Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que não deve conter em um currículo: veja e siga a dicas

o que não deve conter em um currículo

Se você está procurando um emprego e quer aumentar as suas chances de ser convidado para uma entrevista, é fundamental saber o que não deve conter em um currículo.

Segundo uma pesquisa da Catho, cerca de 30% dos recrutadores demoram entre 6 e 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista. Além disso, de acordo com o site CareerBuilder, as empresas recebem 75 currículos para cada vaga anunciada.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Isso significa que eles não têm tempo e nem recursos para analisar cada CV de forma mais detalhada. Ou seja, se você incluir informações que não sejam relevantes para o cargo, a sua candidatura pode ser rapidamente descartada.

Para aumentar as suas chances de participar de um processo seletivo e conquistar um novo emprego, te mostraremos o que não colocar no currículo. Descubra a seguir.

O que não deve conter em um currículo?

Foto

Devo incluir foto no meu currículo? Essa costuma ser uma dúvida comum entre os candidatos a uma vaga de emprego e pode ser que você também já tenha se perguntado isso.

Mas a verdade é que não existe a necessidade de incluir foto no currículo, a não ser que você trabalhe como modelo ou ator, por exemplo.

Embora seja uma prática comum em alguns países, no Brasil essa informação não é necessária. Além disso, hoje, o recrutador pode conhecer os candidatos através das redes sociais como o LinkedIn. 

Informações muito pessoais

Não existe a necessidade de incluir detalhes pessoais no currículo como as seguintes:

  • Estado civil;
  • Data de nascimento;
  • Religião;
  • Números de documentos;
  • Afiliação política;
  • Quantidade de filhos.

O motivo é que os recrutadores não devem tomar decisões baseadas nesses fatores. Além disso, existe a lei nº 9.029/95, que proíbe qualquer prática discriminatória e limitativa à relação de trabalho por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros.

Sendo assim, as empresas até preferem que você não inclua esses dados no seu CV.

Mas, afinal, quais informações pessoais colocar no currículo?

O recomendado é incluir apenas o seu nome completo, e-mail, telefone, bairro e cidade/estado..

Experiências antigas

Já dissemos que os recrutadores têm pouco tempo para analisar cada currículo, certo?

Por isso, não coloque todas as suas experiências nesse documento. O ideal é que você liste os empregos, certificações, graduações e pós-graduações dos últimos 10 ou 15 anos, no máximo.

Quando você começa a mencionar empregos muito antigos, o recrutador perde o interesse.

Ao escrever as suas experiências, pense que o seu currículo deve mostrar para o empregador que você é a melhor pessoa para aquele emprego. Isso significa analisar com calma e retirar tudo o que não é relacionado à vaga a que você está se candidatando.

Se você não tem muita experiência naquela área, tente incluir apenas os cargos que tenham mais relação com o emprego que você quer e tente descrever como eles te prepararam para essa oportunidade.

Algumas pessoas passam bastante tempo dentro de uma só empresa e acabam ocupando diversos cargos ao longo do tempo. Se esse é o seu caso, tente incluir apenas os últimos cargos no documento.

Pense bem: se você está se candidatando a um cargo sênior ou de gestão, por exemplo, não é interessante saber o que você fez enquanto era estagiário ou júnior, concorda?

Hobbies e interesses não relacionados à vaga

Colocar ou não hobbies no currículo está entre as dúvidas mais frequentes dos candidatos.

A verdade é que, se eles não estiverem relacionados às atividades do cargo, será um desperdício de espaço e tempo.

Existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para descobrir se o seu hobbie é relevante para o currículo, como estas:

  • Esse hobbie demonstra, de alguma forma, que eu estou qualificado para o trabalho?
  • O recrutador consegue aprender alguma coisa sobre mim?
  • Esse hobbie demonstra de forma lógica como estou construindo a minha carreira?

Se a resposta para essa pergunta for “não”, você saberá que é melhor deixar essas informações de fora.

Referências

É importante ter uma lista de contatos que podem te recomendar para os recrutadores, mas ela não precisa estar no seu currículo.

Além de ocupar um espaço precioso no documento, é uma informação que geralmente não é solicitada nesse momento do processo seletivo.

O ideal é que você tenha uma lista de contatos, como chefes, colegas de trabalho, professores e amigos, mas a mantenha sempre à mão para o momento em que ela for pedida.

Portanto, escolha com cuidado quem serão essas pessoas e não se esqueça de avisá-las que os recrutadores poderão entrar em contato com elas.

Pretensão salarial

Não é interessante que você coloque a pretensão salarial no seu currículo, a não ser que seja solicitado, e existem bons motivos para isso.

Ao colocar o salário esperado no seu CV, você dará o primeiro passo no que diz respeito à remuneração, o que pode reduzir as suas chances de negociar. O ideal é sempre esperar que o recrutador aborde o assunto.

Além disso, por mais que o salário esteja no topo das suas prioridades, é preciso que o recrutador saiba que o seu foco é na oportunidade do emprego.

No momento certo do processo seletivo, a remuneração será abordada. Aguarde para que você não reduza as suas chances de ser chamado.

Informações vagas

Por fim, falaremos desse ponto que é bastante comum nos currículos. A recomendação é que você não seja generalista ao falar sobre as suas habilidades e experiências, mas que você quantifique as suas conquistas.

Por exemplo, ao invés de apenas descrever as suas atividades enquanto ocupava o cargo, procure colocar dados e números que demonstrem os resultados que você atingiu.

Quando as informações são disponibilizadas dessa forma, elas são lidas de forma mais rápida e fácil pelos recrutadores.

Concorda que se você escrever parágrafos grandes, contando sobre as atribuições do dia a dia fica mais difícil para os empregadores saberem em apenas 6 segundos se você tem o que a empresa busca?

Portanto, saiba selecionar as informações mais relevantes e apresentá-las de forma mais específica.

Agora que você já sabe o que não deve conter em um currículo, deixe essas informações de fora e mantenha o seu currículo totalmente focado nas qualificações e habilidades que estão relacionadas à vaga de emprego. Dessa forma, ficará mais fácil conquistar o emprego tão desejado. E sabe o que mais pode te ajudar a alavancar a sua carreira? Uma pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades