Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual o significado de ser bom o suficiente e qual a relação com a carreira

equipe comemorando com as mãos para ilustrar texto sobre ser bom o suficiente

O sonho de todo profissional de qualquer setor é conseguir construir uma carreira de sucesso, ser reconhecido pelo seu trabalho, se sentir bom o suficiente para a empresa onde trabalha e crescer cada vez mais profissionalmente. Geralmente, carreiras de sucesso são definidas pela posição que o trabalhador ocupa, pelo salário que recebe e até mesmo pelo reconhecimento que a companhia tem no mercado. 

De toda forma, esse é um conceito bastante subjetivo e com vários caminhos que podem levar o profissional ao seu objetivo máximo de ser bem-sucedido. Conquistar esse sucesso todo não é fácil. Conseguir construir todos os pontos de uma carreira de sucesso e se tornar um profissional completo, reconhecido e competente em sua área de atuação exige tempo, dedicação, investimento pessoal e atitude. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

É preciso um bom planejamento, traçar metas, investir em cursos e em sua preparação e, assim, correr atrás das oportunidades que podem abrir as portas para os seus objetivos. Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a procura por pessoas dinâmicas, versáteis e qualificadas é cada vez maior e mais comum.

Tanta exigência e cobrança pessoal acaba, por muitas vezes, criando um receio no profissional de não ser bom o suficiente em suas funções profissionais.

Como se sentir bom o suficiente?

Existem várias formas de melhorar sua autoestima profissional e conseguir se sentir mais completo e capaz de suas funções na empresa. O investimento pessoal é um dos fatores que que mais auxiliam o profissional em sua luta para se sentir bom o suficiente em suas funções profissionais. Cursar uma especialização, fazer cursos livres, frequentar palestras e eventos são algumas maneiras de crescer profissionalmente e nutrir uma sensação de ser mais capaz em suas funções e se sentir completo no seu trabalho.

Mesmo assim, o sentimento de ser bom o suficiente em seu trabalho ou carreira é algo que pode ser trabalhado. Por outro lado, a cobrança constante de si mesmo para se chegar a esse objetivo pode acabar resultando no oposto: o profissional pensa que nunca está no patamar que julga que deve estar, mesmo sendo uns dos mais dedicados e competentes de sua empresa. 

Mesmo sempre se destacando em tarefas e projetos, ele acha que outros estão acima dele, que suas habilidades nunca serão o suficiente para conseguir o destaque que almeja em seu trabalho e, por mais que tente, se dedique e se esforce, seu trabalho nunca será tão bom como gostaria que fosse. 

Esse é um sentimento mais comum do que possa parecer no mundo corporativo e uma grande barreira para quem busca crescer na carreira profissional. Conhecida como síndrome do impostor, é a sensação de que tudo o que você faz em seu trabalho, todas as suas conquistas e realizações profissionais não são merecidas, e que você corre o risco de ser apontado como uma fraude a qualquer momento. 

Isso, evidentemente, pode se tornar um enorme obstáculo em sua busca pelo sucesso profissional. Acontece com mais frequência em profissionais que têm profissões notoriamente mais competitivas ou mesmo em áreas em que o dia a dia profissional é cheio de cobranças e uma constante pressão por sucesso. Embora possa parecer apenas um sinal de insegurança do funcionário, muitas vezes a síndrome do impostor pode ser algo mais complexo e um sinal de forte estresse emocional.

Todo profissional que se preza busca ser o melhor possível em sua área de atuação. A sensação de nunca ser bom o suficiente naquilo que faz é a maior forma de auto sabotagem que, certamente, irá atrapalhar suas ambições profissionais. É importante falar que essa condição afeta até mesmo os profissionais mais experientes, e que é preciso identificar e tratar o problema o quanto antes, para que isso não afete a sua busca por lugares mais altos em sua carreira profissional.

Para fugir do problema, e não deixar a autossabotagem acontecer, é importante buscar aliviar o estresse e a ansiedade, fazer atividades que busquem melhorar sua auto-estima (como yoga, meditação e exercícios físicos), buscar experiências diferentes que agreguem conhecimento, como palestras, TED talks e o Podcast Carreira em Pauta.

Nunca deixe de buscar investimentos pessoais como cursos, especializações ou uma pós-graduação e, certamente, o seu sucesso profissional chegará sem problemas e você conseguirá ter a tão almejada sensação de ser competente o suficiente para sua função.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades