Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Business Intelligence: por que é tão importante para sua empresa?

conceito de Business Intelligence

Você sabia que existe um conceito em inteligência avançada que pode ser aplicado na sua empresa para gerar resultados positivos?

Sim, é chamado Business Intelligence, do inglês traduzido para o português “Inteligência de Negócio” ou “BI”, como muitos conhecem.

Trata-se de uma estratégia em sistematização, que transforma dados numéricos em informações analíticas para um planejamento e tomada de decisão, cujo objetivo é o alto desempenho financeiro de uma empresa.

Em outras palavras, o Business Intelligence é um sistema que necessita de gestores empresariais para analisar dados comportamentais de uma empresa, fundamental para fortalecer seu processo de desenvolvimento e crescimento.

Se você é um empreendedor iniciante, ou já possui experiência na área do empreendedorismo, este artigo irá te ajudar a esclarecer dúvidas ou mesmo, alavancar seu negócio com essa tendência inovadora.

Vamos lá!

O que é Business Intelligence?

Como foi dito logo no início, o Business Intelligence é vital para você implantar metas e decisões, para que sua empresa cresça de forma considerável.

Utilizando apenas três elementos fundamentais, como planejamento, tomada de decisão e conhecimento, é possível atingir os resultados produtivos e consistentes que tanto almeja.

No próximo parágrafo, você vai entender melhor a definição do Business Intelligence.

Business Intelligence: definição

A definição do Business Intelligence consiste em um conjunto de fatores que são realizados em etapas.

Esses fatores têm o objetivo de atingir um determinado resultado a partir da análise dos dados e informações que foram obtidos em certo período por um software.

Através desse software, as informações passam por uma análise minuciosa dando origem a “Tomada de Decisão” e consequentemente transforma-se em “Inteligência Empresarial”.

Desde sua implementação, a Tomada de Decisão tem o poder de trazer um diagnóstico mais preciso e analítico sobre sua evolução, de maneira que os ajustes poderão ser realizados durante seu percurso.

Logo, essa modalidade de estratégia é muito eficaz, pois refere-se a uma visão amplificada de todos os segmentos que uma empresa é composta.

Ou seja, todo o domínio que é obtido através do Business Intelligence, sendo eles ligados aos dados e indicativo financeiro (quanto foi investido e quanto retornou), marketing e tudo que se refere às finanças.

Parece complicado, não é mesmo?

Mas muita calma nessa hora, que você já vai ficar por dentro desta nova tecnologia e sua importância para que sua empresa se destaque da concorrência e alavanque seus resultados mais esperados.

Business Intelligence: por que é tão importante?

Sabemos que empreender não é fácil, e que somente os que apresentam uma expertise se sobrepõem aos demais concorrentes.

E segundo esse contexto, a proposta do Business Intelligence certamente funcionará para você sobressair entre a sua concorrência e atingir a estabilidade e saúde financeira que sua empresa necessita para prosperar.

Bom, aprendemos que a inteligência é imprescindível para uma empresa de qualquer segmento de mercado, certo?

Agora, vamos compreender por que o Business Intelligence é importante para o seu negócio.

Para esta reflexão, basta observar que sua relevância está pautada nos seguintes fatores:

  •     Infraestrutura de oferta abundante de dados,
  •     Software atualizado,
  •     Processo de negócio,
  •     Expertise empresarial,
  •     Planejamento,
  •     Organização dos dados fornecidos,
  •     Relatório consistente e periódico.

Business Intelligence: principais pilares

O Business Intelligence divide-se em três principais pilares, são eles:

1 – Coleta de Dados

Você há de concordar que atualmente a informação nunca foi tão acessível como se tem visto.

E administrar essas informações é uma tarefa um tanto intensa, além de demandar tempo para organizá-las e armazená-las de maneira correta e atualizada.

No entanto, a utilização de algumas ferramentas do Business Intelligence nos auxilia nesse processo e também na agilidade obtida.

Toda mecânica da informatização em dados desempenha essa tarefa, captando dados até primários, isto é, de operações e colaboradores obtidos em ambientes internos de seu empreendimento.

De igual forma os dados secundários de consumidores, tecnologia, economia, cultura e política.

2 – Organização e Análise dos Dados

O sistema que o Business Intelligence coleta e armazena todas as informações, como foi observado no tópico acima, utiliza gráficos, dashboards e tabelas.

Além, é claro, da sua organização de maneira analítica e sistemática, oferta dos dados eficiente e rapidez em sua execução.

3 – Monitoramento e Controle

Após a implementação de ferramentas para o monitoramento e controle dos dados, o gestor tem total controle de possíveis erros operacionais, bem como da oferta de informações em tempo real e dados contraditórios.

Assim, o mecanismo do Business Intelligence facilita a sua leitura, conjuntamente a comparação dos dados alcançados, e a utilização desses softwares somada ao desenvolvimento de gestão empresarial, favorece o gerenciamento de maneira assertiva.

Mas afinal, qual é o objetivo do Business Intelligence?

Fora o que já foi exposto anteriormente, o Business Intelligence sustenta as seguintes sistematizações em gestão de dados que são:

  • Otimização de operação;
  • Análise de comportamento dos consumidores;
  • Tendência de mercado;
  • Comparação de dados e concorrência.

Para este processo, é possível alimentar a ferramenta com informações de grande volume de dados, além da oferta analítica rápida e organizada.

Com tal característica do Business Intelligence, esses mesmos feitos e objetivos serão produzidos e acrescentados em formato de relatórios e insights de negócios destacados.

Business Intelligence: benefícios

Como podemos ver, são inúmeras as vantagens da implantação do Business Intelligence em uma empresa, fortalecendo a ideia que esta forma de gestão de negócio pode ficar ainda mais eficiente.

Quer saber como?

Continue a leitura!

Oportunidade de negócio

Com o Business Intelligence é possível obter novas tendências de negócio detectáveis.

É só reparar na expansão de novos temas e debates dentro de uma sociedade.

Por esse motivo, é preciso ficar em alerta aos demonstrativos sobre elevação ou queda nas vendas.

Contudo, esses demonstrativos estão alinhados às buscas nas redes sociais e associadamente aos comportamentos de pessoas dentro dessas plataformas, que podem determinar essas novas tendências e novos temas.

Antecipação de ameaça externa

Com o sistema do Business Intelligence aderido à empresa, é viável listar, mensurar e controlar os riscos que podem atingir seu negócio.

Além de antecipar eventuais ameaças que podem ocorrer externamente.

Economia de custos e tempo

Para identificar e reduzir os gastos em excesso, o Business Intelligence é um fator indispensável e relevante para a sobrevivência de qualquer negócio.

Pensando na otimização do tempo direcionado a gestão empresarial, a automação traz ao gestor de negócio a redução de tempo na entrega dos relatórios e atrasos operacionais.

Dados da empresa em tempo real

O Business Intelligence é um grande parceiro para sua empresa, pois disponibiliza em tempo real e integral a praticidade que sua tecnologia oferece, ainda que os relatórios periódicos não estejam prontos.

Como Aplicar Business Intelligence em sua empresa?

Primeiro, com o Business Intelligence você não carece de maiores esforços para uma tomada de decisão com objetivo de atingir metas a curto, médio e longo prazo.

Depois, basta definir métodos e ferramentas a serem implantados em sua estratégia, como definição dos custos e benefícios antes de sua aplicação, e estabelecimento das métricas para direcionar sua tomada de decisão.

Sobretudo, é inevitável para o sucesso de sua empresa, eleger o gestor responsável para acompanhar e monitorar as métricas.

Concluindo, toda concepção, desde os primeiros objetivos, metas e metodologia de gestão empresarial, demanda de uma estratégia embasada em Business Intelligence para o fortalecimento e maturidade da sua empresa.

Curtiu nosso conteúdo?

Espero que você tenha sanado suas dúvidas sobre o Business Intelligence!

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades