Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como usar a criatividade para resolver problemas no trabalho

criatividade

A criatividade pode ser a chave para conseguir uma boa entrega no trabalho e contribuir com a resolução de problemas. O mercado demanda cada vez mais inovação por parte dos profissionais, já que as marcas também se concentram em sair do óbvio e apresentar aspectos visionários.

Com isso, o indivíduo só tem a ganhar ao trazer à tona a criatividade, por mais que a sua profissão não esteja intrinsecamente ligada a essa característica. Mas como ser criativo para resolver os obstáculos que surgirem no caminho? 

O que é criatividade?

A criatividade pode ser definida como uma capacidade cognitiva relacionada diretamente à geração de ideias, conceitos e soluções originais. Podemos notar a influência em diferentes áreas da vida, incluindo artes, ciências, negócios, tecnologia e até mesmo a vida cotidiana.

Pessoas criativas costumam apresentar a capacidade de pensar de maneira flexível e adaptável e, assim, abordar problemas de diferentes ângulos. Além disso, essa capacidade envolve a conexão de ideias para criar algo novo e significativo.

A habilidade em questão também consiste em avaliar essas ideias de forma crítica e refinar para torná-las mais viáveis e eficazes. Além disso, pode ser considerada como uma maneira de expressão individual.

Também é algo que pode ser desenvolvido e aprimorado ao longo do tempo por meio da prática, da exploração e da exposição a diferentes influências e experiências. 

Criatividade no trabalho

Os profissionais criativos se deparam com benefícios que se desdobram em diferentes áreas do trabalho. Essa qualidade traz impactos positivos não apenas para os indivíduos, mas também para as próprias organizações. Ao seguir a leitura, você pode conferir cada vantagem de ser criativo no emprego:

1 – Eficiência

Levando em consideração que a habilidade pode ser aplicada para otimizar processos, ao pensar de maneira criativa, os funcionários podem identificar maneiras mais eficientes de realizar tarefas e operações.

2 – Engajamento e satisfação

Quando o ambiente de trabalho incentiva que a equipe seja criativa, a atmosfera tende a ser mais estimulante e satisfatória para todos, o que pode aumentar o engajamento e a satisfação. São aspectos importantes, que também influenciam indiretamente no alto desempenho. 

3 – Desenvolvimento profissional

Também vale salientar que os indivíduos criativos no trabalho encontram a oportunidade de desenvolver novas habilidades, aprender coisas novas e crescer profissionalmente.

4 – Destaque no mercado

As empresas também são beneficiadas quando abrem espaço para talentos criativos. Quando as marcas apostam na inovação em seus produtos, marketing e estratégias, é muito mais fácil a tarefa de se destacar da concorrência e atrair mais clientes.

5 – Colaboração

Quando o time é criativo, isso muitas vezes envolve a colaboração e o compartilhamento de ideias, o que pode fortalecer as relações entre colegas, promovendo um ambiente mais saudável e harmônico.

Como usar a criatividade para resolver problemas no trabalho

Outra grande vantagem é que os profissionais criativos podem usufruir dessa capacidade para resolver problemas no trabalho. Para isso, uma série de comportamentos e atitudes deve ser colocada em prática.  

1 – Analise o problema por diferentes ângulos

Para ser criativo na resolução de um problema, é necessário analisá-lo por diferentes ângulos. Tente explorar todas as suas facetas e não hesite em buscar soluções que fujam do óbvio, ainda que pareçam estranhas a princípio.

2 – Faça uma pesquisa bem aprofundada

Por mais que se tenha a vantagem de um pensamento criativo e autêntico, isso não tira a necessidade de reunir o máximo de informações relacionadas ao problema, para que assim seja possível tomar decisões informadas.

3 – Colabore com outras pessoas e combine ideias

Trabalhe em equipe e aproveitar as perspectivas e habilidades diversas de seus colegas pode ser a chave para encontrar soluções criativas e eficazes. Combine diferentes ideias para gerar soluções novas e híbridas.

4 – Anote suas ideias

Uma dica é que tenha sempre um papel e caneta por perto, ou até mesmo um diário de ideias, assim você pode registrar tudo e recorrer a essas informações quando for necessário. Você também pode fazer isso no computador através de determinados aplicativos e ferramentas, como o Trello, por exemplo. 

5 – Monte mapas mentais

A criação de mapas mentais pode ajudar a visualizar e organizar suas ideias de forma mais clara. Esses mapas podem reunir elementos  como cores, formas e imagens, para representar informações. Isso torna as ideias mais concretas e tangíveis, facilitando a compreensão.

Para criar um, comece com um tópico central no centro da página e a partir do tópico central, crie ramos que representam os conceitos principais ou subtemas relacionados. Cada ramo deve ser uma palavra ou frase curta.

As cores podem ser utilizadas para diferenciar ramos e destacar informações importantes, enquanto os ícones e símbolos podem representar conceitos específicos. 

6 – Estude

Para que a criatividade alcance plena eficácia, o profissional pode optar por continuar os estudos. Quanto mais conhecimento, melhor o repertório para que as ideias venham à tona. A pós Unopar te ajuda a complementar a sua formação! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades