Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Memorização: técnicas que ajudam nos estudos à distância

ensino a distância

A oportunidade de estudar a distância é uma das novas possibilidades mais entusiasmantes da nossa época. Afinal, quantas vezes se deixa de fazer algum curso porque não é possível estar fisicamente em um determinado local?

Seja pela correria do dia a dia ou pela dificuldade do deslocamento, as opções de cursos 100% online, abrem muitas portas para quem tem determinação e disciplina.

blog banner desconto em pós-graduação

Neste artigo publicado há alguns meses, falamos das boas práticas para quem estava decidido a explorar os estudos remotos, como organização, foco e autogestão. Mas, outra questão é relevante para quem equilibra estudos e uma vida profissional que já caminha: a capacidade de memorização.

Com o volume de informações que recebemos, as técnicas de memorização podem ser muito úteis para ajudar a absorver o que realmente importa. Então, reunimos abaixo algumas técnicas da neurociência para auxiliar na empreitada dos estudos autônomos:

Papel e caneta para o que é importante

Pesquisadores da universidade de Princeton, no estado da Califórnia (EUA), afirmaram que a pessoa que faz as anotações à mão, têm mais chances de realizar o processo de compreensão e memorização, comparados àqueles que só digitam. A explicação é que, ao optar pelas teclas, o cérebro processa a informação de modo superficial. Portanto, se está percebendo que determinados tópicos da aula são relevantes, pause, anote, faça suas observações e retorne.

A aula além da aula

É impossível sair de uma boa aula sem alguns assuntos na memória, que vem e vão durante um tempo no background mental. Saiba que esse movimento é completamente necessário para ajudar a memória a guardar as informações que precisa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, 15 minutos é o tempo necessário para refletir sobre as novidades que se recebe em um dia. Esse pequeno e breve exercício pode aumentar a capacidade absorção das informações.

Experimente o mindfulness

Conhecida também como a prática da “atenção plena”, o mindfullness aposta na capacidade do controle de se concentrar no que está acontecendo no momento, seja uma atividade ou experiência. Para alcançar este estado são usadas técnicas de meditação, como domínio da respiração, batimentos cardíacos e pensamentos. O foco que o mindfulness proporciona pode ajudar e muito na memorização de conteúdos, pois ao estar em estado de consciência completa na hora dos estudos, tudo é absorvido com mais facilidade.

Verbalize

Freud, o pai da psicanálise, partiu do princípio que a cura só é possível através da fala. É importante nos escutar para associar informações ou entender um acontecimento, e isso se aplica, também, aos conteúdos acadêmicos. Brinque como se estivesse na posição de um palestrante e repita de forma didática o que você aprendeu.

Use o método de Ioci

Essa técnica foi derivada de um mito da Grécia Antiga e explica como o poeta Simônides de Ceos teve que usar suas habilidades imaginativas para solucionar a identificação de pessoas que morreram em um desabamento de um palácio.

Segundo a lenda, ele sabia a localização exata de cada pessoa, logo, mesmo sem a possibilidade da identificação visual o poeta soube quem era quem apenas pelo local do palácio onde foram encontrados os corpos. A finalidade dessa técnica é criar lugares imaginários na mente em que seja possível associar a informações determinadas.

Por exemplo, se é preciso memorizar o sistema solar, há a possibilidade de criar uma situação na qual o tapete da sala hipotética é o sol, a poltrona ao lado é Mercúrio e a segunda poltrona mais próxima ao tapete é Vênus e assim por diante. Quando a sua imagem de associação estiver completa, vai ser mais rápido buscar essa informação no momento em que for necessário.

Está pronto para colocar todas essas técnicas em prática com um dos nossos cursos EAD? Clique aqui e conheça todas as opções.

Conheça nossas faculdades