Ir para o conteúdo
Você na Pós

Ciência de Dados em Saúde: pós-graduação em parceria com A.C.Camargo Cancer Center

Ciência de Dados em Saúde

Os avanços na tecnologia e a utilização de dados são impressionantes, não é mesmo? Nos últimos anos, eles têm mudado a maneira como profissionais de todas as áreas atuam, e esse fenômeno deve se manter pelos próximos anos. Por isso, se você é da área da saúde ou tecnologia e quer fazer uma pós-graduação alinhada com as tendências, vale a pena investir na especialização em Ciência de Dados em Saúde.

Por que se especializar na área?

A revolução ocasionada pela tecnologia e o uso de dados na área da saúde é impressionante. Com a geração, armazenamento e análise de um grande volume de informações, que só são possíveis por meio das tecnologias digitais, a medicina já começou a se transformar. Mas as mudanças não vão parar por aí.

A medicina de precisão e a individualização dos tratamentos já são uma realidade, contudo, ainda há espaço para muito crescimento e desenvolvimento. Do lado da tecnologia, as oportunidades são animadoras. Contudo, as instituições de saúde precisam de profissionais qualificados para tornar as possibilidades em realidade.

Ou seja, as organizações necessitam de colaboradores capazes de transformar os dados disponíveis em informações relevantes e acionáveis. Dessa maneira, elas poderão ser usadas de forma estratégica e direcionada, contribuindo para a maximização das decisões médicas a partir da análise individual dos pacientes e suas características clínicas, comportamentais e de biomarcadores moleculares.

Sendo assim, pensando na necessidade de compreender como a convergência do uso de dados e tecnologias analíticas modernas ajudam no avanço do tratamento individualizado, nossas instituições lançaram um novo curso de pós-graduação virtual, com foco em oncologia. É a especialização em Ciências de Dados em Saúde, em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center.

Ciência de Dados em Saúde: tudo sobre a pós-graduação em parceria com A.C.Camargo Cancer Center

A nova pós-graduação EAD de nossas instituições tem um parceiro de peso. Estamos falando do único centro privado especializado e integrado no Brasil, o A.C.Camargo Cancer Center. Referência em oncologia, ele atua da prevenção à reabilitação, passando pelo diagnóstico, tratamento, ensino, pesquisa e inovação, garantindo desfechos comparáveis ou superiores aos de instituições dos EUA e Europa.

Agora você poderá contar com a experiência e qualidade dos profissionais do Cancer Center na sua especialização, que será uma vivência única para a sua carreira.

Então, para descobrir tudo sobre o novo curso, confira todos os seus detalhes abaixo.

Quais são os objetivos do curso? O que vou aprender?

Durante sua jornada acadêmica na pós em Ciência de Dados, você vai aprender conceitos teóricos e práticos fundamentais para a análise de dados complexos, e também fundamentar as bases moleculares do indivíduo e suas relações com as doenças.

Além disso, você vai entrar em contato com os aspectos gerais das principais tecnologias responsáveis pela geração de dados na medicina, e explorar diversos exemplos do uso e análise de dados em oncologia de precisão.

Dessa maneira, você vai sair da especialização sendo capaz de:

  • Interpretar resultados gerados pelas plataformas de sequenciamento de dados genéticos, bem como de outras fontes de dados;
  • Avaliar a jornada do paciente de forma integrada, pensando em modelar soluções orientadas por dados no ambiente clínico e na pesquisa translacional;
  • Determinar e propor boas práticas durante o desenvolvimento de sistemas baseados em inteligência artificial e outras técnicas analíticas modernas;
  • Entender como boas práticas de pesquisa científica contribuem e são traduzidas para aplicações clínicas.

Tudo isso com base no que há de mais atual e moderno na área, contando com a expertise do nosso corpo docente em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center.

Como a pós-graduação é estruturada?

Para isso, você contará com uma plataforma virtual integrada, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para concentrar todos os processos da sua pós-graduação. Nela, você poderá acessar todas as videoaulas gravadas do curso, bem como recursos extras.

Eles incluem materiais de leitura, slides, podcasts, indicações de materiais adicionais, a maior biblioteca virtual da América Latina e um sistema de tutoria, com tutores disponíveis para te ajudar a qualquer momento.

Além das videoaulas gravadas, você terá 3 aulas ao vivo, que também serão virtuais, para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Confira também o vídeo que o Israel Tojal da Silva, coordenador técnico do curso de Ciência de Dados em Saúde, preparou!

Quais são as disciplinas da matriz curricular?

Falando em aulas, que tal descobrir a grade curricular do curso? Ela conta com 11 disciplinas de carga horária variável, totalizando 400 horas de pós-graduação.

  1. Ambiente de desenvolvimento e análise (10h)
  2. Fundamentos de programação (50h)
  3. Tópicos em estatística (50h)
  4. Inteligência artificial – IA (50h)
  5. Gestão de dados (10h)
  6. Dogmas da biologia molecular (20h)
  7. Mecanismos de origem do câncer (20h)
  8. Tecnologia genômica (20h)
  9. Análise de dados genômicos (70h)
  10. Medicina personalizada (80h)
  11. Registro eletrônico de saúde (20h)

Quem pode se inscrever?

A especialização é voltada para profissionais tanto da área da saúde quanto das ciências exatas, que desejam entender mais sobre as aplicações da ciência de dados na medicina personalizada. Tornando-se, assim, profissionais aptos a compreender a importância dos dados na individualização dos tratamentos, contribuindo para o avanço das intervenções na área da saúde.

Aqui, é importante ressaltar que é necessário ter um diploma de graduação para se inscrever em uma pós. Ou seja, apenas profissionais que já concluíram o ensino superior, seja em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogos, podem iniciar uma especialização.

A pós-graduação em Ciência de Dados em Saúde é a sua oportunidade de se destacar em um mercado em ascensão, que precisa de profissionais altamente capacitados para garantir a inovação e o desenvolvimento de novas soluções em instituições de saúde. Não perca essa chance e ganhe todos os holofotes nos próximos processos seletivos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades