Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como colocar no LinkedIn que está fazendo MBA?

como colocar no LinkedIn que está fazendo MBA

Você sabe como colocar no LinkedIn que está fazendo MBA? A rede social profissional é uma importante ferramenta para quem quer ser notado e se destacar em processos seletivos. Portanto, usá-la para divulgar suas qualificações pode trazer benefícios para a carreira, incluindo a possibilidade de mudar de emprego.

O perfil profissional é muito similar a um currículo, mas as configurações permitem detalhar ainda mais as experiências e processos de aprendizagem, além de contar com recursos que facilitem o encontro entre profissional e recrutador. 

Por isso, ao iniciar uma qualificação como um MBA, é importante conseguir destacar isso na plataforma e deixar evidente seu empenho no crescimento e aperfeiçoamento da carreira. 

Como colocar no LinkedIn que está fazendo MBA

Entre as principais informações adicionadas ao perfil do LinkedIn estão a experiência profissional, competências e formação acadêmica. E é neste último que se adiciona a realização do MBA.  

Para adicionar o curso basta acessar o próprio perfil, seguir até a sessão “Formação acadêmica” e clicar no botão de adicionar. Uma janela se abrirá, onde será possível detalhar as informações sobre a qualificação. 

Alguns campos como nome da instituição são obrigatórios, enquanto outros são recomendáveis, como o nome do curso em questão. Inclua também a data de início e, neste caso, não coloque a finalização. 

No mesmo formulário ainda há um campo intitulado “descrição”, que deve ser utilizado para dar mais detalhes sobre a formação, incluindo o fato de que está em andamento e a previsão de conclusão. Não se esqueça de acrescentar que se trata de um MBA no campo “Diploma”. 

Outra dica é fazer uma publicação indicando o início dos estudos. Essa é uma oportunidade de se aprofundar nos motivos por trás da decisão de fazer um MBA e ainda indicar quais os objetivos profissionais pretendidos com essa nova formação. 

Por fim, não se esqueça de adicionar as hashtags adequadas, que podem ajudar a ser notado pelo perfil de recrutadores durante suas buscas por talentos. Entenda porque é importante incluir essa informação no LinkedIn:

Visibilidade

Como falamos, é uma oportunidade para os recrutadores encontrarem o perfil com mais facilidade. Quem atua com o LinkedIn na busca por profissionais utiliza filtros específicos e ter um perfil completo ajuda a chamar a atenção e ser notado com mais facilidade.

Crescimento profissional

Essa informação indica que o profissional está se dedicando ao crescimento da carreira e mostra para os tomadores de decisão que ele está empenhado e pode apresentar desempenho superior. 

Experiência

Ao notarem que o profissional está se dedicando à essa formação, recrutadores podem se interessar em conhecer melhor seu perfil, acessando-o na plataforma ou entrando em contato. 

Como usar o LinkedIn na carreira

Construir um currículo atrativo é um grande desafio já que o material precisa conter as informações mais relevantes em relação à experiência profissional, mas também deve ser conciso e resumido. 

Com isso, o LinkedIn se torna a plataforma onde o profissional pode detalhar informações de forma mais elaborada, o que não é possível no documento. Além disso, muitos processos seletivos começam pela rede, que é uma plataforma para quem está buscando novas oportunidades no mercado de trabalho. 

Mas para se destacar na rede, é preciso conhecer algumas dicas importantes. Confira:

Complete o perfil

A plataforma oferece diversos recursos onde o profissional consegue incluir tudo que for relevante para a carreira. Portanto, questões que podem não ser tão importantes no currículo se tornam um diferencial lá. 

Isso inclui a realização de cursos livres, certificações específicas que podem, inclusive, ser adicionadas, cursos de idioma, entre outros.

Por permitir publicações, o LinkedIn ainda oferece uma plataforma para o profissional detalhar suas realizações, indicando cases e projetos de sucesso, apontando números e compartilhando bastidores de atividades complexas. 

Utilize palavras-chave

Por mais adequado que o perfil seja, a concorrência é grande, já que a rede é utilizada por milhares de profissionais. Portanto, utilizar a tecnologia a seu favor pode fazer com que seu perfil tenha um alcance maior e seja encontrado por quem realmente interessa. 

As palavras-chave têm grande impacto nisso, tanto ao acessar diretamente o perfil quanto ao realizar buscas direcionadas. Utilize-as logo no início do perfil, abaixo do nome, de forma muito direta, apontando cargos ou habilidades primárias. 

Mantenha-se engajado

Para ser visto, é preciso interagir na plataforma. Por mais que haja uma pesquisa direta de recrutadores, só completar o perfil e esperar as oportunidades chegarem não é suficiente. A rede deve ser acessada com frequência, e o profissional deve curtir e comentar postagens de seu interesse, engajando em questões de outros especialistas e fazendo as próprias publicações. 

Uma busca ativa por novas conexões com pessoas da mesma área ou que possuem experiência similar também ampliam o círculo de conhecidos e ajudam no networking. Por fim, aponte as competências de amigos e colegas com quem já trabalhou, reforçando a capacitação em suas habilidades, o que também pode ser feito por eles a você. 

Fazer um MBA EAD pode elevar a carreira a um novo patamar, e ser ativo no LinkedIn ajuda o profissional a encontrar as oportunidades adequadas aos seus objetivos. Portanto, agora que já sabe como colocar no LinkedIn que está fazendo MBA, não perca tempo e busque essa pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades