente, porém, ao observar com calma o seu comportamento, consegue identificar melhor as emoções envolvidas ali. 

Imagine a seguinte situação: a sua expressão facial e o seu tom de voz ficam ríspidos sempre que um colega de trabalho fala com você. O que esses sinais podem indicar? Talvez você esteja magoado ou incomodado com algo? 

Perceber um padrão de comportamento e partir disso buscar o sentimento relacionado também é uma forma de compreender melhor o que se sente. Assim fica mais fácil saber como agir diante da situação e encontrar a forma mais adequada de lidar com esse sentimento. 

Como interpretar as emoções?

Para falar sobre interpretação das emoções, o primeiro ponto é entender que, muitas vezes, os sentimentos estão relacionados às interpretações dos fatos e não ao fato em si. 

É comum achar que o que sentimos está relacionado apenas às situações, mas, na verdade, as interpretações e julgamentos interferem na forma como as emoções se manifestam. 

Isso quer dizer que um mesmo fato pode desencadear diferentes sentimentos. Tudo vai depender da forma como cada um interpreta e julga esse acontecimento. Geralmente, isso acontece de forma tão rápida e até automática, dificultando essa compreensão da interpretação. 

Refletir sobre tudo isso é um caminho para ter mais perspectiva e controle sobre as suas reações emocionais. Além disso, é um potente exercício de autoconhecimento

Como expressar as emoções?

Assim como existem diferentes formas de interpretar, existem várias maneiras de expressar o que se sente e há uma série de fatores que influenciam isso, desde questões culturais até valores familiares. 

Geralmente, as pessoas expressam as suas emoções de duas formas: comunicando-as para as outras pessoas ou mantendo os sentimentos apenas para si mesmo. É importante entender que existem diferentes formas de manifestar o que se sente e aprender a fazer isso proporciona uma série de benefícios. 

Para te ajudar, faça algumas perguntas a si mesmo antes de expressar um sentimento:

  • Quais interpretações ou julgamentos estou fazendo sobre essa situação?
  • Quais são as minhas opções para expressar meus sentimentos?
  • Quais são as consequências de cada opção para mim?
  • Quais são as consequências de cada opção para os outros?
  • Que resultado estou esperando?
  • O que eu quero fazer?

Agora, confira a mensagem que o Anderson Hass, Gerente Sr. de Talent Management, da Cogna, preparou sobre o tema:

Em resumo, emoções podem ser complexas, mas saber como identificá-las e expressá-las de forma saudável é fundamental para melhorar a forma como você se relaciona com os seus sentimentos e com as pessoas. Lembre-se que esse é um processo de aprendizado longo e contínuo. Seja paciente com as suas emoções e reações, mas busque sempre refletir sobre o seu comportamento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades