Como criar um bom ambiente de trabalho? Veja 5 dicas

bom ambiente de trabalho

A empresa que investe em propiciar à sua equipe um bom ambiente de trabalho colhe bons frutos a curto prazo. Produtividade, qualidade e disposição em entregar resultados cada vez melhores são apenas as principais consequências de se prezar por um ambiente acolhedor e harmonioso. 

Neste artigo vamos te apresentar 5 dicas para cultivar um bom ambiente de trabalho e potencializar o desempenho de todos os colaboradores!

5 dicas de como garantir um bom ambiente de trabalho para os seus profissionais

1 – Seja atencioso com os profissionais que trabalham com você

Ter um bom relacionamento com os seus colegas é o maior passo que você pode dar para garantir um ambiente agradável de trabalhar. Quando você trabalha com pessoas com quem você se identifica, garante que sempre estará motivado para cumprir com suas obrigações e passar seu dia interagindo com pessoas que te fazem bem. 

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Para manter uma relação saudável com seus colegas, seja sempre respeitoso e gentil com todos e procure ajudar os profissionais que encontram mais dificuldade ao executar suas atividades. Um colega proativo é bem-vindo em todos os ambientes de trabalho. 

Se você ocupa uma posição de gerente, se mostrar atencioso é ainda mais importante. Um líder empático é sempre uma figura querida pelos colaboradores, pois sabem que podem contar com o seu suporte nos momentos de dificuldade e buscar uma orientação quando se sentirem inseguros. 

Um líder atencioso sempre busca escutar a opinião dos seus colaboradores e leva em consideração os pontos fortes e fracos de cada um quando distribui as atividades de um projeto. Isso ajuda a fortalecer o laço de confiança que existe entre o líder e seu time, fator fundamental para um bom trabalho em equipe. 

2 – Não sobrecarregue seus times de atividades

Um profissional sobrecarregado nunca rende com a mesma qualidade de quando trabalha sem essa pressão. Por este motivo, gerir a carga de trabalho do colaborador é a melhor forma de deixá-lo confortável durante seu expediente e produzir com seu máximo potencial de qualidade. 

Sempre dialogue com seus colaboradores sobre o quão confortável eles estão com suas atuais demandas e negocie uma readequação caso eles estejam sentindo que não estão rendendo com a carga atual. 

Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade. Esse pensamento é benéfico para a empresa e também para os profissionais, que se sentem mais satisfeitos ao verem seu trabalho render ao máximo. 

3 – Pratique a liderança com propósito

A liderança com propósito é uma tendência que tem como objetivo motivar os colaboradores a acreditarem em uma causa e, através dessa conexão, trabalharem juntos para atingir um objetivo maior, que pode ser desde a conclusão de um projeto até a implementação de uma metodologia ou nova política na empresa.

Não importa qual seja o tamanho da “missão” a ser cumprida, a função do líder é incentivar todo o time a acreditar no mesmo propósito que ele e trabalhar em união para alcançarem esse objetivo. 

Para isso, ele terá que demonstrar o mesmo empenho que deseja da equipe para servir como exemplo e ser muito claro em todas as suas ações sobre a importância de buscarem o resultado esperado. 

Os profissionais se sentem mais confiantes quando imersos nesse clima de busca por um objetivo. Ter um propósito dá um significado maior do que apenas cumprir prazos ao trabalho, tornando a rotina do colaborador mais interessante e produtiva. 

4 – Valorize o trabalho em equipe

Outro ponto positivo do trabalho em equipe, além de dar um objetivo maior a ser buscado, é o incentivo ao trabalho em equipe, que deve ser incentivado por não só melhorar o relacionamento entre os integrantes do time como criar uma dinâmica mais estimulante no dia a dia do ambiente de trabalho. 

Profissionais se sentem mais motivados e felizes quando trocam experiências entre si enquanto produzem. A motivação aumentará com a expectativa de ser auxiliado nas atividades mais complexas, aprender com os colegas e também repassar parte do seu conhecimento para outros profissionais. 

5 – Faça reuniões de feedback particulares e em grupo

Conversas com o time sobre a opinião deles sobre o projeto, o desempenho individual e da equipe é essencial para uma boa manutenção do rendimento de todos e para garantir um ambiente de trabalho agradável. 

Nas conversas individuais, permita que o profissional se sinta confortável para ser sincero sobre suas percepções, incluindo suas insatisfações. Sentir a confiança de estar em um ambiente que não reprime ou “persegue” um colaborador que tece críticas ajuda a criar um clima acolhedor. 

Ao notar alguma possível divergência entre colegas ou problema comum no relato de muitos profissionais, faça o possível para contornar a situação o mais rapidamente possível. Essa proatividade por parte da liderança em agir com agilidade em casos de crise diminui os riscos da criação de um clima de tensão na equipe e estimula a confiança do time. 

As reuniões de feedback em grupo são essenciais para entender como está a sintonia do time, se eles estão pensando na mesma linha de raciocínio ou se ainda existem aspectos para alinhar. São nessas conversas que as ideias de um ativam um insight em outro, o que colabora tanto para fortalecer o espírito de equipe como estimular a criatividade de todos. 

Agora que você já sabe como garantir um bom ambiente de trabalho, que tal apostar em uma qualificação profissional que vai te preparar ainda mais para uma boa gestão de equipe? Conheça os cursos Anhanguera e se fortaleça no mercado de trabalho!

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