Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que devo fazer para alcançar meus objetivos profissionais?

o que devo fazer para alcançar meus objetivos profissionais

Definir um foco profissional é importante para conseguir crescer na carreira. O problema é que, muitas vezes, é difícil saber como agir para colocar esse plano em prática. Com isso, é comum se fazer o seguinte questionamento: o que devo fazer para alcançar meus objetivos profissionais?

Estabelecer metas é fundamental para conseguir realizar sonhos. Nesse processo, é interessante você entender seu momento profissional e o que você precisa fazer para se tornar um trabalhador mais completo. Também é necessário ter claro que você precisa dar um passo de cada vez, ou seja, é preciso ter paciência para atingir o objetivo principal. 

Afinal, o que devo fazer para alcançar meus objetivos profissionais?

Talvez você esteja pensando que é muito desafiador alcançar seus objetivos profissionais. Mas, com planejamento e dedicação é, sim, possível. Veja algumas dicas que vão te ajudar a alcançar suas metas: 

Defina seus objetivos

O primeiro passo é você definir qual é seu objetivo. Nessa primeira etapa, seja pé no chão e idealize metas que são mensuráveis e alcançáveis. Isso não significa que você precisa deixar de sonhar, mas se não for realista a frustração pode ser grande no futuro. 

É interessante que você defina metas de curto e de longo prazo. Para isso, trace o caminho que você precisa trilhar para alcançar seu objetivo final e, assim, você conseguirá entender o que é necessário fazer nesse percurso. As pequenas realizações vão te ajudar a evoluir e também vão te motivar a seguir em frente. 

Crie um plano de ação

Com seus objetivos definidos, é hora de você criar um plano de ação detalhado. Para isso, coloque no papel cada passo do que você precisa fazer para atingir sua meta final. A dica é ser bem específico nessas definições, assim você conseguirá entender como deve agir para atingir as metas de curto e longo prazo. 

Adquira as habilidades necessárias

Dependendo dos seus objetivos, você precisará evoluir profissionalmente adquirindo novas habilidades e aprimorando as que já possui. Imagine que seu objetivo principal seja chegar a um cargo de liderança, mas você acabou de se formar, então para alcançar tal posto será preciso se preparar. 

Isso é possível ampliando seus estudos e apostando em especializações. Na Unopar, por exemplo, você pode fazer um MBA 6 meses e, com isso, em menos de um ano, você fortalece seu currículo e adquire novas habilidades. 

Além ser ágil, você estuda de onde quiser, já que o curso é no formato EAD, e paga um valor acessível. Conheça as diversas opções de cursos disponíveis, escolha o que mais combina com a sua área e invista no seu futuro profissional. 

Procure mentores

Aproveite a pós-graduação para ter contato com um mentor, que são profissionais com vasta experiência na área na qual atua. O trabalho dele é acompanhar sua evolução dando conselhos e orientações sobre o caminho que você deve trilhar para alcançar seus objetivos. 

O interessante dessa troca é que o mentor pode te dar um panorama real da profissão. Isso porque, a prática nem sempre é igual a teoria, então é importante ter claro quais são os desafios que você pode encontrar no caminho. 

Faça networking

Independente da área, é fundamental que você amplie sua rede de contatos profissionais, pois isso pode abrir portas para futuras oportunidades. Para conseguir aumentar seu contato com profissionais da área, participe de eventos, workshops e palestras.

Outra forma de fazer conexões é por meio do LinkedIn. Essa é a principal rede social quando o assunto é mercado de trabalho. Por isso, seja ativo por lá, mantenha seu perfil atualizado, faça posts sobre sua carreira, interaja e se conecte com profissionais de diversas empresas. 

Mantenha-se motivado

Durante o percurso, desafios irão surgir ou algo que você planejou não pode não sair como você imaginava. Claro que vai bater uma frustração, mas não deixe isso te desanimar. Nesses casos, o ideal é você lembrar qual é seu principal objetivo e por que ele é importante para você. Coloque isso em mente e siga em frente. 

Avalie seu progresso

Outra dica valiosa para você não desanimar é avaliar regularmente a sua evolução. Para isso, olhe o seu planejamento e veja tudo o que já conseguiu conquistar. Nessa análise, você também conseguirá avaliar o que você precisa ajustar no seu plano de ação. 

A vida é cheia de altos e baixos e imprevistos podem acontecer, então talvez você não tenha conseguido cumprir seu plano inicial por algum percalço que passou. Acontece. Reavalie sua estratégia e não se culpe se precisar recalcular a rota. 

Seja resiliente

Para tornar essa jornada mais leve, seja resiliente. Como mencionado anteriormente, os obstáculos vão surgir, mas sempre tenha em mente que você pode dar a volta por cima e continuar avançando. Assim, se perguntar “o que devo fazer para alcançar meus objetivos profissionais?” não se tornará um fardo para você. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades