Ao planejar a carreira, muitos profissionais almejam cargos de gestão e, ao longo dos anos, vão em busca de desenvolvimento e conhecimento técnico para alcançar esse objetivo. O que muitos não consideram, porém, é que a falta de certas habilidades comportamentais pode prejudicar as chances de liderança.
Embora o líder precise de bom embasamento técnico para assumir suas funções com segurança e ser capaz de ser estratégico, boa parte de sua ocupação envolve sua capacidade de lidar com o time, criando uma boa comunicação e motivando os colaboradores.
E isso só é possível se o profissional que deseja traçar esse caminho desenvolver habilidades comportamentais. Isso porque seus resultados estão diretamente ligados ao avanço da equipe e, se mal gerenciada, ela não terá o desempenho desejado.
O que não fazer se quiser ter chances de liderança
Ao traçar metas para a carreira, é preciso priorizar o desenvolvimento de soft skills de liderança. Mesmo motivados e com conhecimento técnico, se promoverem certas atitudes podem ser vistos pelos gestores como incapazes de assumir essa responsabilidade. Veja quais as ações que podem tirar a chance de se tornar líder:
1 – Ignorar a comunicação
O líder precisa dialogar bem com a equipe, com seus superiores, clientes e, em alguns casos, com outros gestores do mercado. Não se comunicar de forma clara e transparente pode criar mal-entendidos e desconfiança.
2 – Rejeitar feedback
Uma habilidade que contará a favor de qualquer líder é sua capacidade de se aperfeiçoar. E isso vai muito além de estar informado sobre o mercado e conhecer a fundo a empresa onde trabalha.
Profissionais que não aceitam ou lidam bem com feedbacks negativos perdem a chance de trabalhar seu desenvolvimento pessoal e se preparar adequadamente para assumir esse cargo, já que o feedback é uma ferramenta valiosa para melhoria contínua.
3 – Falta de empatia
A melhor forma de motivar os colaboradores é observar seu desempenho e ter conversas honestas. Isso envolve ser empático, o que permite compreender as limitações e até possibilita indicar oportunidades para seu time.
A empatia é uma qualidade desejável em qualquer pessoa, seja na vida pessoal e profissional e não ser empático pode criar um ambiente de trabalho hostil. Entender e valorizar as necessidades e sentimentos é crucial para uma liderança eficaz.
4 – Evitar tomar decisões
Líderes precisam tomar decisões, mesmo que sejam difíceis. Evitar decisões pode criar incertezas e paralisar a equipe. Aperfeiçoar essa competência exige autoconfiança, e quanto mais preparado e informado, mais capacitado o profissional estará para tomar decisões acertadas.
5 – Ser inflexível
Além de desenvolver empatia para lidar melhor com a equipe, exercer a flexibilidade e adaptabilidade vai colocar o profissional em uma posição de crescimento. Não só pelas dinâmicas em constante transformação do mercado, mas porque a inovação é uma exigência constante nas organizações, e o novo, invariavelmente, precisa de flexibilidade para acontecer.
6 – Não desenvolver uma visão estratégica
Como falamos, a melhor forma de definir o trabalho de um líder é dividindo em dois pilares: motivação da equipe e planejamento estratégico. Para esse segundo pilar, além da busca constante por novos conhecimentos, o profissional precisa estar sempre atento ao negócio e ao mercado onde está inserido.
Ler publicações do setor, acompanhar palestras e workshops, e conhecer a empresa onde trabalha. Isso permite ter uma compreensão clara dos objetivos e estratégias da organização, e desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente e planejar a longo prazo.
7 – Não construir relacionamentos
Esse cargo tem um aspecto voltado às habilidades sociais, justamente por fazer a ponte entre o time e os superiores e entre a empresa e o mercado. Fazer boas conexões e criar uma rede de contatos dentro e fora da organização é essencial para estar a par de tendências e trocar ideias.
Além disso, se um profissional almeja um cargo de liderança, ele pode buscar por um mentor, alguém que já seja seu líder dentro da organização ou outro profissional a quem admira, para ajudá-lo a traçar esse caminho.
8 – Não tomar iniciativa
Assim como um líder precisa tomar decisões rapidamente, ele deve ter iniciativa, ao invés de apenas reagir ao que está acontecendo. Se quer se tornar um líder, o profissional precisa se destacar, portanto se antecipar a possíveis problemas e sugerir melhorias o colocará no radar dos gestores.
Para isso, ele deve ser capaz de identificar problemas e propor soluções, além de buscar assumir responsabilidades, voluntariado-se para projetos e tarefas desafiadoras.
O mais importante de se ter em mente quando almeja esse tipo de posição na carreira é que é um processo de constante aperfeiçoamento. Ninguém começa no mercado pronto para comandar um time, mas em pequenos casos do dia a dia, lidando com colegas e se superando em projetos, é possível melhorar essas habilidades.
Além disso, se especializar com cursos de pós-graduação intensiva permite ampliar o repertório na carreira e oferece mais chances de liderança.