Empreendedorismo: boas práticas para uso de redes sociais

Redes Sociais

,Hoje, a tecnologia é indispensável no dia a dia das pessoas. Seja para a realização da maior parte das tarefas ou para se comunicar com o mundo afora. E com as empresas, não é diferente.
Um negócio que não tem presença no mundo virtual pode sofrer. Isso porque já é um hábito comum que se realize uma pesquisa prévia para saber onde comprar, quem tem o melhor preço ou quem oferece o serviço que se procura.

Ferramentas como o Facebook, por exemplo, são muito importantes para esse tipo de divulgação. Atualmente, a rede social mais popular do mundo tem registro de 127 milhões de usuários ativos no Brasil e 2,2 bilhões no mundo.

blog banner desconto em pós-graduação

Em uma matéria divulgada pela Folha de S. Paulo em julho deste ano, foi mostrado que o nosso país é o quinto maior mercado da companhia e ainda conta com potencial de desenvolvimento, graças às constantes adaptações e melhorias para agradar aos usuários.

Outras redes sociais importantes da companhia também contam com números bastante expressivos. No WhtasApp já são 1,5 bilhão de usuários ativos, seguidos pelo Messenger, com 1,3 bilhão, e o Instagram, com 1 bilhão.

Com números tão expressivos, é impossível passar reto pela necessidade de ter redes sociais para um negócio, mesmo que ele seja local ou esteja dando seus primeiros passos. Mas, como fazer isso da forma correta?

Não existe um manual de boas práticas, mas se partirmos dos muitos exemplo que já temos à disposição, é possível que se tire diretrizes do que fazer e talvez, mais importante, do que não fazer. Confira.

Do’s

Personalize

Desenvolver uma linguagem visual é muito importante para que o público associe sua marca ao perfil. Se a empresa em questão já conta com logo e cores, por exemplo, contratar um designer para desmembrar isso para as redes sociais é um passo necessário para o empreendedor.

Pense na sua própria linguagem

Qual a voz que você imagina para o seu negócio? O tipo de produto ou serviço oferecido pode ajudar nesse direcional. Supondo que o público seja em sua maioria feminino, uma comunicação com tom compatível pode ajudar a aproximar a marca do público, pois o consumidor cria laços de identificação.

Aposte na atividade

No cenário ideal, existe uma agência ou profissional destacado para cuidar das publicações. E, também, fazer a manutenção e interação de páginas em redes sociais.

No entanto, também é possível fazer isso de forma amadora, mas com muita atenção. Se a segunda opção é o que é possível para o momento, basta traçar um plano mensal do que será postado (texto e imagem, vídeo, gif…) e programar em ferramentas que efetuam o disparo de forma automatizada. A Everypost e a Social Pilot, por exemplo, são plataformas com opções gratuitas e templates muito intuitivos.

Dont’s

Fuja de polêmicas

As discussões na internet podem crescer como fogo em palha seca. Então, como aqui se trata de uma imagem corporativa, todo cuidado é pouco. Baseado nos valores e missões do negócio, direcione a comunicação. Se a posição política da empresa é algo importante e quer ser mostrado. Mas, garanta que a interação das páginas seja feita de modo constante e com uma fala consciente.

Contudo, o melhor conselho que podemos deixar é ser o mais neutro possível. Afinal, clientes com visões diferentes podem se aproximar ou afastar da companhia, dependendo do seu posicionamento. Mostrar-se respeitoso com as divergências de ideologia é sempre o mais indicado.

Overposting

No mundo de mídias sociais, é muito desagradável se deparar com a repetição de postagens. Isso gera dispersão do usuário, que passa a ignorar o conteúdo. A melhor forma de fazer um público interagir com o que se posta é manter o equilíbrio, a criatividade e, por que não o bom humor?

Não deixe ninguém no “vácuo”

A DM de hoje é o SAC de ontem. E sim, a gente ficava muito irritado com a demora em ser atendido. Atualmente, as pessoas mandam dúvidas por mensagens diretas porque é mais prático mas, também esperam agilidade nas respostas. Checar esse tipo de retorno pelo menos duas vezes ao dia é a garantia de que o consumidor não se sentirá deixado de lado.

Outra maneira de conduzir a comunicação digital de uma companhia com excelência é apostar em uma especialização em Marketing Digital. Conheça as nossas opções de pós-graduação.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!