Ir para o conteúdo
Curiosidades

Imogene King, a pioneira no desenvolvimento da Teoria da Enfermagem

A enfermagem percorreu um longo caminho até conquistar grande prestígio dentro da área médica e oferecer diversas possibilidades de carreira. Antes disso, foram séculos de práticas de cuidado instintivas, que eram repassadas entre as mulheres ou exercidas por pessoas religiosas, até que as profissionais começassem a se organizar e desenvolver estudos e teorias, no final da década de 1950.

Graças às teorias de enfermagem, foi possível moldar a área em aspectos muito importantes, como: entender o papel e o propósito dos enfermeiros dentro da área da saúde; dar um senso de identidade aos profissionais; criar diretrizes de educação; pesquisas e práticas.

Leia mais: Você sabe como surgiram as vacinas? 

Entre as pioneiras no desenvolvimento de teorias de enfermagem estão Dorothea Orem, a brasileira Wanda A. Horta e Imogene King, que fez contribuições importantíssimas para a área e quem vamos conhecer um pouco mais aqui no Blog Portal Pós.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

QUEM FOI IMOGENE KING?

Imogene King nasceu em 30 de janeiro de 1923 em West Point, Iowa, e dedicou boa parte da sua a vida a desenvolver estudos importantes sobre os desafios, decisões e responsabilidades dos profissionais de enfermagem.

Aos 22 anos, se formou na Escola de Enfermagem do Hospital St. John, no Missouri. Em 1948, graduou-se Bacharel em Ciência da Enfermagem na Universidade St Louis, onde também completou o seu mestrado, ainda na área de Ciência da Enfermagem. Mas ela não parou por aí e em 1961 conquistou seu título de doutora pela Teachers College, na prestigiada Universidade Columbia.

Seguindo sua vocação, Imogene King se dedicou à carreira enfermagem, trabalhando como Assistente Chefe de Pesquisas da Divisão de Enfermagem em um dos mais importantes institutos de Washington D.C., mas seus trabalhos mais relevantes aconteceram na carreira de docente.

Imogene foi membro ativo de diversas associações e academias de enfermagem e deu aulas na Universidade de Loyola, em Chicago de 1961 a 1980. Também foi diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de Ohio, de 1968 a 1972.

A aposentadoria chegou em 1990, no mesmo ano que foi nomeada professora emérita na Universidade do Sul da Flórida. Imogene faleceu em 24 dezembro de 2007, por consequência de um derrame.

Sem dúvida, Imogene King fez muito para que a enfermagem se tornasse cada vez mais valorizada, e suas teorias contribuíram muito para que isso acontecesse.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

A CONTRIBUIÇÃO DE IMOGENE KING PARA A TEORIA DE ENFERMAGEM

Muitas pessoas optam uma carreira na enfermagem porque querem ser um instrumento de ajuda para a completa recuperação dos pacientes. Para conseguir isso, é necessário traçar objetivos e estabelecer alguns passos, e é nisso que a teoria do alcance de metas foca.

A teoria do alcance de metas foi desenvolvida por Imogene King no começo dos anos 1960 e seu conceito básico é “a enfermagem é um processo de ação, reação, e interação, no qual enfermeiro e paciente compartilham informações sobre suas percepções”.

Essa teoria explica que enfermeiro e paciente precisam agir juntos, comunicando informações, definindo metas e agindo para alcançá-las.

De acordo com King, o objetivo da enfermagem é ajudar os pacientes a se manterem saudáveis para que eles possam cumprir seus objetivos individuais. Já a função do enfermeiro é interpretar informações durante o processo de enfermagem, planejar, implementar e avaliar os cuidados com o paciente.

As teorias de enfermagem de Imogene podem ser encontradas nos livros que ela escreveu:

  • Toward a Theory for Nursing: General Concepts of Human Behavior (1971), que recebeu o prêmio American Journal de livro de enfermagem, em 1973;
  • A Theory for Nursing: Systems, Concepts, Process (1981)

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA OPORTUNIDADE DE SE ESPECIALIZAR E CONSTRUIR UMA CARREIRA NA ÁREA

Através da dedicação à enfermagem, Imogene King deixou um legado e transformou para sempre a relação entre profissionais e pacientes. Você também pode transformar muitas vidas, e a sua carreira, ao se especializar cursando uma pós ead na área da enfermagem.

Na UNOPAR, você pode expandir seu conhecimento e suas oportunidades no mercado de trabalho em 6 meses, através da modalidade intensiva. Confira os cursos de pós-graduação EAD da UNOPAR e faça a sua inscrição.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades