Ir para o conteúdo
Você na Pós

Benefícios de fazer uma pós-graduação: carreira e desenvolvimento

benefícios de fazer uma pós-graduação

Se você é um profissional que deseja ter sucesso no mercado de trabalho, você já deve ter escutado que há inúmeros benefícios de fazer uma pós-graduação. Contudo, você já sabe exatamente quais são essas vantagens? Por que é tão importante fazer uma pós? E quais pontos positivos você vai conseguir capturar com essa oportunidade?

As especializações são tão importantes, que é possível listar inúmeros pontos positivos de investir em um curso de pós-graduação. Por isso, hoje vamos falar especificamente de carreira e desenvolvimento. Quais são os benefícios da pós para a sua vida profissional, e quais os seus impactos para o futuro da sua carreira?

Para descobrir todas essas vantagens, continue lendo o texto e confira a lista abaixo.

6 benefícios de fazer uma pós-graduação: descubra agora

1 – Aprofundar seus conhecimentos em um tema da área de atuação

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o grande objetivo de se dedicar a uma pós-graduação. Ele é a chance de se aprofundar em um tema específico da sua profissão. Afinal de contas, durante os anos de graduação, as instituições de ensino não conseguem cobrir, com profundidade, todas as possibilidades de carreira de uma faculdade.

Sendo assim, a pós vai aumentar os seus conhecimentos sobre um assunto da sua área de atuação, transformando você em um profissional muito mais completo. Assim, você terá mais insumos para conseguir trabalhar de forma excepcional, com novas habilidades e informações que vão contribuir para os seus resultados profissionais.

2 – Ter a oportunidade de se atualizar na sua profissão

Além de aprender novos conhecimentos, se aprofundando em uma vertente específica, você vai estar no ambiente certo para se atualizar.

Isso acontece porque, tendo em vista que as inovações e evoluções acontecem em todas as áreas, e estão cada vez mais frequentes e rápidas, o que aprendemos na graduação se torna obsoleto em pouco tempo. Por isso, para se manter relevante para o mercado e não perder oportunidades, você precisa estar atualizado, sabendo as tendências, novidades e discussões da sua profissão.

Sendo assim, como os cursos de pós são constantemente atualizados e lançados, como um pós-graduando você terá a oportunidade de estar a par de tudo, o que é um grande diferencial para o mercado de trabalho.

3 – Receber o título oficial de profissional especialista

Enfim, você sabe qual é o resultado dos dois pontos anteriores? Ao finalizar a sua pós, aprendendo conhecimentos novos e atualizados, você vai receber o título oficial de especialista.

Apenas profissionais que concluem a pós-graduação lato sensu podem receber essa titulação. Ela comprova que você desenvolveu habilidades valiosas na sua área e, agora, adquiriu informações para ser um expert no assunto escolhido.

4 – Ganhar destaque e reconhecimento no seu ramo de trabalho

Como consequência, ser um especialista de forma oficial vai transformar a trajetória da sua carreira.

Ao ter esse título, você vai garantir muito mais destaque e reconhecimento no mundo profissional. Afinal de contas, poucos são os profissionais que se dedicam tanto às suas carreiras, ao ponto de serem especialistas em um tema específico. Isso faz com que você esteja um degrau acima de muitos outros colegas, com conhecimentos e habilidades que nem todos possuem.

5 – Sair na frente dos concorrentes em processos seletivos

Inclusive, o destaque e o reconhecimento terão resultados práticos e muito positivos na sua caminhada profissional. Tendo em vista que os pré-requisitos das organizações estão cada vez maiores e mais complexos, bem como a competição por vagas também não para de crescer, ter diferenciais no currículo é o que vai determinar o seu desempenho em processos seletivos.

Então, ao se tornar um especialista, você vai se tornar um profissional ainda mais valioso para o mercado. Com comprovações de que você tem conhecimentos que vão além do básico, é focado, determinado e prioriza a sua carreira, colocando seu desenvolvimento profissional em primeiro lugar. 

6 – Conseguir alcançar novos cargos e aumentar o seu salário

Esse diferencial, aliás, é uma ótima maneira de conseguir atingir lugares ainda mais exclusivos no mercado de trabalho. Com mais conhecimentos e habilidades que a média, você estará apto a concorrer para vagas que precisam de uma expertise maior e, muitas vezes, exigem que os candidatos sejam pós-graduados.

Como resultado, você vai acessar posições de prestígio, com mais oportunidades para assumir responsabilidades e projetos, aumentando a sua experiência, e também com salários mais altos. Inclusive, você sabia que, de acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp, profissionais especialistas podem receber remunerações até 150% maiores do que colegas que ainda não deram esse passo?

Então, gostou de descobrir os benefícios de fazer uma pós-graduação? Isso significa que chegou a hora de garantir todas essas vantagens para o seu futuro profissional. Sem perder tempo, inscreva-se agora mesmo na pós-graduação EAD Anhanguera. Dessa maneira, você vai obter todos os pontos positivos citados no texto, colocando o seu perfil profissional em um novo patamar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades