Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a chave para o sucesso profissional e pessoal? Veja aqui!

chave para o sucesso

Qual a chave para o sucesso? Francamente, essa é uma pergunta difícil de responder. Não há uma fórmula que garanta o sucesso imediato de uma pessoa, mas existem estratégias de comportamento e atitudes que podem ser implementadas no âmbito pessoal e profissional para gerar bons frutos.

A verdade é que o sucesso está em equilibrar a vida pessoal e profissional para assim ser bem-sucedido nessas áreas tão importantes. E tudo vem com dedicação, mas também com a noção de que há hora para tudo: inclusive para descansar e espairecer.

Valorizar os momentos e manter por perto as pessoas que te fazem bem também gera um impacto muito maior do que se imagina. Abaixo, você confere os detalhes por trás de um sucesso profissional e pessoal.

Qual a chave para o sucesso profissional?

Para o sucesso profissional acontecer, é necessário estar focado. Esteja atento aos detalhes, tanto na área em que atua quanto na empresa em si. Ficar disperso e ligar o piloto automático não vai te ajudar a chegar a lugar nenhum.

1 – Compromisso

Por isso, o primeiro passo rumo à conquista em sua carreira é ter compromisso. Fazer o básico, como chegar no horário, cumprir os prazos e entregar tudo conforme as demandas já é um bom caminho, pois mostra que você leva o cargo a sério. 

Assim, evite atitudes que podem fazer você ser visto como um profissional sem compromisso (como faltar sem justificativa, chegar atrasado com frequência, atrasar as entregas, etc).

2 – Dedicação à função

É compreensível que, em determinadas empresas, apareça a vontade de fazer apenas o mínimo, sem colocar paixão naquilo que você faz. Mas quem mais sai prejudicado com isso é você mesmo, pois acaba perdendo a oportunidade de aprimorar as próprias habilidades e aprender com o trabalho. 

Dedicar-se pode não ter um reconhecimento a curto prazo, o que gera a sensação de desvalorização, mas você verá que no futuro, a sua dedicação de agora vai compensar, porque vai te tornar um profissional muito mais capacitado e preparado para um cargo mais alto.

3 – Organização

O profissional que almeja o sucesso também precisa ter organização. Se as suas tarefas não estiverem organizadas, não há como gerenciar os próprios pensamentos e entender o que deve ser feito. Fica muito mais fácil de se perder. E como já vimos, o profissional perdido tende a ficar estagnado, sem sair do lugar.

4 – Aprendizado e evolução

Não subestime o poder do aprendizado! Você nunca vai chegar em um patamar em que o aprendizado seja desnecessário. Todo conhecimento é válido e sempre há formas de melhorar. Buscar a constante evolução é o que faz a grande diferença entre os profissionais.

5 – Análise da situação do mercado

Também é necessário estar atento à situação atual do mercado de trabalho. Você nunca sabe quando vai precisar deixar o seu emprego ou quando alguma emergência (como uma demissão) vai acontecer. Por isso, acompanhe as vagas, frequente palestras e fique por dentro das tendências do seu setor.

E quando falamos sobre sucesso pessoal?

Mas não é só a satisfação profissional que torna uma pessoa feliz. A vida pessoal também é importante e não deve ser descartada, afinal, quem se concentra só no trabalho uma hora chega a adoecer. 

1 – Autoconhecimento

Por isso, o primeiro passo para um sucesso pessoal é se conhecer. O que você gosta? O que te faz bem? Saber as atividades que mais te encantam, as suas maiores qualidades e os pontos de melhoria é uma maneira de ficar mais perto da felicidade e da satisfação.

2 – Autocuidado

Além de conhecer a si mesmo, é importante ter um autocuidado, ou seja: zelar pelo próprio bem-estar. Dê preferência a hábitos saudáveis e faça o possível para se afastar dos hábitos autodestrutivos.  Fazer exercícios, dormir bem e se alimentar bem é crucial para estar bem consigo mesmo.

3 – Bons momentos

Permitir-se ter bons momentos de descontração, principalmente depois de um expediente estressante no trabalho, também ajuda a manter o bem-estar e prezar pela saúde mental. Reserve um tempo para estar com as pessoas que gosta e fazer as atividades que despertam o seu interesse.

4 – Hobbies

E por falar em atividades, descobrir um hobby faz toda a diferença para quebrar o gelo de uma rotina exaustiva. Pode ser pintura, música, culinária… O importante é fazer algo que te divirta.

Equilíbrio entre o sucesso profissional e pessoal

Mas o sucesso vem de um bom equilíbrio entre o sucesso profissional e pessoal, o que pode ser garantido com um gerenciamento de tempo (ou seja, definir bem quais são as prioridades, qual é o momento de se dedicar ao trabalho e qual é o momento certo para descansar).

As pausas entre as tarefas também são importantes para que consiga “resetar” o seu cérebro e realizar a demanda com mais facilidade. Chega um momento em que você precisa simplesmente parar e descansar. Não ultrapasse seus limites.

A chave do sucesso também envolve conciliar o trabalho e os estudos. Para fazer isso com maestria, você pode estudar uma pós-graduação EAD 4 meses, assim aperfeiçoa seu currículo sem sequer sair de casa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades