Ir para o conteúdo
Você na Pós

Para crescer na carreira, 70% dos profissionais apostam no aprendizado: como a pós-graduação ajuda?

Recorrer ao aprendizado é a solução preferida dos brasileiros que querem mudar de trabalho ou ganhar uma promoção. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo LinkedIn. Segundo os dados, 70% dos profissionais do Brasil procuram estudar como um meio de crescer na carreira. 

A rede social ouviu mais de 2 mil pessoas em todo o país que trabalham em período integral nas empresas para identificar os principais motivos que as levam a tornar o estudo como parte da rotina e mostra a relevância da atualização do conhecimento no dia a dia, tanto para gestão de pessoas e crescimento pessoal quanto para solução de problemas.

blog banner desconto em pós-graduação

Os resultados também mostram que 62% das pessoas usam o aprendizado como um recurso para lidar com a resolução de problemas. 41% dos entrevistados ainda buscam estudar para mudar de trabalho e outros 41% procuram por novos cursos para agregar habilidades profissionais que melhoram a percepção dos gestores.

Nessa busca por reconhecimento encontra-se como principal argumento a melhoria de desempenho no emprego (75%) e aumento de renda (52%). Quando analisamos por faixa etária, os jovens procuram habilidades mais técnicas. Já os profissionais que estão consolidados em uma carreira buscam aperfeiçoamento em gestão de pessoas.

Neste cenário, habilidades como resolução de problemas, visão estratégica e determinação são as mais procuradas e o profissional recorre aos aprendizados para se tornar um líder melhor (59%), ser agente motivador (55%) e lidar com conflitos da equipe (54%).

Como a pós-graduação pode ajudar nesse aprendizado?

Um dos motivos principais para se fazer uma pós-graduação é ampliar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades. É uma oportunidade para o aluno aprender mais sobre uma área dentro de seu campo de atuação e, com isso, tornar-se um especialista. 

Enquanto na graduação o aluno tem contato com conhecimentos mais generalistas, com as aulas da pós-graduação, ele tem a oportunidade de acompanhar temas mais aprofundados. Por conta desse conhecimento, se torna possível crescer na carreira e conquistar novos cargos .

Os profissionais que desenvolvem suas competências e ficam atentos às necessidades das empresas, também estão mais aptos a se adaptar e reinventar de acordo com as exigências atuais do mercado de trabalho. 

Leia também: Como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?

O fato do mercado ser dinâmico e os profissionais mais valorizados serem aqueles que sabem seguir as tendências de seu segmento, principalmente em relação aos avanços tecnológicos, exige se manter atualizado, independente de qual seja a sua área de atuação.

Mas como se atualizar? Algumas dicas incluem acompanhar sites, revistas e fóruns online voltados para a sua área profissional, participar de eventos, como workshops e palestras, e, principalmente, procurar fazer uma especialização!

Além disso, continuar os estudos também é uma maneira de adquirir habilidades que não estão só ligadas aos conhecimentos específicos da área, mas também a outros tipos, como foco, boa leitura, interpretação e proatividade.

A proatividade, que é adquirida a partir do fator que o próprio aluno precisa ter a responsabilidade com seus materiais e ser ativo em realizar as tarefas, também gera uma capacidade de autogerenciamento e motivação que auxilia na vida profissional. Essas características ajudam na busca de soluções e resultados de maneira autônoma e eficiente.

Além disso, grande parte do aprendizado de um curso, seja presencial ou EAD, acontece por meio da leitura. Com mais prática de leitura e escrita, as habilidades linguísticas dos alunos ficam melhores. 

O resultado é uma maior capacidade de interpretar textos, elaborar ideias e conceitos, pensar de maneira crítica e, aos poucos, refletir isso em habilidades de argumentação, seja por meio da fala ou por textos.

Por sua vez, o foco também é algo que pode ser aprendido em um curso de especialização. O aluno precisa aprender a filtrar os estímulos, mantendo a atenção voltada para as aulas e para as tarefas avaliativas, como as provas. É possível desenvolver assim uma habilidade fundamental para o estudo e também para o mundo corporativo.

E por que você deve investir em uma pós-graduação EAD?

Voltando à análise realizada pelo LinkedIn, o resultado também mostra uma percepção: a busca pelo aprendizado por meio da internet. 33% dos entrevistados dedicam de 1 a 2 horas na semana para conclusão de cursos pela internet, o que mostra que os caminhos para superar obstáculos e manter uma rotina de estudos estão no mundo digital. 

Uma das maiores vantagens do EAD é poder criar a própria rotina de estudos. As aulas gravadas permitem que você possa adaptar seus melhores horários do dia para estudar – o que é uma ótima opção para quem trabalha em período integral ou em escala de horários. 

Outro benefício é que você pode fazer um curso de curta duração. Há diversas opções de pós-graduação com duração de 6 ou 10 meses, que garantem uma nova formação no seu currículo e abrem portas importantes para crescer na carreira. 

Agora, aproveite a Black Friday 2021 e garanta uma oferta especial na sua pós-graduação Anhanguera a distância: 15x de R$ 89,99 ou R$ 999,99 à vista até 05/12/2021 Aproveite a Estuda Friday e conte com todos esses benefícios:

✔ Acesso a um combo exclusivo com e-book e videoaula de como construir um currículo estratégico;

Plataforma de ensino digital e completa, com você em toda sua trajetória;

Suporte do tutor para orientar, tirar dúvidas e acompanhar você em todas as etapas;

Certificado digital em 24 horas úteis após concluir o curso;

✔ Acesso a mais de 200 cursos livres EAD 100% gratuito e online;

✔ Apoio da Biblioteca Virtual com mais de 220 mil títulos para leitura;

Flexibilidade para assistir às videoaulas e conclusão em 6 ou 10 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades