Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a importância do desenvolvimento profissional? Saiba tudo!

qual a importância do desenvolvimento profissional

Quando o mercado de trabalho está competitivo, é fundamental buscar formas de se destacar entre a concorrência. Entender qual a importância do desenvolvimento profissional te ajudará bastante.

Hoje, as empresas buscam pessoas capacitadas e prontas para enfrentarem os desafios que as mudanças econômicas e a transformação digital trazem para a rotina de trabalho. Para atender esses requisitos, é preciso buscar conhecimento, desenvolver habilidades e ter muita dedicação.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, mostraremos que todo esse esforço vale a pena quando você entender por que desenvolver-se profissionalmente é tão importante. Saiba mais a seguir.

Afinal, o que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional pode ser definido como o processo de adquirir habilidades, conhecimento e experiências com o objetivo de melhorar o desempenho no trabalho atual e garantir uma carreira bem-sucedida.

Na verdade, o desenvolvimento profissional é sobre você e o seu comprometimento com o aprendizado. É ele que te encoraja a olhar para frente e identificar oportunidades de aprender coisas novas, atualizar seu conhecimento e suas competências.

Isso pode acontecer de muitas formas. Você pode se desenvolver através de treinamentos dentro da sua empresa, de cursos livres e pós-graduação, workshops e outras formas de educação formal.

No entanto, a educação informal também contribui para o seu desenvolvimento, seja por meio de leituras, pesquisas, discussões e conversas com profissionais do seu trabalho, por exemplo.

O importante é saber que o desenvolvimento profissional não é apenas uma qualificação. Ele é um processo contínuo de melhoria das suas habilidades e competências. 

Qual a importância do desenvolvimento profissional?

Como falamos no início do texto, o desenvolvimento profissional é o principal responsável pelo seu sucesso em um mercado de trabalho competitivo. Ele te ajuda a assumir o controle da sua carreira e se destacar entre os demais profissionais.

 Mas, a verdade é que a importância de se desenvolver profissionalmente vai muito além. Entenda melhor a seguir.  

1 – Aumentar a sua autoconfiança e credibilidade

Ao desenvolver-se profissionalmente e dar valor à aprendizagem contínua, você irá se expor a novas ideias e aprofundar o conhecimento que já possui e aumentar a sua expertise em um determinado assunto.

Quando isso acontece, a sua confiança em si próprio e no seu trabalho também aumentam bastante.

Você já se viu em alguma situação na qual acreditou não ter as habilidades necessárias para se candidatar a uma vaga ou ser indicado para uma promoção? O sentimento de estar perdendo boas oportunidades por falta de conhecimento é bastante frustrante, concorda?

Para que você se sinta capacitado e confiante, é necessário buscar cursos, certificações, falar novos idiomas e desenvolver outras habilidades técnicas e comportamentais.

2 – Aumentar a sua remuneração e empregabilidade

É fato que o desenvolvimento e a aprendizagem contínua permitem que tanto profissionais que estão no início da carreira como os mais experientes possam ganhar mais e serem mais procurados pelas empresas.

Certificações, licenças profissionais e especializações são muito valorizados pelo mercado.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, fazer pós-graduação tem impacto direto no salário de um profissional. Isso porque os salários podem ser até 150% maiores do que quem tem apenas a graduação.

Banner do e-book Lições de atletas para o seu desenvolvimento profissional

3 – Aumentar as oportunidades de networking

Você já parou para pensar nas oportunidades de networking que o desenvolvimento profissional pode te proporcionar?

Cada vez mais empresas criam programas de incentivo de indicação para os seus colaboradores. Isso significa que ter bons contatos profissionais pode te ajudar a conseguir uma boa vaga de emprego e crescer dentro de uma companhia com boa reputação no mercado.

Toda vez que você participa de um curso, faz uma graduação ou especialização, comparece a feiras e eventos relacionados à sua profissão, você tem a chance de conhecer pessoas que poderão te ajudar com a sua carreira no futuro.

Sempre que você desejar mudar de emprego, por exemplo, essas relações serão úteis.

4 – Manter-se por dentro das tendências

Buscar seu desenvolvimento profissional e a sua capacitação são formas eficazes de se manter atualizado com as últimas tendências da sua área.

Todas as indústrias estão se desenvolvendo de forma constante, especialmente em um cenário de grandes transformações digitais.

Por isso, todo profissional deveria aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, treinamento e de upskilling para expandir seu conhecimento e aprender novas práticas, técnicas e tecnologias utilizadas em sua profissão.

Entendeu qual a importância do desenvolvimento profissional para o seu crescimento e para o sucesso da sua carreira? Agora, é só identificar as habilidades e competências que você precisa para progredir e sair em busca do seu aperfeiçoamento.

Uma boa dica que temos para você é fazer uma especialização ou MBA a distância. Escolha a sua Pós em Agronegócios, Tecnologia, Direito, Educação, Saúde ou Engenharia, faça a sua inscrição e conquiste o seu certificado em apenas 6 ou 10 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades