Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como a pós-graduação pode ajudar a abrir seu próprio negócio

como a pós-graduação pode ajudar a abrir seu próprio negócio

Hoje em dia, existem diversas maneiras de construir uma carreira, não é mesmo? A era de ser apenas o colaborador de uma empresa já passou. Agora, além dessa possibilidade, é muito mais possível que os profissionais sejam empreendedores. Nesse contexto, como a pós-graduação pode ajudar a abrir seu próprio negócio?

Muitas pessoas acreditam que a pós só vale a pena para quem deseja uma jornada no mundo corporativo. Afinal de contas, os cursos de especialização vão te preparar de forma robusta para o mercado de trabalho. Contudo, os benefícios e possibilidades da pós-graduação não param por aí.

Todos os profissionais, inclusive aqueles que desejam empreender, podem se beneficiar das especializações. Elas englobam todas as áreas do conhecimento e são cursos com alta qualidade e conteúdos atualizados, que são valiosos para todos que decidem fazer esse investimento.

Além disso, fazer uma pós é uma excelente ideia para empreendedores por alguns outros motivos bastante estratégicos e direcionados. Ficou curioso para descobrir mais sobre o tema? Então continue lendo e confira os pontos abaixo, que explicam cada um dos argumentos para quem quer ter o próprio negócio.

Como a pós-graduação pode ajudar a abrir seu próprio negócio? Veja 5 passos

1 – Chance de aumentar a sua expertise na área do seu negócio

Antes de mais nada, precisamos destacar que a pós-graduação é a principal maneira de ganhar expertise profissional. Com ela, você vai mergulhar em um assunto específico, voltado para o seu futuro negócio, e aprender de forma robusta e estruturada tudo o que precisa saber para dominar o tema.

Dessa maneira, você vai se tornar um verdadeiro especialista na área, garantindo os conhecimentos e habilidades necessários para conhecer o mercado, entender cada detalhe e ter sucesso na sua empreitada.

2 – Possibilidade de desenvolver novas e importantes soft skills

Empreender é uma atitude que requer muitos conhecimentos técnicos, como mencionamos acima. Contudo, nem só de hard skills vive o empreendedor. Se você quer abrir o seu próprio negócio, saiba que você vai precisar de uma série de competências comportamentais, conhecidas como soft skills.

Afinal de contas, estar a frente de um negócio significa lidar com muitos outros profissionais, saber se comunicar, ser organizado, ter espírito de liderança, ser empático, ter bastante resiliência e visão de futuro. Contudo, você deve estar se questionando: como isso se relaciona com a pós-graduação?

A realidade é que as especializações são experiências altamente valiosas para quem quer desenvolver soft skills. Por mais que o seu grande foco seja a parte técnica, estar imerso em um ambiente acadêmico, com responsabilidades, prazos e foco faz com que você também desenvolva muitas habilidades emocionais.

3 – Espaço para fazer networking e cultivar sua rede de contatos

Ter contatos é extremamente importante em qualquer âmbito do mundo profissional. Então, se profissionais que desejam construir uma carreira corporativa precisam de um bom networking, os empreendedores também necessitam de contatos relevantes para construir um negócio robusto e de sucesso.

Sendo assim, dentre as inúmeras possibilidades de encontrar essas pessoas e cultivar um relacionamento com cada uma, está a pós-graduação. Nela, você terá a chance de conhecer muitos profissionais novos. Eles serão seus colegas, seus professores, tutores e outros profissionais de eventos e palestras. Interessante essa chance, você não acha?

4 – Imersão para abrir sua mente a novas ideias e formas de atuar

Outro grande diferencial da pós é a chance de entrar em contato com muitas ideias novas, tendências, direcionamentos de mercado, novidades e possibilidades. Isso porque os cursos de pós-graduação são atualizados, acompanham o que está acontecendo na economia e no mundo dos negócios, e contam com professores que combinam experiência na área com a efervescência do universo acadêmico.

Assim, esse mundo de novas possibilidades faz com que você abra a sua mente para o novo, entenda novas maneiras de pensar e passe a ser um empreendedor ainda mais atual. Dessa forma, aumentando as chances de inovação e fazendo com que você se torne um empreendedor ainda mais apto para solucionar dores e problemas do seu público-alvo.

5 – Oportunidade de fazer um MBA ou especialização com foco em negócios

Por fim, você sabia que existem especializações focadas em negócios, e que os famosos MBAs também são cursos de pós-graduação?

Master of Business Administration (MBAs) ou especializações em negócios, ambos são focados em profissionais que desejam ter sucesso na área de gestão, liderança e administração de negócios, seja empreendendo, seja como colaborador em outras organizações. Isso significa que existem cursos específicos para você, que quer abrir o próprio negócio e ter acesso a todas as informações importantes para esse passo.

Um exemplo é o MBA online em Empreendedorismo. Com videoaulas, você vai poder estudar quando e onde quiser, conciliando as aulas com as responsabilidades da sua vida e toda a preparação para empreender e fazer o seu projeto deslanchar. Então, gostou de descobrir como a pós-graduação pode ajudar a abrir seu próprio negócio?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades