Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 dicas para quem deseja começar a empreender

homem fazendo sinal de positivo para ilustrar texto sobre começar a empreender

Você sempre quis ter um negócio próprio, mas não tem ideia de como começar a empreender? Então, fique sabendo que você não está sozinho e que com planejamento, organização financeira e investimento em educação é possível realizar este sonho.

Se você quer saber o que precisa para entrar de vez no empreendedorismo e começar com o pé direito nesta jornada, acompanhe este artigo e anote as dicas que temos para você.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Conheça 7 boas dicas de como começar a empreender

1 – Perca o medo de empreender

Para começar, temos uma dica que pode parecer óbvia, mas que faz parte da realidade de muita gente que tem o desejo de empreender. No início, podem surgir muitas dúvidas em relação a sair do emprego, como dar conta de tudo e sobre o medo de falir. E estas são preocupações que representam riscos reais.

Portanto, para perder o medo, você precisa tomar atitudes que te deem um pouco mais de segurança. Por exemplo, se você achar que consegue dar conta, não precisa sair do emprego para começar a empreender, pode tentar equilibrar as duas coisas até que o seu negócio já esteja encaminhado. A segunda atitude que você pode ter para não desistir da sua meta é fazer um bom plano de negócios, como veremos a seguir.

2 – Tenha um bom plano de negócios

Como dissemos, para conseguir dar o primeiro passo rumo ao seu objetivo, é preciso sentir-se seguro tendo um plano de negócios bem desenvolvido. Através dele, você terá foco, clareza e a confiança necessária para seguir em frente. Para alcançar o sucesso desejado, um bom planejamento precisa ter as respostas para perguntas como estas:

  • O que eu estou criando?
  • Quais são os meus objetivos com isso?
  • Para quem estou criando?
  • O que estou prometendo entregar para estes clientes?
  • Quais são minhas metas, minhas estratégias e meu plano de ação para alcançar meus objetivos?

A partir do momento em que você responde estas perguntas, o seu empreendimento já começa a acontecer.

3 – Evite modismos

Está claro que ter o máximo de segurança sobre o empreendimento é fundamental. Por isso, é preciso pesquisar muito sobre o produto ou serviço que você vai oferecer. Os modismos representam um risco para o seu investimento, enquanto as tendências têm mais chances de se estabelecerem. Para não cair nessa cilada, evite produtos exóticos e que ganham fama rapidamente.

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

4 – Preste atenção às finanças

É comum que no início a sua vida pessoal e profissional se misturem e as chances de que isso também aconteça com o seu dinheiro são grandes. Por isso, é importante ter os orçamentos de casa e do trabalho bem detalhados e monitorados. Manter essa organização é essencial antes de captar investimentos para o seu negócio.

5 – Monte um bom time para trabalhar com você

Selecionar bem as pessoas que vão trabalhar com você é fundamental ao começar a empreender. Inclusive, este é um dos grandes segredos do sucesso das startups. No início, além de ter pessoas qualificadas para o trabalho, é imprescindível que elas estejam alinhadas com os seus objetivos, com seus valores profissionais e entendam que estão envolvidas num projeto novo que também depende do empenho delas para dar certo.

6 – Aumente sua rede de contatos

Não é só quem está no mercado de trabalho que precisa aumentar seu networking. Para isso, busque parceiros, fornecedores e mantenha uma relação amigável até mesmo com as pessoas que estão no mesmo mercado que você e que sejam seus concorrentes. Comparecer a eventos, participar de grupos nas redes sociais e se manter disposto a ajudar vai fazer com que os outros se lembrem primeiro de você quando alguém precisar do seu serviço ou produto.

Leia também: 6 dicas infalíveis para fazer networking e ter uma rede poderosa de contatos

7 – Invista na sua educação

Esta última dica é uma das mais importantes para quem quer começar a empreender. Afinal, existe um conjunto de habilidades que um empreendedor precisa desenvolver para se dar bem nos negócios.

As principais são:

  • Administração;
  • Liderança;
  • Bom trabalho em equipe;
  • Gestão financeira;
  • Boa capacidade de solucionar problemas;
  • Boa gestão do tempo;
  • Noções de marketing.

É claro que, com o passar do tempo, você poderá contratar pessoas com essas habilidades, mas é importante que você também seja capaz de ter uma visão 360 graus do seu negócio. Por isso, participar de cursos, palestras, webinars, fóruns de discussão e, principalmente, fazer um curso de especialização como MBA e pós-graduação pode te ajudar a gerenciar melhor o seu empreendimento.

Enfim, embora a gente saiba que não é tarefa simples e que existem muitos riscos, é importante entender que através do planejamento estratégico, organização financeira, manutenção da rede de contatos e investimento em educação, é possível começar a empreender. Conheça mais sobre o MBA em Gestão Estratégica de Gente, Inovação e Cultura além dos novos cursos que são tendência no mercado de trabalho. Faça a sua inscrição e comece a sua evolução profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades