Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como lidar com a incerteza na carreira? Aqui está a resposta

incerteza na carreira

A incerteza na carreira faz com que muitos profissionais se sintam perdidos, sem saber se vale a pena investir na área em que já se encontra ou se é melhor recomeçar. Se você passa por isso atualmente, fique atento às nossas dicas antes de tomar qualquer decisão.

Essa sensação de incerteza pode ter impactos negativos tanto profissionais quanto pessoais. As consequências vão desde a estagnação e impotência até a ausência de autoestima e saúde mental, por isso deve ser identificada e solucionada o quanto antes.

O que gera a incerteza na carreira?

A incerteza pode vir de diversas fontes — das mais internas às externas. Normalmente, o gatilho para essa sensação é a instabilidade, ou seja, a ausência de algo concreto, que faça com que o profissional se sinta seguro no lugar em que está.

Essa instabilidade pode ser econômica, por exemplo, atrelada a situações como as mudanças no mercado de trabalho, a indisponibilidade de empregos e oportunidades de carreira.

Os fatores responsáveis por desencadear essa percepção de insegurança não são necessariamente ruins: os avanços da tecnologia, por exemplo, podem ser  causa, já que levam determinadas habilidades a se tornarem obsoletas sob os olhos da gestão, e até comprometer algumas profissões.

Em contrapartida, determinadas situações podem servir de causa, como a tendência crescente de contratos temporários, trabalho freelance e empregos precários, já que são métodos que não garantem estabilidade ao profissional.

Como saber se você tem incerteza na carreira

Para saber se você passa por um período de incerteza, vale fazer uma autoanálise: parar o que está fazendo e questionar a si mesmo sobre como se sente a respeito da profissão que exerce, a empresa que está e onde espera chegar no futuro.

A insegurança constante acerca do futuro profissional já é um importante indício. No cotidiano, você pode identificá-la por meio de  preocupações sobre estabilidade no emprego, avanço profissional ou até mesmo a situação financeira.

As metas profissionais de curto, médio e longo prazo funcionam como um bom parâmetro de projeção de onde se pretende alcançar.  Quando simplesmente não há metas, então você olha o horizonte e tudo parece apenas um borrão, sem luz no fim do túnel ou perspectiva, pode ser o momento de repensar em você enquanto profissional.

O ambiente de trabalho também pode influenciar diretamente na sua realidade, aumentando ou diminuindo a sua segurança. Terceirização frequente ou altas taxas de rotatividade levam a um medo constante de demissão.

Ficar muito tempo sem desenvolvimento profissional, como treinamento, promoção ou mesmo a continuação dos estudos (como a pós-graduação) pode contribuir para te deixar incerto sobre o futuro. 

O que fazer em momentos de incerteza?

Observar o cenário profissional de fora, deixando as emoções de lado e buscando o racional, pode ser um ponto de partida para entender onde você se encontra, quais são suas verdadeiras chances na área e quais são os desafios a serem enfrentados para que você possa superar as barreiras da incerteza. 

Abaixo, trazemos estratégias que podem te ajudar:

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Você não está sozinho. Converse com colegas de trabalho, ex-funcionários da empresa onde você trabalha no período atual, ex-líderes e etc para entender qual a realidade dos profissionais de sua área.

Se o networking é importante para conseguir indicações e parcerias, aqui também é extremamente pertinente para que você entenda qual tem sido a faixa salarial, as exigências do mercado e o que fazer para se destacar em um ambiente tão competitivo.

2 – Estabeleça metas

Se a ausência de metas é um indício de insegurança profissional, é válido pressupor que defini-las pode te ajudar a sair do lugar e colocar uma luz no fim do túnel que é essa estagnação. Depois de uma boa análise do seu currículo e de como chegou até aqui, trace os objetivos de onde você deseja ir. 

3 – Faça um planejamento financeiro

Sua situação financeira também interfere na sensação de incerteza, então o melhor a fazer é estabelecer um planejamento que te ajude a não ficar à deriva em imprevistos como uma demissão. Garantir segurança financeira a longo prazo te ajuda a ficar mais tranquilo com a possibilidade de ficar um tempo desempregado até encontrar uma nova oportunidade.

4 – Aprenda a se adaptar às mudanças

Toda a questão da incerteza está intrinsecamente ligada ao medo das mudanças. Aprender a contornar esse medo e se adaptar a um cenário em constante alteração te salva do sofrimento e te ajuda a evoluir como pessoa e como profissional.

5 – Invista nas habilidades e nos estudos

Sim, muitos aspectos externos influenciam na incerteza na carreira, mas faça a sua parte: cumpra o que depende de você. Aprimore as habilidades e invista em estudos (como uma pós-graduação a distância em 6 meses) para que não fique para trás e esteja sempre à frente do mercado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades