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Carreira em Pauta

Capacidade de concentração no trabalho: 6 estratégias

capacidade de concentração

A capacidade de concentração no trabalho é fundamental, uma vez que ajuda a aumentar a produtividade e possibilita que o profissional se dedique totalmente às tarefas em mãos, evitando distrações que possam atrasar o progresso.

Além disso, quando o profissional está concentrado, tende a executar as tarefas com precisão e atenção aos detalhes, o que tem maiores chances de resultar em um trabalho de alta qualidade.

Mas como manter essa capacidade em pleno funcionamento? Apesar de parecer uma tarefa difícil, principalmente levando em conta o grande número de distrações presentes nessa era tomada pela tecnologia, é perfeitamente possível. Basta mudar os hábitos.

A importância da capacidade de concentração

Como você já deve imaginar, é de suma importância se concentrar no trabalho a ser feito. É uma capacidade que ajuda a tomar decisões bem informadas e ponderadas, pois possibilita analisar informações relevantes antes de uma conclusão.

Também estamos falando da redução de erros, o que se mostra relevante principalmente em profissões onde a precisão é crucial, como na área médica, engenharia e financeira.

Mas de modo mais geral, a concentração ajuda a otimizar o uso do tempo, permitindo terminar as tarefas mais rapidamente e liberando tempo para outras atividades. Vale acrescentar que a concentração também desempenha um papel na criatividade, desencadeando ideias e soluções.

Além de prevenir sentimentos de frustração e estresse, a concentração também leva à sensação de realização e satisfação na carreira. Na prática, profissionais concentrados podem atingir seus objetivos de maneira mais consistente.

Os principais desafios de manter a concentração

Mas por que há tanta dificuldade em manter a concentração? Fique tranquilo: a culpa não é sua. Ninguém escolhe a distração deliberadamente. Diversos fatores externos que fazem parte do nosso cotidiano nos tiram do foco, e é uma verdadeira luta.

As distrações podem vir de qualquer lugar — colegas de trabalho, dispositivos eletrônicos, redes sociais, e-mails não urgentes e até características do próprio ambiente, como ruído excessivo, iluminação ruim, temperatura desconfortável e falta de espaço pessoal.

Ao contrário do que pode parecer, tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode prejudicar a concentração. Isso ocorre porque o cérebro precisa alternar entre as atividades, o que leva a uma perda de produtividade.

A desconcentração pode vir de fatores mentais, como:

  • Altos níveis de estresse (a mente fica ansiosa, tornando mais difícil focar em tarefas);
  • Falta de interesse nas tarefas;
  • Falta de conexão com o trabalho;
  • Preocupações pessoais, como problemas de saúde, finanças ou relacionamentos.

No entanto, até mesmo fatores físicos podem influenciar, como a falta de sono adequado, que afeta a clareza mental. Tentar trabalhar sem pausas adequadas também pode levar à fadiga e prejudicar a capacidade de ficar concentrado.

Como manter a capacidade de concentração

Mas agora que já ficou clara a importância da preocupação e os principais inimigos dessa habilidade, é necessário ter em mente as práticas necessárias para manter a concentração. São hábitos que podem ser implantados aos poucos em sua rotina: 

1 – Estabeleça prioridades

Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. Saiba quais são as urgências de seu trabalho, assim pode elencar o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser deixado para depois. Tenha objetivos bem definidos para suas tarefas e projetos, o que ajudará a manter o foco.

2 – Crie um ambiente adequado

Como já mencionamos, o ambiente de trabalho pode ser muito influente na sua concentração. Por isso, a dica é manter um espaço de trabalho limpo e organizado. Encontre um espaço que seja o mais livre possível de distrações, como barulhos, conversas e movimentação constante.

Certifique-se, também, de que o espaço tenha iluminação adequada. A luz natural é ideal, mas, se não for possível, use uma iluminação artificial que não crie sombras ou reflexos incômodos.

3 – Gerencie o tempo

Planeje seu dia com horários dedicados a tarefas específicas e use técnicas de gerenciamento de tempo, como a Técnica Pomodoro, que envolve trabalhar por um período de tempo específico e, em seguida, fazer uma pausa.

4 – Desconecte

As redes sociais são a principal fonte de distração da atualidade. Desativar notificações de dispositivos e aplicativos durante o trabalho pode ser de grande valia. Além disso, reserve momentos específicos para verificar suas redes sociais e evite fazer durante o trabalho.

5 – Use fones de ouvido

Uma dica prática é usar fone de ouvido, pois pode ajudar a bloquear ruídos indesejados e sinalizar que você está focado. Descubra o tipo de som que ajuda você a se concentrar (por exemplo, algumas pessoas preferem música instrumental porque veem a letra como uma distração) e use isso a seu favor.

6 – Estude

Uma forma de descobrir como manter a capacidade de concentração é estudar, já que assim você se acostuma a dedicar o seu tempo a tarefas específicas. Dito isso, uma dica é comprar pós-graduação e usufruir desse conhecimento no trabalho. Com uma especialização, você desenvolve as habilidades certas para se destacar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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