Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se sair bem em uma entrevista de emprego: 6 dicas

como se sair bem em uma entrevista de emprego

Participar de processos seletivos sempre deixa profissionais ansiosos, não é mesmo? É normal se sentir nervoso ao buscar novas oportunidades de trabalho e se preparar para elas. Sendo assim, vale a pena estudar para descobrir como se sair bem em uma entrevista de emprego e conseguir expor todo o seu potencial na conversa.

Dessa maneira, você conseguirá se preparar para esse momento tão importante. O que vai diminuir a sua ansiedade e aumentar as suas chances de ter sucesso ao conversar com o entrevistador, seja o recrutador ou o gestor para a vaga que você almeja.

Afinal de contas, a preparação e o conhecimento são pontos-chave para manter a calma e melhorar a sua performance ao destacar seus pontos fortes e experiências profissionais em uma entrevista. Então, estudar bastante sobre o tema é fundamental para não “escorregar” e fazer o seu melhor ao buscar novas oportunidades.

Então, está pronto para descobrir agora todas as dicas e impressionar no processo seletivo? Confira 6 conselhos abaixo.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego em 6 dicas

1 – Garanta uma ótima primeira impressão

Existem algumas dicas clássicas de processos seletivos que nunca ficam velhas. Elas incluem garantir uma boa primeira impressão na empresa, com algumas ações simples que fazem toda a diferença.

Por exemplo, responda a todas as mensagens, e-mails e ligações antes da entrevista. Chegue com antecedência para a conversa, seja ela presencial ou virtual. Use roupas adequadas e neutras, sem chamar a atenção para o vestuário. Seja educado e simpático. E tome cuidado para não deixar impressões negativas nesse primeiro momento.

2 – Prepare-se para a conversa com o entrevistador

Falando em primeira impressão, outra forma de melhorar a percepção do entrevistador sobre você é se preparando para a entrevista.

Para isso, vale a pena revisar as informações da vaga, estudar sobre a empresa, pesquisar o perfil de quem vai conversar com você, relembrar os principais pontos do seu currículo e estabelecer conexões entre a sua trajetória e valores e a realidade da companhia em questão.

Isso vai te ajudar a responder aos questionamentos de forma certeira, além de ressaltar pontos em comum e evitar perguntas básicas, que só vão atrasar a conversa principal da entrevista de emprego, e mostrar ao recrutador que você tem real interesse na vaga.

3 – Preste atenção na sua linguagem corporal

Sabia que nosso corpo é capaz de dizer muitas coisas sem usar nenhuma palavra? Isso acontece com os sinais que ele envia ao longo das situações. Por exemplo, uma postura muito relaxada pode passar uma péssima impressão, assim como movimentar muito várias partes do corpo, demonstrando nervosismo e ansiedade.

Da mesma forma, desviar o olhar, mexer muito no cabelo, gesticular demais e manter uma postura extremamente rígida também podem prejudicar a sua participação no processo seletivo. Fique atento a esses sinais e evite demonstrá-los, aumentando as chances de sucesso no bate papo.

4 – Seja confiante, mas tome cuidado com a arrogância

Mostrar confiança é sempre interessante em processos seletivos. Afinal de contas, você precisa mostrar ao recrutador que você é um profissional altamente qualificado e pronto para enfrentar os desafios de um potencial futuro emprego. Todavia, tome cuidado com o excesso de confiança.

Demonstrar que você “sabe tudo” pode ter o efeito contrário, deixando transparecer uma certa arrogância e falta de humildade que podem ser um problema no dia a dia profissional. Ademais, nem sempre esse será o perfil buscado pelas empresas.

5 – Responda aos questionamentos de forma clara e estratégica

Responder às perguntas do entrevistador é a premissa básica de qualquer processo seletivo. Por isso, você precisa focar em conseguir entregar exatamente as informações que o recrutador precisa, sendo estratégico para “vender o seu peixe” e elevar o seu perfil.

Isso será alcançado depois de uma boa preparação e clareza do que você deseja e espera da entrevista. Além disso, vale a pena treinar as perguntas mais comuns em processos seletivos, montando respostas que refletem o profissional que você é e tudo o que você tem a oferecer para a empresa.

6 – Faça perguntas para o entrevistador

Finalmente, não se esqueça que as perguntas não estão restritas ao entrevistador, muito pelo contrário. Recrutadores e gestores, em processos seletivos, esperam que os candidatos façam perguntas, mostrando que têm interesse na vaga e na empresa.

Então, tome cuidado para não “bombardear” o outro lado com questionamentos constantes ao longo da entrevista. Contudo, separe algumas perguntas para o momento, especialmente para o fim do bate papo. Isso vai melhorar ainda mais a impressão sobre você, e aumentar as suas chances de sucesso no processo.

Descobriu como se sair bem em uma entrevista de emprego? Então chegou o momento de aumentar ainda mais as suas chances de sucesso em processos seletivos. Para isso, confira as opções de pós-graduação e inscreva-se agora mesmo, deixando o seu currículo mais atraente para o mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades