Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como dizer a um candidato que ele não foi selecionado

como dizer a um candidato que ele não foi selecionado

Atuar no processo de recrutamento e seleção exige, entre outras coisas, uma boa comunicação. É necessário manter um diálogo com os coordenadores e participantes, e ainda ser transparente na hora de passar feedbacks. Isso inclui saber como dizer a um candidato que ele não foi selecionado

Essa não é uma tarefa fácil, especialmente por lidar com as expectativas e anseios dos candidatos, mas faz parte do trabalho. Com isso, é importante que os profissionais saibam o que melhorar em outras oportunidades. 

Além disso, é recomendado dar um retorno, mesmo que negativo, para evitar que o profissional nutra uma expectativa que não será alcançada. Afinal, participar de processos seletivos é desgastante e todo profissional que está passando por isso busca melhores oportunidades ou está desempregado. 

Por que dar um feedback negativo?

Ninguém quer ser o portador das más notícias, mas evitar o retorno negativo tem implicações para a organização. A principal delas é sua reputação como marca empregadora. 

Muitas empresas desenvolvem ações voltadas a gerar interesse dos profissionais em trabalhar nelas. Com isso, melhoram sua reputação e atraem os maiores talentos do mercado. 

Seu potencial de inovação, produtividade, qualidade e desenvolvimento é ainda maior contando com os profissionais mais qualificados, mas para isso, elas têm que cumprir com o que prometem, o que significa oferecer uma boa experiência desde a candidatura. Até porque essas pessoas sabem o valor que têm no mercado e, mesmo que a vaga tenha alta concorrência, vão dar seu melhor para se destacar. 

Sendo assim, caso sejam eliminados do processo sem nenhum tipo de aviso ou informação adicional, colocarão a reputação da empresa em jogo, não só criticando esse posicionamento como não a recomendando para outros candidatos no futuro. 

Mas, acima de tudo, quem trabalha com a contratação de pessoas sabe que está lidando com sentimentos. As pessoas buscam uma nova oportunidade pois esperam prosperar na carreira, aumentar a remuneração, realizar sonhos ou conquistar novos cargos. Dar um posicionamento é um sinal de respeito a eles. 

Como dizer a um candidato que ele não foi selecionado?

Ao desenvolver uma estratégia de recrutamento e seleção, é preciso incluir no planejamento a comunicação sobre a recusa de um candidato. Portanto, estabeleça um texto bem estruturado e veja nossas dicas para dar um retorno negativo ao candidato:

Seja sincero

Existem muitos motivos para um candidato não ser escolhido, desde fit cultural a falta de competências técnicas. Ser sincero quanto aos motivos é importante para que o candidato entenda o que precisa melhorar e tenha uma resposta adequada sobre suas possibilidades. Por isso não minta nem fale sobre “oportunidades futuras” se não for acontecer. 

Tenha empatia

Como falamos, estamos lidando com pessoas, então o cuidado para tratar com os sentimentos e expectativas deve ser priorizado. Mesmo pontuando questões que impediram o profissional de avançar, tenha empatia e busque falar de forma que o incentive a melhorar e não o desanime em sua busca. 

Ofereça um feedback

Essa é a parte mais importante e que, em muitos casos, a empresa omite. Saber o porquê de não ter conseguido a vaga é o que fará com que ele alinhe suas expectativas em relação à carreira, siga motivado e em busca de aperfeiçoamento profissional. 

Aproveite para destacar as habilidades positivas e apontar questões que atraíram a empresa. Ao comentar os pontos de não alinhamento, o faça de uma forma que o candidato saiba o que pode fazer para melhorar. Digamos, por exemplo, que ele não tenha se saído bem em uma entrevista em inglês, aponte que o cargo exige uma proficiência maior no idioma.

Responda rapidamente

O ideal é estabelecer um prazo de retorno assim que o processo começa, e cumprir com o estabelecido. Portanto, dê uma data aproximada, como “em uma semana” e, mesmo que seja uma negativa, não deixe de retornar dentro desse período. 

Escolha o canal de comunicação adequado

Em geral, um e-mail é aceitável para dar um retorno negativo, mas alguns casos podem exigir um telefonema. Se o candidato chegou à última etapa, ou ainda foi chamado para uma rodada final de entrevistas com gestores, e até mesmo para cargos de liderança, uma conversa por telefone é mais adequada. 

Independente do canal de comunicação, porém, seja objetivo e vá direto ao assunto, sempre buscando uma explicação lógica. Evite também comparar com quem ficou com a vaga, focando nas habilidades do candidato. 

Exemplos de feedback negativo

Veja alguns exemplos para informar os candidatos:

Exemplo 1

Olá, [nome]. Tudo bem?

Em primeiro lugar, agradecemos pelo tempo e disponibilidade para participar do nosso processo seletivo. Neste momento, seguiremos com outro profissional na vaga.

Você é um excelente candidato e não foi uma escolha fácil, mas optamos por alguém com mais experiência técnica nos projetos que usamos [especificar projeto]. 

Seguiremos com seu currículo em nosso banco de talentos para oportunidades futuras. 

Boa sorte em sua busca e sucesso em sua jornada profissional. 

Exemplo 2

Olá, [nome]. Tudo bem?

Agradecemos por sua candidatura e por participar do nosso teste.

Porém, após avaliarmos as respostas, entendemos que não estão alinhadas às expectativas para a vaga e não continuaremos com o processo. 

Para contribuir com seu desenvolvimento profissional, indicamos a seguir nossos comentários em relação às respostas do teste:

[Comentar o que não atingiu a expectativa nas respostas].

Esperamos que isso contribua com sua evolução na carreira e que possa participar de outras seleções com a nossa empresa. 

Exemplo 3

Olá, [nome]. Tudo bem?

Agradecemos a sua participação na nossa entrevista. Foi um prazer conhecê-lo e conhecer mais sobre sua experiência profissional. 

Apesar das suas ótimas qualificações, buscamos alguém com conhecimento aprofundado em [inserir ferramenta ou habilidade]. 

Te desejamos sucesso na carreira e boa sorte em sua busca. É um desafio saber como dizer a um candidato que ele não foi selecionado, mas é necessário para o desenvolvimento dos profissionais. Entender quais pontos eles devem aperfeiçoar permite-os buscar desenvolvimento profissional e uma especialização, como a Anhanguera EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades