Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é preciso para ter qualidade de vida no trabalho?

mulher trabalhando para ilustrar texto sobre qualidade de vida no trabalho

Manter a qualidade de vida no trabalho não é impossível, e nós vamos te ajudar a aplicar isso em sua rotina, afinal, muito se tem falado sobre a importância da saúde mental, principalmente depois de um período em que as pessoas ficaram tanto tempo trabalhando em casa, sem socializar.

Ainda vivemos um período em que muito se colhe os frutos da pandemia: a ansiedade a mil, o cansaço mental por causa de trabalhos exigentes e estressantes. Por isso, nunca foi tão necessária a tarefa de recuperar o bem-estar, algo que pode ser feito através da adesão a determinados comportamentos saudáveis.

É preciso buscar o bem-estar mesmo na vida profissional, uma vez que permanecer em um ambiente estressante pode causar estragos a longo prazo em sua saúde, e desencadear um Burnout, por exemplo.

O próprio Ministério da Saúde descreve a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Justamente para que não se desenvolva doenças do tipo, você deve saber a hora de parar, ou seja, conter a situação enquanto você ainda está bem, e não se afundar em uma série de demandas que exigem tempo demais. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como ter qualidade de vida no trabalho?

Ter qualidade de vida no ambiente de trabalho envolve não se sobrecarregar a ponto de prejudicar a própria integridade emocional. Com isso, é preciso colocar alguns limites e pensar mais em você mesmo do que no emprego em si, afinal, a sua saúde é mais importante.

1 – Não leve trabalho para casa

A primeira lição em busca de uma saúde mental intacta é não levar trabalho para casa. Saiba diferenciar o horário do trabalho e o seu horário livre, assim você se certificará de que não está se sobrecarregando além do necessário.

Com isso, uma dica é deixar de atender ligações ou responder mensagens sobre trabalho depois do seu expediente. É claro que pode haver uma emergência, uma vez ou outra, mas se isso persistir, você deve conversar com a sua liderança da sua empresa, já que isso não deve acontecer.

Se você trabalhar em casa, as coisas podem se confundir com mais facilidade, fazendo com que você trabalhe “o tempo todo”, mas isso também não deve acontecer. Uma dica é definir bem o término do seu expediente, desligando o computador e trocando de cômodo. Ficar em um ambiente novo vai trazer a sensação de que agora é o seu descanso, e não mais o trabalho.  

2 – Negocie prazos

Sabemos que nem sempre é possível recusar a ordem de realizar uma determinada tarefa, mas tente negociar prazos e entregas para algo mais realista.

3 – Reconheça os sinais de que você não está bem

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são: 

  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso, insegurança e derrota;
  • Negatividade constante;
  • Desesperança e sensação de incompetência;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento.

A doença também tem sintomas físicos, como:

  • Fadiga;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alteração nos batimentos cardíacos. 

Esteja atento aos sinais e perceba se alguma pessoa já reparou e comentou sobre algum desses sinais em você. É importante ter consciência da própria condição de saúde mental.

4 – Faça um intervalo entre as tarefas

Um meio de não sobrecarregar é realizar um pequeno intervalo entre as suas tarefas. Isso vai te ajudar a “reiniciar” o cérebro e se renovar para a próxima tarefa. Levantar do computador também é importante, então você pode aproveitar para beber uma água, por exemplo, entre essas demandas.  

5 – Divida bem o trabalho e os estudos

Você também pode preservar a qualidade de vida no trabalho ao realizar uma boa divisão entre a carreira e os estudos, sem deixar que um interfira no seu rendimento no outro. O importante é se manter atualizado. Por isso, vale procurar uma bolsa de pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades