Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Deseja assumir um cargo de liderança? Confira dicas imperdíveis de quem chegou lá

Silvia Cima Bizatto, Diretora de Marketing & Vendas na Platos

Alcançar um cargo de liderança é o desejo de muitas pessoas que almejam crescer na carreira e comandar equipes. Hoje, ser um bom líder significa saber se comunicar e ouvir as pessoas ao redor, cuidar do bem-estar dos colaboradores e conseguir receber e dar feedbacks. Por outro lado, construir uma carreira de gestão é um processo que envolve maturidade e alguns aprendizados pelo caminho.

Para começar, é importante conhecer as funções e os cargos dos liderados para entender o dia a dia. É o que explica Silvia Cima Bizatto, Diretora de Marketing & Vendas na Platos há quase 8 anos. Com mais de 25 anos de carreira, sendo os últimos na área educacional, ela, que, hoje, lidera mais de 200 pessoas em diversas frentes, reforça a necessidade de estar em contato com quem integra os times. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

“É preciso gostar de gente. Porque ao fazer gestão de time, independentemente do conhecimento de cada um, você lida com pessoas”, explica Silvia. Além disso, o trabalho de um gestor tem relação direta com manter a equipe motivada e engajada para que o trabalho flua da melhor forma. Mas, como fazer isso?

Como manter o engajamento das equipes?

O engajamento está relacionado ao propósito das atividades que são feitas pelos colaboradores. Nesse caso, a liderança deve comunicar o porquê do liderado precisar realizar determinada ação. “Você pode até ter alguém que foi contratado para apertar um botão o dia inteiro desde que ele saiba a importância disso e de como essa tarefa contribui para o propósito da área ou da empresa. Então, vai fazer bem-feito e com vontade”, exemplifica Sílvia.

Por isso, é importante compartilhar as estratégias e fazer com que as pessoas sejam parte da solução. “Quando a gente constrói junto, o engajamento é melhor. Agora, se tem algo que precisa ser feito, é importante comunicar bem e explicar o motivo da decisão. Isso também ajuda a engajar”, continua.

Ainda é válido destacar a importância da colaboração. “Times que colaboram e que confiam muito uns nos outros normalmente são mais engajados. Na pandemia, houve uma necessidade maior de ter pontos de contato não só para falar de agendas de reuniões, mas para perguntar como as pessoas estão e como se sentem”, pontua. 

A tecnologia, por sua vez, ajuda a aproximar as pessoas. Antes, existia a possibilidade da liderança encontrar os liderados no escritório, presencialmente, ou em viagens, quando falamos de equipes espalhadas por todo o Brasil. Mas, nos últimos tempos, com a necessidade de trabalhar em casa, foi necessário recorrer a videochamadas para reunir as equipes. 

“Nos três primeiros meses de pandemia em 2020, foi extremamente difícil. Falávamos de resultados e achávamos que ia ser algo a curto prazo. Por outro lado, ver como a gente se conecta de verdade através de uma câmera precisava acontecer. Foi então que comecei a me preocupar ainda mais com a liderança a distância”, relata a profissional.

Diante desses acontecimentos, em que as emoções estão à flor da pele, Silvia destaca a importância de respeitar o limite de todos e da liderança para perguntar como eles estão emocionalmente. “Isso ajuda a manter o engajamento. São seres humanos e todos passam por momentos difíceis. Temos que dar espaço para a pessoa falar que não está bem e ficar confortável para permanecer um tempo ausente”, diz.

Aprendizados ao longo da carreira

Ao longo de sua carreira, Silvia contou com pessoas que a inspiraram. “Tive líderes sensacionais. Uma delas era uma pessoa que, quando precisava, atravessava o ‘fogo’ com a equipe. Era uma verdadeira parceira do time. Outra, que era mais dura, mas que me ensinou a delegar e ter mais autonomia”, destaca. 

Poder contar com outras pessoas é um passo importante para amadurecer e desenvolver novas habilidades. E é válido destacar, inclusive, que, para ter sucesso na vida profissional, não é necessário seguir os mesmos passos de outras pessoas. “Precisa ter autenticidade e construir a carreira em volta do diferencial”, completa.

Além disso, para chegar ao cargo desejado, como uma posição de liderança, é essencial estipular objetivos e traçar um plano. “Eu sempre tive metas claras do que eu queria, inclusive de curto prazo. Se você não consegue fazer esse ‘desenho’ sozinho, busque um mentor. Alguém que te ajude, sem julgamentos, a trilhar o seu próprio caminho”, ressalta.

Em sua jornada, mas principalmente na pandemia, Silvia viu o quanto é necessário “dar tempo ao tempo” diante das situações, pedir ajuda quando necessário e saber dizer não para não se sobrecarregar. “Falar não e pedir ajuda era algo difícil, ainda mais como gestora, mas é algo que todo mundo precisa saber, assim como definir prioridades tanto na vida profissional quanto pessoal”, diz.

Junto a isso, é fundamental fazer um planejamento para conseguir não só equilibrar a vida pessoal e profissional como também ter uma visibilidade maior das demandas diárias. Com isso, você precisa saber as atividades que terá ao longo da semana e, assim, organizar a agenda para que consiga cumpri-la dentro do planejado.

Outro aprendizado recente, foi conseguir conciliar casa e escritório, que passaram a ser o mesmo ambiente. “Quando saímos, a gente desconecta. Agora, aceitamos que não é a criança que invade o trabalho, mas o trabalho que invadiu a casa. Acredito que, quando voltarmos presencial, as pessoas vão aceitar com mais facilidade erros e deslizes”, expõe. 

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

Habilidades essenciais para todos os profissionais 

Organização, planejamento e estar em constante aprendizado são três habilidades para quem almeja um cargo de gestão. “Não precisa aprender tudo, mas tem que ter profundidade em uma tema e abrangência em outros”, pontua Silvia. Existem outras soft skills que devem ser desenvolvidas ao longo da vida, como bom senso, inteligência emocional e resiliência. 

Por outro lado, como fazer para se manter atualizado com a rotina agitada? Estudar nem que seja por alguns minutos ao dia. Nesse tempo, você pode ouvir um podcast, assistir um pedaço de uma aula ou ler uma notícia. O segredo de Silvia, que cursa MBA em Negócios e Competências Digitais EAD na Anhanguera, é aproveitar o tempo livre. 

“Se eu tenho 15 minutos, vejo um trecho da aula da pós-graduação. Se eu tenho uma hora, aproveito esse tempo”, diz. Ela também não deixa a leitura de lado, já que a gente sabe que possui diversos benefícios. A  recomendação do momento é: “Hiperfoco: Como trabalhar menos e render mais”, escrito por Chris Bailey, da editora Benvirá.

O que muda com a maternidade na carreira de gestora?

Além de gestora de um grande time, Silvia é mãe e tem três filhos com as seguintes idades: 4, 6 e 12 anos. Com isso, sente na pele o desafio de equilibrar a maternidade com a carreira. Apesar de não ser uma tarefa fácil, a dica é, mais uma vez, apostar no planejamento. “A minha agenda é preenchida com demandas pessoais e profissionais”, destaca.

Ela aproveita o domingo para ver os compromissos da semana e se programar com antecedência. “Planejar me ajuda bastante. Às vezes, é necessário pedir ajuda e, em outros, reservo horários para ficar com as crianças. Com as decisões, enquanto você diz ‘sim’ para algumas coisas, outras recebem ‘não’. Querer uma coisa significa abrir mão de outras”, destaca.

Silvia diz ainda que a maternidade trouxe mudanças em sua vida profissional. “Com três filhos, eu percebi que o que funciona com um pode não funcionar com outro. Precisa se comunicar diferente e ser mais flexível. Também é necessário lidar e respeitar as diferenças e mudar a forma como você se comunica como profissional”, expõe.

Por fim, Silvia ainda diz que, para quem deseja ser um gestor, é essencial aprender a ouvir opiniões diversas. “Como gestora, reconheço a importância de contratar pessoas diversas na equipe. Construir um time diverso contribui para ter discussões mais ricas e pontos de vista diferentes”, afirma.

Quer ler mais conteúdos sobre liderança, habilidades e saber como ganhar destaque no mercado de trabalho? Então, continue por aqui e veja mais artigos sobre carreira que vão ajudar você em sua jornada profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades