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Carreira em Pauta

Como fazer uma boa liderança no trabalho? 6 estratégias

liderança no trabalho

Saber a maneira certa de colocar em prática a liderança no trabalho é tão importante que impacta toda a equipe. Um bom líder traz inspiração e motivação, enquanto um líder desprovido de habilidades só faz com que as pessoas percam cada vez mais o interesse em suas funções, comprometendo a entrega e a qualidade dos serviços.

É por meio de uma boa liderança que a equipe enfrenta os desafios de um mercado em constante mudança. Se o líder não consegue passar confiança diante dos conflitos e das adversidades, os profissionais também tendem a reagir de maneira negativa aos acontecimentos.

Mas dito isso, o que cria uma boa liderança? Separamos as estratégias que podem ajudá-lo na tarefa de conduzir uma equipe.

Como fazer uma boa liderança no trabalho?

Para fazer uma boa liderança, é imprescindível conhecer o próprio time e ter uma boa noção de delegação de tarefas. Isso já é suficiente para garantir que os componentes da equipe estão no melhor lugar possível: exercendo aquilo que mais sabem fazer. 

É dessa maneira, também, que se faz uma boa gestão de conflitos. Quando um profissional não se dá bem na área por algum motivo, fica mais fácil reajustá-lo para evitar as consequências.

1 – Defina o seu estilo de liderança

Existem vários tipos de liderança, e saber o seu pode ajudá-lo a ter um norte em meio a decisões. Para isso, faça uma análise do seu perfil e dos seus comportamentos e pesquise diferentes estilos para entender o que mais se encaixa com os seus padrões. Confira algumas opções:

Liderança moderna

Busca desenvolver relacionamentos colaborativos, empoderar os membros da equipe e encorajar a criatividade e a inovação. É marcada pela capacidade de lidar com mudanças e incertezas e pela compreensão de que o ambiente de negócios está em constante evolução. Também possui disposição para experimentar novas abordagens e estratégias.

Liderança proativa

Antecipa possíveis problemas e conflitos e traz soluções antes mesmo que se estendam. Não há espaço para o medo de sair da zona de conforto e reorganizar as ideias.

Liderança visionária

Busca desenvolver metas inspiradoras. É marcada por ideias criativas, ou seja, uma visão que vai além do óbvio, apostando naquilo que ainda não foi experimentado por outras pessoas anteriormente.

Liderança exponencial

Pretende facilitar um progresso rápido na realidade de uma constante mudança e impulsionar o desenvolvimento e o sucesso de maneira notável, inspirando suas equipes a alcançarem a inovação e a adaptabilidade.

2 – Mantenha a equipe engajada

Além de enxergar o próprio papel enquanto líder para saber como é o seu estilo de liderança, você também deve entender o lado da sua equipe. O que a motiva? Quais são suas necessidades?

Dentre as estratégias para manter o time satisfeito com o próprio trabalho, o líder pode garantir um reconhecimento justo (para que assim ninguém se sinta desvalorizado ao ver que as conquistas passam despercebidas) com direito a bônus, se assim for possível. Mostrar que a equipe é ouvida também é uma forma de manter a confiança e a transparência.

3 – Saiba delegar responsabilidades

Não abrace todas as responsabilidades. Isso só vai te desgastar e comprometer as demandas. Confie na sua equipe para transferir parte dessa responsabilidade, afinal, é dessa maneira que se incentiva o crescimento profissional dos colaboradores.

Assim, aproveite a oportunidade para capacitar os membros da equipe, atribuindo-lhes tarefas e responsabilidades adequadas às suas habilidades e experiência.

4 – Tenha uma boa implementação de metas

Uma boa implementação de metas requer um processo cuidadoso e bem planejado. Esses objetivos precisam ser mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Uma boa tática é incentivar a participação dos membros da equipe na definição das metas. Isso promove o comprometimento e a responsabilidade compartilhada pelo sucesso.

Desenvolva, também, um plano claro que detalhe as etapas necessárias para alcançar cada meta. Identifique recursos necessários, responsabilidades individuais e prazos para cada etapa do processo.

Defina claramente quem é responsável por cada aspecto da implementação das metas. Certifique-se de que cada membro da equipe entenda suas responsabilidades e esteja comprometido em cumpri-las.

5 – Estabeleça avaliações regulares

Defina marcos intermediários para monitorar o progresso em direção às metas. Realize avaliações regulares para revisar o desempenho, identificar quaisquer desvios e fazer ajustes conforme necessário.

Avaliações de desempenho também devem fazer parte da sua liderança. É dessa forma que se percebe se um colaborador está cumprindo corretamente suas funções e está em constante evolução ou se mantém estagnado e não melhora os pontos necessários.

Lembre-se, no entanto, que além de passar os feedbacks para as pessoas, os líderes também devem saber ouvir. Estar atento às queixas dos colaboradores evita conflitos, ajuda a reter talentos e torna o ambiente positivo para todos.

6 – Acumule conhecimento

Para uma boa liderança no trabalho, você deve conquistar o máximo de conhecimento possível sobre a área em si e sobre gestão de pessoas, de modo geral. Invista em sua formação e estude para se manter atualizado no mercado. Cursos livres podem te ajudar a cumprir essa missão.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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