Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como resolver problemas no trabalho? 5 estratégias

como resolver problemas no trabalho

Saber como resolver problemas no trabalho é uma das habilidades mais desejadas por empregadores de qualquer segmento. Embora habilidades técnicas sejam relevantes, a capacidade de lidar com imprevistos e encontrar soluções rápidas tem se tornado cada vez mais desejada. 

Segundo um relatório norte-americano da Associação Nacional de Faculdades e Empregadores, 60% dos recrutadores buscam profissionais com a habilidade de resolver problemas na hora da contratação. 

Com uma rotina dinâmica, as pessoas precisam ser capazes de lidar com circunstâncias inesperadas e desenvolver habilidades como criatividade e pensamento crítico. 

Por ser uma habilidade utilizada em todo tipo de ocupação, pode ser amplamente utilizada em uma entrevista de emprego como exemplo. Avalie quando já teve que solucionar problemas e mostre na prática que tem essa habilidade. 

Como resolver problemas?

Se ainda não tiver essa competência bem apurada, não se preocupe. Assim como a maioria dos aprendizados, pode ser aprimorado. Confira as principais estratégias para lidar com problemas:

1- Identifique a raiz do problema 

O primeiro passo ao identificar um problema é analisar sua origem. Se uma ação de marketing não teve a conversão esperada, avalie os dados e veja o que aconteceu: o público-alvo não se interessou em abrir o conteúdo? As pessoas chegaram ao carrinho, mas não concluíram a compra? 

Buscar uma solução eficiente só será possível ao entender o que houve de errado. Lembre-se quais eram os objetivos da ação para depois buscar uma forma de reverter o cenário. 

2- Analise as possibilidades

Depois de identificar a causa, pense nas possibilidades. O que pode ser feito de diferente? Qual o melhor caminho a seguir? Trabalhe com diversas possibilidades e entenda os custos e benefícios de cada uma. Novamente, tenha em mente o objetivo inicial para fazer essa análise. 

3- Trabalhe seu emocional

Ao cometer um erro, ou mesmo ao perceber uma problema, algumas pessoas tendem a ficar muito nervosas. Embora expressar emoções nesses momentos não seja um problema, é necessário ser guiado pela razão. 

Quando nos deixamos levar pelo emocional, acabamos focando mais na repercussão do problema do que em sua solução e pensar assim não ajudará a resolver nada. 

4- Consulte outros colaboradores

Quando algo inesperado acontece, seja porque não saiu como planejado, seja por um erro, algumas pessoas tendem a lidar com isso sozinhas, seja por medo de ser repreendido, seja por vergonha. Mas em alguns casos, ao identificar o que houve e analisar as possibilidades, será necessário contar com a contribuição de outras pessoas da equipe.

Se a melhor solução precisar do apoio de outros profissionais, converse com eles e busque seu apoio.  

5- Tome uma decisão

Depois de seguir os passos acima, é preciso ser capaz de tomar uma decisão. Em alguns casos, será necessário informar o problema para o gestor e, se isso acontecer, já chegue com propostas de solução. 

Habilidades para resolver problemas

Muitas pessoas podem achar que não são boas em resolver problemas, mas antes de pensar em como desenvolver habilidades nesse sentido, recupere seu histórico profissional. Essa é uma competência usada em todo tipo de profissão e é bem provável que todos já tenham lidado com isso anteriormente.

Caso resgate na memória que não soube lidar muito bem com a situação, entenda o porquê. Ficou muito nervoso? Não tinha o conhecimento necessário? Avaliar isso permite entender quais características devem ser aperfeiçoadas. 

Além disso, veja como se qualificar nesse quesito e aumentar suas chances de contratação:

Criatividade

Ao contrário do que muitos pensam, essa habilidade não é exclusiva das artes e dos trabalhos com viés criativo. Qualquer setor pode se utilizar da criatividade para buscar soluções menos óbvias e lidar com imprevistos com as ferramentas que tem disponível. 

Tomar notas quando tiver ideias, por mais simples que sejam, estimular o cérebro com leituras diversas e aguçar a curiosidade são algumas dicas para ser mais criativo no trabalho

Correr riscos 

Ao lidar com uma situação inesperada, pode ser necessário correr riscos ao tomar uma decisão. Algumas questões exigirão uma resposta rápida e, mesmo avaliando possíveis cenários, confie na sua capacidade e arrisque-se. 

Iniciativa

Uma coisa é certa: ficar parado esperando que a situação se resolva não ajudará em nada. Ou as coisas irão piorar, ou outra pessoa terá que resolver. O ideal é justamente se tornar essa pessoa, se destacando dos colegas e mostrando que é capaz de ser ágil no raciocínio e na tomada de decisão. 

Aumente seu repertório

Quanto mais conhecimento tiver, mais capaz será de encontrar soluções. Portanto, aumente seu repertório estudando, lendo sobre assuntos que não domina, conhecendo melhor o que outras áreas da empresa fazem, e se especializando. 

Ao fazer uma pós-graduação EAD, o profissional se aprofunda em seu campo de atuação e desenvolve novas ferramentas que permitirão que ele lide melhor com essas situações adversas.

Saber como resolver problemas no trabalho envolve aperfeiçoamento constante. Quanto mais conhecimento e capacitação um profissional tiver, mais facilidade terá em lidar com os imprevistos e propor soluções adequadas.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades